16 Dicas Saudáveis Para Não Engordar em um Cruzeiro

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Comer de forma saudável em um cruzeiro não é impossível. Viajantes de cruzeiro que amam comer podem facilmente encontrar formas de consumir 6000 calorias ou mais em apenas um dia no mar, colocar seus corpos em choque diabético com ingestão excessiva de açúcar e deixar os pés e a barriga inchados com níveis de sal que rivalizam com os do Mar Morto. Mas ainda é possível e – ousamos dizer? – prazeroso encontrar alimentos saudáveis a bordo.

Enquanto não olhar o buffet pode não ser uma má ideia, você pode usar algumas estratégias simples para diminuir o consumo de calorias e tomar decisões mais inteligentes sobre o que você coloca no seu prato. Listamos 16 dicas saudáveis para te ajudar, mas o conselho geral é esse: pense mais sobre o que está pedindo (ou escolhendo no buffet), e aproveite cada mordida. Você pode se satisfazer muito comendo menos… e nunca diremos que você deve evitar absolutamente o bolo de chocolate. Mas você pode ficar melhor se reparti-lo!

Escolha o local da sua refeição sabiamente

Se um buffet faz com que você faça escolhas ruins e coma demais, escolha a sala de jantar principal para não engordar em suas refeições. Se jantares longos e pratos estabelecidos te sobrecarregam, e você fica melhor com a flexibilidade do buffet, pule o jantar formal. Muitos críticos de cruzeiros reportam que evitaram o buffet a todo custo porque ficavam tentados demais a comer uma sobremesa a mais (ou três) ou comer lanches.

Não se deixe convencer a pedir todos os pratos

A maioria de nós não come refeições de quatro pratos. Se você não quer comer todos os pratos na sala de jantar principal, ou se nada te atrai, não deixe que os garçons façam com que você peça mais pratos do que você quer comer. Nós nos curvamos ao “encorajamento” dos garçons em várias ocasiões. A verdade é que eles ainda serão gentis e te servirão bem mesmo que você recuse educadamente o aperitivo ou a sobremesa para não engordar.

Peça meias porções

Todos falam de como você pode pedir três pratos principais ou duas sobremesas em um jantar de cruzeiro. Poucos mencionam que você também pode pedir meias porções de aperitivos, pratos principais e sobremesas. Se você quer experimentar muitos pratos, mas sabe que não tem a força de vontade de parar após algumas garfadas, peça uma porção menor. Além disso, a menos que sua mãe esteja viajando com você, ninguém irá te julgar por não terminar seu prato.

Controle-se no buffet

Pizza! Comida mexicana! Carne grelhada! Bolo! É tentador encher seu prato com tudo que parece bom e comer até não aguentar mais… e mais do que um pouco nauseado por comer um refogado asiático depois de uma quesadilla. Para um jantar mais saudável no buffet veja todas as suas opções e faça um prato com uma refeição de tamanho normal.

Se você continua com fome depois de terminar, apenas então volte e pegue mais. Uma das dicas saudáveis mais interessante é sentar-se de costas para o buffet, assim você não passa a refeição toda olhando para todos aqueles alimentos gostosos e tentadores.

Escolha o cardápio spa

A maioria dos cruzeiros indica pratos “mais saudáveis” – tipicamente com menos calorias que as outras entradas e um preparo mais simples, com menos molhos. Outra alternativa é procurar pelos restaurantes spa. Apenas lembre-se que “culinária spa” não necessariamente quer dizer super saudável, então não é um convite para exagerar.

Misture refeições pesadas e leves

Planejando comer carne em um restaurante especializado no jantar? Coma uma salada no almoço. Quer tomar um café da manhã completo com ovo, salsichas e bacon? Peça um prato simples com peixe no jantar e não coma sobremesa. Se você seguir essas dica saudáveis e parear uma refeição pesada com refeições leves durante o restante do dia, você não se sentirá tão inchado no desembarque. Você está de férias, não faz mal aproveitar um pouco – apenas não faça isso em todas as refeições para não engordar muito.

Evite molhos e molhos de salada

Aquele pedaço de salmão saudável acabou de se tornar o pesadelo dos vigilantes do peso quando o garçom colocou um molho holandês por cima dele. Sua salada não será tão boa para você quando você colocar o molho ranch, croutons e castanhas nela. Evite recheios calóricos ou peça molhos separados, assim você pode controlar o quanto ingere.

Coma frutas e vegetais frescos

Se nada mais, buffets geralmente oferecem uma sessão de saladas (algumas melhores que as outras) e uma variedade de frutas (cortadas ou inteiras). Encha seu prato com esses alimentos saudáveis ao invés de pães, salgadinhos e batatas fritas.

Limite sua alimentação a refeições reais

Doces no meio da manhã no café, sorvete às 14h e chá da tarde às 16h, uma pizza no fim da noite – todas essas mini refeições conspiram contra seus jeans continuando a servir no desembarque. “Deixe-me pegar algumas cenouras,” disse ninguém em um buffet à meia noite. Limite – ou elimine – lanches entre as refeições, e você estará no caminho certo para voltar pra casa com o mesmo peso que você tinha no começo do seu cruzeiro.

Mas não chegue em uma refeição morrendo de fome

Se você está com muita fome quando seu jantar começa, você ficará tentado a se encher de pão no couvert e aperitivos. Então, faça um lanche saudável – como as frutas e vegetais mencionados nas dicas saudáveis anteriores – para te sustentar até uma refeição mais tarde.

Beba muita água

Deixe os refrigerantes e sucos açucarados, e escolha a bebida mais básica do mundo. Tomar alguns goles entre as garfadas e beber água na piscina ou em passeios em terra te manterá cheio e hidratado. Bônus: A água não tem calorias e ajudará seu corpo a lidar com o sal extra que você está consumindo comendo refeições em “restaurantes” por uma semana ou mais.

Limite a Ingestão de álcool

Falando em beber… álcool é muito calórico. Especialmente quando aquele rum é colocado em um copo gigante com suco de fruta, sorvete, chantilly… precisa continuar? Aproveite o vinho e coquetéis, mas considere-os parte da sua refeição. Peça uma taça de vinho com o jantar, e considere não pedir a entrada. E sempre trate aquelas bebidas com guarda-chuva, como pinacolada, como sobremesa. Se você não comeria duas sobremesas com o jantar, não peça aquela bebida e o creme brulee.

Coma devagar, e pare quando estiver satisfeito

Não é preciso dizer: se você está comendo até que os botões literalmente começam a cair das suas calças e seu estômago está em agonia, você não está seguindo nossas dicas saudáveis. Coma devagar, saboreando cada garfada, e abaixe o garfo quando os alimentos não estão mais tão gostosos e seu corpo diz que está cheio. Jantares de cruzeiro tendem a ser longos, então não há pressa para terminar cada prato.

Limite as sobremesas

Um bolinho aqui, um biscoito ali, e um pedaço de chessecake com o jantar irá te colocar muito acima da sua ingestão diária recomendada de gordura, açúcar e calorias. Nunca te diríamos para evitar todas as sobremesas nas suas férias, mas recomendamos que você se limite a uma por dia, escolhendo mais dicas saudáveis de sobremesas, ou simplesmente comendo apenas um pouco, e não comer o prato inteiro de torta ou sorvete.

Evite o jantar no fim da noite

Buffets à meia noite saíram de moda, mas todo cruzeiro tem uma opção de alimentação no fim da noite ou 24 horas por dia, mesmo que seja apenas serviço de quarto. Nada bom vem de comer um cheeseburguer e batatas fritas à 1 da manhã. Então se você quer um jantar saudável, apenas diga não a refeições após o jantar. O café da manhã chegará logo.

Quando em dúvida, exercite-se!

Algumas vezes as tentações de um cruzeiro são demais para sua força de vontade. Se você saiu completamente da dieta ou jogou fora seu plano de alimentação saudável na primeira vez que viu o buffet, não se preocupe. Vá à academia a bordo, o convés de visitação e as escadas para queimar aquelas calorias extra, ou se certifique de ficar ativo nos portos. Enquanto você não pode voltar atrás nas escolhas de lanches ruins, você pode se esforçar para manter seu corpo forte e suas roupas soltas. Amanhã é outro dia para tomar decisões melhores e usar mais dicas saudáveis para não engordar no seu cruzeiro.

Você está prestes a fazer uma viagem de cruzeiro? Já tem experiência em outros cruzeiros que acabou por engordar? Tem mais algumas dicas saudáveis? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário