O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, e é formado a partir da quebra das moléculas de purina, uma proteína encontrada em diversos alimentos.
Após utilizadas, as purinas são decompostas e transformadas em ácido úrico, que permanece em parte na nossa corrente sanguínea. O restante desta substância é eliminado pelos rins em forma de urina.
Apesar de ser uma substância produzida pelo nosso próprio corpo, a alta taxa de ácido úrico no sangue pode causar a hiperuricemia, que é um fator de risco para desenvolver doenças renais, sendo a gota e os cálculos renais os mais frequentes.
Além de fatores genéticos, doenças como obesidade, psoríase (doença da pele), insuficiência renal aguda ou crônica, hipotiroidismo, síndrome de lise tumoral (liberação rápida de células no sangue devido ao câncer ou tratamento de quimioterapia), excesso no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em purina e o uso de medicamentos diuréticos ou imunossupressoras também são um fator de risco para o surgimento da hiperuricemia.
Sendo assim, para evitar esse tipo de problema, devemos investir em uma dieta com pouco ácido úrico, diminuindo assim a ingestão de purinas.
Mas como saber quais são estes alimentos que aumentam o acido úrico? É o que você vai conferir com atenção na lista abaixo.
Alimentos com grande quantidade de purinas

Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.
- Carne de frango com pele;
- Extrato e molho de carne;
- Coração, fígado, rins e miolos;
- Vitela, carneiro e cabrito;
- Carnes processadas como salsicha, bacon, frios, linguiça de porco, embutidos em geral;
- Peixes e frutos do mar: mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe e caviar;
- Açúcar, doces e sorvetes;
- Bebidas alcoólicas e sucos industrializados.
As fontes de proteína animal citadas acima, possuem mais de 150 mg de purina a cada porção de 100 g e, portanto, devem ser evitadas para prevenir o acúmulo desta substância. A recomendação é que o consumo diário desses alimentos que provocam o aumento do ácido úrico não ultrapasse 170 g.
As bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, são fontes de purinas e devem ser consumidas com moderação.
Alimentos com teor moderado de purinas

Os alimentos listados abaixo podem ser consumidos moderadamente.
- Carne bovina: boi e porco;
- Peixe (exceto os citados no 1.º grupo): pescada, merluza, sardinha, atum e anchova;
- Leguminosas: feijão, ervilha, soja, grão-de-bico e lentilha;
- Verduras e legumes: Aspargos, cogumelos, espinafre, couve-flor;
- Margarina, manteiga;
- Chocolate;
- Aves: frango sem pele, galeto, peru, perdiz, pombo e ganso;
- Cereais integrais, como pão e arroz integral, farelo de trigo e aveia.
Os vegetais não costumam ser ricos em purinas, no entanto, os legumes, espinafre, cogumelos, aspargos e couve-flor são a exceção da regra. Eles são considerados alimentos que aumentam o ácido úrico porque apresentam de 50 a 150 mg de purinas em uma porção de 100 g.
Pelo fato de serem nutritivos, você não precisa excluí-los completamente da dieta, mas deve moderar a quantidade que ingere, limitando a duas porções diárias de uma xícara para cada vegetal cru e duas porções de ½ xícara cada, caso ele seja cozido.
Alimentos permitidos

- Frutas e suco natural das frutas;
- Café, leite desnatado, queijo minas frescal, cottage, ricota e iogurte desnatado;
- Verduras e legumes (exceto os citados anteriormente);
- Nozes, castanhas amêndoas e amendoim;
- Azeite, azeitona;
- Pipoca;
- Ovos;
- Óleos.
É fundamental aumentar o consumo de vegetais e frutas, pois as fibras e as vitaminas, principalmente a vitamina C presentes nesses alimentos, ajudam a regular o ácido úrico no sangue.
Outras recomendações
Além de evitar estes alimentos que aumentam o ácido úrico no organismo, uma boa dica a se seguir é ingerir de 8 a 12 copos de água diariamente. Isso ajudará no processo de eliminação do ácido úrico e contribuirá para evitar os problemas que o excesso da substância traz consigo.
Sucos de melancia, morango com adições de pepino e até aipo podem ser ótimas opções para ajudar a baixar o ácido úrico. Aprenda as melhores receitas de suco para baixar o ácido úrico.
No entanto, caso os níveis dessa substância já estejam bastante elevados, o uso de medicamentos pode se tornar necessário. A indústria farmacêutica está cheia de opções, mas as mais comuns estão divididas entre os agentes anti-inflamatórios não esteroidais, os remédios uricosúricos e os inibidores de xantina oxidase. Veja os 8 remédios para ácido úrico alto mais usados.










