13 Poderosos Alimentos Contra Queda de Cabelo

O cabelo comumente está associado à juventude e beleza nas mulheres e virilidade e masculinidade nos homens, e por séculos ele tem desempenhado um papel significativo na sociedade. Justamente por esse motivo, a sua queda costuma preocupar e incomodar muita gente.

Os fatores que podem desencadear essa condição são os mais diversos. Enquanto alguns motivos não podem ser evitados, se a causa estiver ligada à alimentação, é possível assumir o controle e reverter esse quadro.

Se você está sofrendo com o problema, não deixe de continuar lendo, pois relacionaremos aqui os poderosos alimentos contra queda de cabelo.

Quais os principais fatores de risco para queda de cabelo?

Perder cabelos é considerado um processo normal e é comum que exista uma queda de aproximadamente 80 fios por dia. No entanto, quando essa quantidade é muito maior, ou se os fios perdidos não crescem novamente, a condição precisa de atenção e cuidados.

Segundo a Mayo Clinic, a causa exata da perda de cabelo, especialmente aquela considerada anormal, não é totalmente clara, porém é possível perceber que existem alguns gatilhos que podem provocar o problema, como relacionamos a seguir:

– Desequilíbrio hormonal

Os hormônios desempenham um papel fundamental no ciclo de crescimento do cabelo. Por exemplo, os estrogênios (hormônios femininos) ajudam a manter os cabelos em sua fase de crescimento durante o tempo ideal, e os andrógenos (hormônios masculinos) podem encurtar esse ciclo. Isso significa que um desequilíbrio, seja ele causado por um distúrbio endócrino ou síndrome do ovário policístico, pode causar queda de cabelo.

Geralmente os impactos dos hormônios na queda de cabelo são baixos, mas se já existe uma predisposição genética, um desequilíbrio hormonal afetará muito mais, se comparado com aquele que não tem histórico familiar.

– Estresse

O estresse tem sido constantemente apontado como um causador de muitas doenças, e ele pode ser o motivo pelo qual o seu cabelo está caindo. Quando estamos estressados, o corpo pode elevar os níveis do hormônio andrógeno, o que provoca a queda de cabelo.

Além disso, o estresse também pode causar problemas no couro cabeludo, interferir no apetite e alimentação e modificar o trabalho do sistema digestivo, fatores que estimulam a queda.

– Deficiência de ferro

O ferro é um mineral encontrado facilmente em muitos alimentos, no entanto, é comum que certas pessoas apresentem deficiência, um fator conhecido como anemia.

Se o corpo está sofrendo com esse desequilíbrio, o cabelo será consequentemente afetado, pois o ferro é essencial para a produção de proteína das células capilares.

– Hipotireoidismo e hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula que ajuda a regular o metabolismo. Ela ajuda a controlar a produção de proteínas e também a utilização de tecidos de oxigênio, por isso qualquer alteração pode afetar os folículos capilares. Outro impacto do distúrbio, se ele não for tratado, é a anemia, outro aspecto relevante para a queda de cabelo.

– Deficiência de vitamina B12

Estar com baixos níveis de vitamina B12 pode prejudicar o cabelo. Isso acontece porque ela pode afetar a saúde dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os tecidos. Se esse processo não acontecer de forma saudável, a queda de cabelo pode ser inevitável.

– Perda de peso excessiva e rápida

Uma perda de peso “drástica”, seja ela intencional ou não, pode provocar muitos desequilíbrios no organismo, e fatalmente essa condição pode estimular a queda de cabelo.

– Fatores genéticos

A queda ou perda do cabelo pode ser um fator hereditário. Homens e mulheres podem sofrer com a calvície, porém, para os homens, pode começar ainda na puberdade, enquanto as mulheres podem experimentar uma redução mais acentuada no volume de cabelo quando entram na menopausa.

– Medicamentos

Alguns medicamentos têm como efeito colateral o enfraquecimento do cabelo, que pode provocar a queda. Os que comumente têm esse efeito são:

  • Medicamentos para acne;
  • Antibióticos;
  • Antidepressivos;
  • Medicamentos antifúngicos;
  • Diluentes de sangue (anticoagulantes);
  • Medicamentos quimioterápicos;
  • Medicamentos para baixar o colesterol;
  • Medicamentos para epilepsia (anticonvulsivantes);
  • Medicamentos para hipertensão arterial (anti-hipertensivos);
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Medicamentos imunossupressores;
  • Estabilizadores de humor;
  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs);
  • Contraceptivos orais;
  • Medicamentos para doença de Parkinson;
  • Esteróides;
  • Medicamentos da tireóide.

– Eventos impactantes

Sofrer um evento impactante pode abalar intensamente o seu estado físico ou emocional, e isso pode resultar em uma perda temporária de cabelo que pode durar vários meses após o choque. Por exemplo, a morte de um ente querido e uma cirurgia são situações que podem ser chocantes para o corpo, e resultar em queda de cabelo.

– Tratamentos agressivos

Excesso de química, aplicação inadequada de alguns produtos e muito calor também podem contribuir para a queda de cabelo. A coloração, o alisamento e as extensões podem fazer com que o cabelo fique seco e quebradiço, resultando em quebras ou perda do fio inteiro. Puxar o cabelo para trás com muita força também pode contribuir para o desbaste.

Como citamos, os motivos que provocam a queda de cabelo são muitos, e infelizmente o tratamento é muito mais do que lavar, condicionar e hidratar o cabelo regularmente. É claro que essas etapas são importantes, mas é preciso combiná-las com uma dieta adequada, que desempenha um papel crucial para a saúde do cabelo.

Então, seguir uma dieta equilibrada, composta pelos melhores alimentos para evitar queda de cabelo, pode trazer resultados muito expressivos. Confira quais devem obrigatoriamente estar presentes em seu cardápio:

13 poderosos alimentos contra queda de cabelo

1. Verduras

Vegetais como o espinafre, nabo, acelga e alface são recomendados para compor a dieta devido ao seu alto valor nutricional. As verduras podem ser consumidas na salada, adicionadas a outros pratos e algumas podem ser cozidas simplesmente para serem consumidas sozinhas.

Elas são consideradas bons alimentos para queda de cabelo porque contêm vitaminas A, C e ferro. Um estudo descobriu que as mulheres que sofrem com a queda de cabelo têm níveis significativamente mais baixos de ferro e vitamina D2, e que comer vegetais verdes, especialmente o espinafre, pode ajudar o corpo a receber doses importantes de ferro e vitamina C, que ajudará o corpo a absorver de forma mais eficiente o mineral.

Então, aposte em uma salada de espinafre com ovos cozidos que são carregados com vitamina D, para evitar a queda de cabelo.

2. Cenouras

Além de serem fáceis de encontrar e muito versáteis, as cenouras são ricas em betacaroteno, um nutriente que ajuda a prevenir a queda de cabelo. Outro ponto importante é a sua quantidade de vitamina A, que é capaz de melhorar a saúde do couro cabeludo e dos folículos pilosos, e de outros nutrientes e minerais, como vitaminas K, C, B6, B1, B3, B2, fibra, potássio e fósforo, que são cruciais para manter um cabelo forte e saudável.

Tomar um suco de cenoura todos os dias vai contribuir significativamente com a redução da queda de cabelo, mas se preferir, pode cozinhá-las e acrescentar na salada ou na sopa.

3. Batata doce

A batata é um dos alimentos contra queda de cabelo que devem ser inseridos na sua dieta. Sua composição é rica em cobre, ferro e proteínas que estimulam o crescimento do cabelo e mantêm a saúde do couro cabeludo. Elas também são repletas de betacaroteno e contêm potássio e magnésio, que agem como calmantes, diminuindo os níveis de estresse, o que consequentemente ajuda a prevenir a queda de cabelo.

4. Leguminosas

As leguminosas pertencem à base alimentar de muitas dietas, assim como as ervilhas, o grão-de-bico e o feijão. Sua contribuição para um cabelo mais saudável é muito relativa, e isso é possível porque esse tipo de alimento é rico em ácido fólico, fósforo e fibras, nutrientes que aumentam o suprimento de oxigênio para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

Seu teor de proteínas também ajuda a construir células vitais para o crescimento do cabelo, pois nutre o couro cabeludo e os folículos capilares e melhora a sua saúde.

5. Couve-flor

Embora a couve-flor seja rica em vitaminas A, E, C e K, ela também contém sódio, potássio, cálcio, manganês, zinco, gorduras, niacina, cobre e ferro, e justamente por isso é classificada como um dos alimentos para evitar queda de cabelo.

Esse efeito pode ser experimentado porque essa combinação impulsiona os processos de cura, ajudando o corpo a se recuperar rapidamente de danos. Quando o organismo está saudável, isso rejuvenesce o cabelo.

6. Laranjas

Como a laranja é uma fruta encontrada o ano inteiro nos supermercados e feiras livres, a melhor forma de consumir é sem dúvida fresca e crua. A contribuição para o cabelo está relacionada à sua quantidade de vitamina C, que estimula o crescimento do cabelo. Outra vantagem é a sua quantidade de flavonoides, betacaroteno, magnésio, fibras e antioxidantes, que podem combater os radicais livres e melhorar a saúde do cabelo. Além disso, a laranja é capaz de tratar a caspa, e melhorar a textura do cabelo, fatores que diminuem a queda.

7. Goiaba

A goiaba é uma excelente fonte de nutrientes, e indicada para melhorar a saúde do cabelo. A goiaba contém vitamina A, mais vitamina C do que a laranja e mais potássio do que a banana, uma poderosa combinação capaz de melhorar consideravelmente a saúde dos cabelos.

Carregue na sua lancheira, coma uma porção entre as refeições. Além de ser um alimento muito disponível, a goiaba é extremamente saborosa.

8. Nozes

As nozes podem ser consumidas nos lanches, entre as refeições e também podem ser adicionadas a saladas, sobremesas e pratos quentes. Elas são bons alimentos para queda de cabelo porque contêm ácidos graxos ômega-3, considerados importantes para cabelos saudáveis ​​e macios.

Em janeiro de 2015, o Journal of Cosmetic Dermatology publicou uma das pesquisas mais promissoras sobre a reversão da perda de cabelo feminina. Durante os estudos, os participantes receberam um suplemento nutricional contendo ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6 e antioxidantes por 6 meses.

Os resultados mostraram que após esse período, 90% dos participantes experimentaram uma redução na perda de cabelo, 86% relataram uma melhora no crescimento e 87% relataram cabelos mais grossos.

E os seus nutrientes não param por aí. Nozes também contêm zinco, ferro, selênio e vitaminas B1, B6 e B9, uma mistura capaz de estimular o crescimento do cabelo e reduzir significativamente a queda.

Além disso, o fato de serem ricas em biotina, vitamina E, proteína e magnésio pode fortalecer os folículos pilosos e manter a saúde do couro cabeludo.

9. Amêndoas

O fato das amêndoas serem ricas em magnésio faz com que elas sejam um dos principais alimentos contra queda de cabelo. Ele também desempenha um papel vital no fortalecimento dos fios de cabelo e na prevenção da quebra e oferece nutrientes importantes para o couro cabeludo.

Consuma polvilhada na salada ou coma sozinha, após deixa-las mergulhadas em água por algumas horas.

10. Sementes de linhaça

Um dos componentes das sementes de linhaça são os ácidos graxos ômega-3. Eles são responsáveis por ajudar a nutrir o cabelo, para que ele não fique seco e escamoso, e diminuir a quebra através da melhora da elasticidade dos fios. Destacam-se também as suas propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de proteger os folículos pilosos de danos severos, destacando-as como alimentos contra queda de cabelo.

11. Proteínas

O nosso cabelo é uma fibra de proteína, então para mantê-los saudáveis e para estimular o crescimento de novos fios é preciso consumir especialmente a fontes proteicas de boa qualidade. A proteína também é necessária para produzir queratina, um componente estrutural considerado essencial para o cabelo.

Uma boa escolha para suprir essas necessidades é o salmão. Ele demonstra ser capaz de aumentar a saúde do cabelo das mulheres graças aos seus ácidos graxos ômega-3 e a sua quantidade de vitaminas e minerais.

12. Mel

Além de ser consumido, o mel pode ser aplicado diretamente no cabelo. Quando usado como um tratamento tópico, ele pode melhorar a queda de cabelo, e esse efeito foi percebido em um estudo envolvendo pessoas com dermatite seborreica.

Aqueles que sofriam com a descamação, coceira e perda de cabelo e aplicaram uma solução de 90% de mel e 10% de água no couro cabeludo todos os dias durante 4 semanas experimentaram uma melhora relevante na queda de cabelo no final do estudo.

13. Óleo de abobora, coco e alecrim

Os óleos de abóbora, alecrim e coco demonstraram ajudar a tratar a queda de cabelo. Um estudo com homens que estavam perdendo cabelos mostrou que após tomar 400 mg por dia de óleo de semente de abóbora, eles tiveram um aumento de 40% no crescimento do cabelo.

Outras abordagens também podem ajudar. Por exemplo, a adição do óleo de coco em produtos para alisamento de pré-lavagem e pós-lavagem protege o cabelo contra a perda de proteína, enquanto o óleo de alecrim demonstra aumentar o crescimento do cabelo de forma tão eficiente quanto o minoxidil, e com menos coceira no couro cabeludo.

Considere também que alguns cuidados são valiosos na hora de cuidar dos fios, e que simples atitudes podem potencializar os resultados, sendo assim:

  1. Sempre que for arrumar o cabelo, faça suavemente. Evite puxar com muita força;
  2. Antes de usar chapinhas e secadores aplique um soro protetor;
  3. Nunca penteie o cabelo molhado;
  4. Não esfregue o cabelo molhado com uma toalha. Apenas passe e deixe secar naturalmente;
  5. Só use produtos indicados para o seu tipo de cabelo;
  6. Evite lavar o cabelo todos os dias. Usar um shampoo por mais de 3 vezes na semana pode impedir que o couro cabeludo recupere os seus óleos naturais.

Cuidar da alimentação é fundamental para a saúde geral, incluindo a dos cabelos. Então, incluir esses poderosos alimentos contra queda de cabelo na sua dieta e adotar alguns cuidados com a suas rotinas de beleza podem contribuir muito com um cabelo mais forte e saudável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Quais desses alimentos contra queda de cabelo você pretende consumir com maior frequência para lutar contra essa condição? Você sofre muito com isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário