4 benefícios da fruta olho de boi – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 07/04/2022

Olho de boi é o nome dado a uma semente, confundida com uma pequena fruta, que apresenta um risco preto e costuma ser avistada em praias que contam com um rio que deságua nas proximidades.

Essa semente, que também pode ser conhecida pelo nome de coronha e é utilizada para fazer colares, vem de uma planta de pequeno porte chamada cientificamente de Dioclea violacea ou popularmente conhecida como cipó-de-imbiri, coroanha, micunã, mucunã assú ou pó-de-mico.

  Continua Depois da Publicidade  

4 benefícios do olho de boi

Uma vez que já conhecemos melhor a semente ou fruta olho de boi, vamos aprender agora quais utilidades e vantagens já foram associadas a ela?

1. Calmante

Acredita-se que as sementes da olho de boi apresentem propriedades calmantes.

Entretanto, não se sabe ao certo o que causa as propriedades calmantes da planta, e mesmo as opiniões de especialistas são contraditórias. Portanto, não temos como assegurar que ela seja eficiente ou segura neste sentido.

Com isso, antes de utilizar as sementes olho de boi como um calmante é fundamental que você consulte o médico para se certificar de que elas realmente podem te ajudar neste sentido.

Além disso, não deixe de seguir qualquer outro tratamento que tenha sido recomendado pelo médico para usar somente a olho de boi porque isso poderá prejudicar a sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Chá calmante – 15 melhores, como fazer e dicas

2. Prevenção de acidente vascular cerebral

A olho de boi é utilizada para prevenir o acidente vascular cerebral.

Mas, assim como ocorre com o efeito calmante da planta, não se sabe exatamente o que causaria esse benefício, e mais estudos são necessários para garantir a segurança e a eficácia nesses casos.

Por outro lado, um estudo publicado em 2013 avaliou o efeito da olho de boi no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que poderia ajudar na prevenção do derrame, mesmo que de forma indireta.

Nesse sentido, quem deseja adotar estratégias para evitar o desenvolvimento da doença precisa consultar um médico para saber como fazer isso de maneira segura e eficiente.

Por exemplo, de acordo com informações da Escola Médica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aspectos que podem contribuir com a prevenção de um acidente vascular cerebral incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • manter a pressão arterial em níveis adequados
  • ter um peso corporal saudável
  • praticar atividades físicas
  • não consumir bebidas alcoólicas ou ingeri-las apenas moderadamente
  • parar de fumar.

3. Energético natural

Uma reportagem, publicada no site Diário de Canoas, relatou a história de então estudante do curso técnico em química industrial e de graduação em engenharia química, Cleiton Luís Bouflehuer, que pesquisou as propriedades energéticas da planta Dioclea violacea (que origina a fruta/semente olho de boi), que é popularmente utilizada justamente como um energético.

A partir de análises das sementes, das folhas e das flores da Dioclea violacea, obtém-se um substrato tônico, que estava sendo estudado na época da produção da reportagem para servir como ingrediente na formulação de uma bebida energética que pudesse fornecer os mesmos resultados oferecidos pelos elementos tradicionais.

Entretanto, o estudo feito com o extrato das sementes de olho de boi é ainda pré-clínico, ou seja, ainda não foi testado em humanos. Por isso, não se pode confirmar com 100% de certeza que esse efeito existe, apesar de a planta ser usada com essa finalidade em algumas regiões.

4. Efeito antioxidante

Por fim, a planta que também exerce um importante efeito antioxidante, que foi demonstrado por pesquisadores da Fiocruz.

E, graças a esse efeito, a fruta olho de boi é capaz de contribuir para a proteção do organismo contra os radicais livres, e assim diminuir o risco de aparecimento de alguns problemas de saúde, como:

  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que a pele é o órgão mais afetado pelos radicais livres
  • Inflamações, pois os antioxidantes participam ativamente da regulação do sistema imunológico.

Outros benefícios 

Além dos efeitos citados acima, a sabedoria popular afirma que a semente de olho de boi exerce outras funções na saúde humana, que ainda estão sendo estudadas, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Problemas renais, uma vez que podem diminuir a inflamação nos rins e diminuir os danos a esses órgãos
  • Parasiticida e formicida, devido à sua ação em pequenos insetos e parasitas
  • Artrites e outras inflamações nas articulações.

Mas esses efeitos ainda estão sendo estudados, e a maioria das pesquisas ainda estão em fases iniciais, com modelos animais.

Risco de toxicidade

Apesar de seus possíveis benefícios, a Dioclea violacea é considerada uma planta tóxica, e por isso, ela não deve ser utilizada de forma exagerada.

Além disso, não se sabe ainda qual a dose ideal a ser usada para tratar problemas de saúde, o que torna ainda mais importante o cuidado com a planta.

Então, o ideal é consultar o médico antes de começar a utilizar a semente ou fruta olho de boi, para saber se ela é realmente indicada para o seu caso.

Essa recomendação de consultar o médico é importante para todas as pessoas, principalmente para crianças, adolescentes, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, idosos e pessoas que sofrem com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios da fruta olho de boi? Pretende experimentar seu uso para alguma propriedade específica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,75)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

7 comentários em “4 benefícios da fruta olho de boi – Para que serve e propriedades”

  1. Eu vou usar para tratar de um viros htl v 1 é v 2 que me deixou paralisação no lado direito como se fosse um AVC fiquei parapledica com informações nos nervos sinto muita dor é regulamento nos nervos muita cambra

    Responder
  2. Tive relato de que a semente olho de boi, ajuda no fortalecimento dos
    Ossos, principalmente coluna. E verdade e mito?

    Responder
  3. Finalmente hoje conseguir moer os 15 olhos de boi, que havia encontrado em BACAXA RJ no mês de fevereiro. Vou experimentar seu chá e provar seu sono!

    Responder