Benefícios da Erva-Baleeira – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2021

A erva-baleeira é uma planta litorânea brasileira que pode trazer muitos benefícios para a saúde, graças a suas propriedades medicinais.

  Continua Depois da Publicidade  

A principal delas é a anti-inflamatória, que ajuda no controle e alívio da dor e da inflamação. Mas existem outros usos, como a cicatrização de feridas e mesmo o emagrecimento.

Por isso, vamos conhecer melhor a erva-baleeira, suas propriedades medicinais, para que serve e quais são seus benefícios para a saúde.

Erva-baleeira

erva baleeira

Conhecida pelo nome científico de Cordia verbenacea, a erva-baleeira é uma erva com diversas propriedades medicinais, sendo o efeito anti-inflamatório o mais explorado.

Ela também é conhecida por outros nomes, dependendo da região que é cultivada. São eles:

  • Pimenteira;
  • Maria-milagrosa;
  • Maria-preta;
  • Catinga.

Ela também é encontrada na forma de medicamento fitoterápico, como pomadas, cremes, cápsulas e extrato.

Benefícios da erva-baleeira

1. Efeito cicatrizante

Tradicionalmente, a erva-baleeira é aplicada na pele para cicatrizar feridas mais rapidamente. Esse efeito se deve à sua ação anti-inflamatória e antisséptica, que protege a pele contra infecções enquanto ela cicatriza.

Além disso, a planta também tem compostos fenólicos antioxidantes, que estimulam e aceleram a renovação das células da pele.

2. Tratamento do reumatismo e artrite

O efeito anti-inflamatório da erva-baleeira é sem dúvidas o mais importante desta planta.

De acordo com um artigo brasileiro publicado na Revista Fitos, o efeito anti-inflamatório se deve à presença do alfa-humuleno e de seus poderosos efeitos anti-inflamatórios.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a erva-baleeira é capaz de aliviar as dores fortes associadas à artrite e à outras doenças inflamatórias.

3. Alívio de dores musculares

A erva-baleeira também alivia dores musculares, o que é muito útil para reduzir os incômodos após um treino ou um dia intenso de trabalho.

erva baleeira para dores musculares

4. Emagrecimento

Algumas pessoas procuram a erva-baleeira devido à crença de que o seu chá ajuda a emagrecer, embora não existam evidências de que esta erva ajuda na queima de gordura ou mesmo na aceleração do metabolismo.

Entretanto, a erva-baleeira possui efeito diurético e laxante, o que pode explicar a crença de que ela de alguma forma leve à perda de peso.

5. Tratamento de gastrite e úlceras

As propriedades anti-inflamatórias da erva-baleeira ajudam a aliviar sintomas de problemas gástricos e de úlceras.

Isso se deve ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico, que podem ajudar a diminuir as dores que acompanham essas doenças.

Mas a erva-baleeira não é um medicamento indicado para tratar esses problemas, uma vez que ela apenas alivia os sintomas. Para um tratamento adequado, procure um médico.

Efeitos colaterais

Os casos de reações adversas à erva-baleeira são raros, mas quando ocorrem, podem incluir sintomas como o aumento da sensibilidade na pele, especialmente quando usada na forma de creme

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, não há relatos de reações adversas ao consumo do chá, mas se você notar qualquer tipo de mal-estar após o consumo da bebida, procure atendimento médico.

Como usar?

Pomadas ou cremes

As formulações tópicas, seja pomada ou creme, devem ser usadas sempre sobre a pele limpa e seca. Então, aplique uma fina camada de creme de erva-baleeira no local da dor.

Aerossol

A erva-baleeira também está disponível na forma de aerossol. Nesse caso, é importante agitar antes de aplicar o composto na pele e seguir as orientações dadas pelo seu médico.

Extrato ou cápsula

A erva baleeira também pode ser usada na forma de extrato ou cápsula. Nesses casos, a dosagem deve ser consultada no rótulo ou bula do produto.

Chá de erva-baleeira

A erva-baleeira também pode ser usada na forma de chá. O preparo é bem simples, como veremos a seguir:

Ingredientes:

  • 1,5 gramas, ou uma colher de sobremesa, de folhas secas de erva-baleeira;
  • Uma xícara de chá de água.

Se for usar a planta fresca, use uma colher de sopa para a mesma medida de água.

Modo de preparo:

  • Lave e corte as folhas em pedaços pequenos, enquanto a água esquenta;
  • Então, quando a água estiver fervendo, adicione as folhas e desligue o fogo;
  • Deixe a mistura parcialmente tampada em infusão por 10 minutos;
  • Depois disso, coe e seu chá estará pronto.

O chá também pode ser utilizado para fazer compressas quentes, usando um pano umedecido com o chá sobre a pele.

Dicas e cuidados

  • Em geral, qualquer pessoa pode usar a erva baleeira, mas não existem estudos sobre o efeito da erva em idosos, crianças com menos de 12 anos de idade, gestantes ou em lactantes, e por isso seu uso não é recomendado para esses grupos de pessoas;
  • Contraindicações: Como já mencionado, a erva-baleeira é contraindicada em casos de alergia prévia à erva, feridas na pele, queimaduras ou lesões infecciosas. Além disso, não é recomendado usar a erva-baleeira ao mesmo tempo em que faz uso de outro remédio tópico, para evitar irritações na pele ou interações medicamentosas.
  • Atenção com as mucosas: É preciso tomar cuidado com os olhos e com a boca na hora do uso tópico da erva baleeira, porque ela pode causar irritação intensa. Se por acaso o produto entrar em contato com as mucosas do seu corpo, enxague o local com muita água;
  • Se necessário, vá ao médico: Apesar do seu efeito anti-inflamatório, a erva-baleeira não deve substituir nenhum tratamento indicado por um médico. Se você sofre de alguma doença inflamatória crônica, busque o tratamento mais adequado para você e use a erva como um complemento;
  • A erva-baleeira não é milagrosa: Se seu objetivo é perder peso, adote uma dieta balanceada e pratique atividades físicas regularmente. Para esses casos, a erva apenas ajuda no processo.
Fontes e referências adicionais

O que você achou dos benefícios da erva-baleeira? Pretende aproveitar e utilizá-la para alguma finalidade específica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média 4,86)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário