Chá Calmante – 15 Melhores, Como Fazer e Dicas

O chá é uma bebida usada há milhares de anos na maioria das vezes devido às suas propriedades medicinais. Os sabores são os mais diversos e podem ser preparados a partir de folhas, frutos secos, flores, especiarias e ervas.

Muitos tipos de chá são famosos pelo efeito calmante e relaxante que causam no organismo. Vamos conferir os 15 melhores tipos de chá calmante e dar dicas de como preparar essas bebidas.

Chá calmante

Na sociedade moderna, é alarmante o número de pessoas que sofrem com problemas para dormir. Muitas vezes, esses distúrbios no sono são desencadeados por situações de estresse constante e por sintomas de ansiedade e depressão. Para evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica que podem gerar outros problemas, uma boa pedida é um chá calmante.

Um chá com propriedades calmantes pode ser ingerido a qualquer momento do dia e pode te ajudar a relaxar e esquecer um dia ruim. Alguns deles têm propriedades que podem ser usadas para ansiedade e para dormir melhor. Vamos descobrir quais são eles?

1. Chá de camomila

Comumente usado para ajudar a dormir, o chá de camomila é um dos chás mais conhecidos pelos seus efeitos calmantes.

Um estudo realizado com 80 mulheres no período pós-parto que tinham problemas para dormir mostrou que beber o chá de camomila por duas semanas resultou em uma melhoria na qualidade do sono e redução de sintomas de depressão pós-parto.

Uma outra pesquisa com 34 pacientes com insônia que usaram o extrato de camomila duas vezes ao dia constatou não apenas uma ajuda bem vinda para dormir como também uma melhor qualidade do sono durante a noite, evitando que a pessoa com insônia acordasse durante a madrugada e reduzindo o tempo gasto para pegar no sono.

Outros benefícios do chá de camomila são efeitos bactericidas, anti-inflamatórios e a capacidade de proteger o fígado. Além disso, estudos em camundongos e ratos mostram indícios preliminares de que o chá de camomila ajuda no combate à diarreia e a condições gastrointestinais como úlceras no estômago. Porém, mais pesquisas são necessárias nessas áreas para confirmar tais benefícios.

Como fazer

Para preparar o chá com camomila fresca, adicione uma porção de flores frescas (2 a 3 colheres de chá) em uma panela com água fervida (250 mL) e deixe em infusão por pelo menos 3 minutos. Coe antes de beber.

Se preferir preparar o chá com flores de camomila seca, use cerca de 3 a 4 colheres de chá de camomila em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 5 minutos antes de coar e beber.

2. Chá de erva-cidreira ou melissa

O chá de erva-cidreira, além de saboroso, traz diversos benefícios para a saúde. Dentre eles, temos a melhora do humor e o aumento do desempenho mental.

Em um estudo clínico com 20 participantes, os efeitos de diferentes doses de extrato de erva-cidreira foram avaliados e foi concluído que a planta foi capaz de promover a calma e melhorias na memória. Outro estudo confirmou tal fato através da observação de que o extrato de erva-cidreira foi capaz de reduzir o estresse e melhorar habilidades relacionadas ao processamento matemático.

O chá de erva-cidreira também é usado para reduzir palpitações no coração e outros sintomas de ansiedade, sendo um bom chá calmante que ainda pode melhorar suas funções cognitivas.

Como fazer

Adicione uma colher de sopa de folhas secas de erva cidreira para cada xícara de água fervente. Se for usar as folhas frescas, use cerca de 2 colheres de sopa. Deixe em infusão por pelo menos 5 minutos, coe e tome o chá.

3. Chá de maracujá

O chá de maracujá ou chá de passiflora (a flor do fruto) pode ser feito com as folhas, caules ou flores da planta de maracujá. Ele é muito usado para aliviar sintomas de ansiedade e para melhorar o sono.

Um estudo mostra que tomar chá de maracujá durante o período de uma semana pode melhorar de forma significativa a qualidade do sono. Além disso, estudos também mostram uma redução nos sintomas da ansiedade, podendo ser tão eficaz quanto um medicamento para tratar o transtorno.

Estudos indicam que a ação do maracujá se dá pelo aumento na produção do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, que ajuda a reduzir a ação de substâncias específicas no cérebro dando a sensação de calma. Dessa forma, o chá de maracujá é uma boa pedida para obter um efeito calmante e relaxante.

Como fazer 

Para preparar o chá de maracujá, use uma colher de sopa das flores ou folhas secas da planta de maracujá para cada xícara de água fervente. Se for usar as flores ou folhas frescas, use duas colheres. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois disso, peneire o chá e beba.

4. Chá de lavanda

O chá de lavanda contém propriedades calmantes muito úteis para aliviar o estresse. Além de ser um chá calmante, a lavanda tem compostos antioxidantes que protegem o corpo do estresse oxidativo e de doenças.

Estudos mostram que os componentes da lavanda como o linalol e o acetato de linalina atuam diminuindo sintomas de estresse e hiperatividade através de um efeito relaxante.

Além das substâncias presentes no chá, o seu aroma também tem propriedades calmantes, sendo usado inclusive na aromaterapia.

Como fazer

Use uma colher de sopa de flor de lavanda fresca ou seca para cada xícara de água quente. Deixe em infusão em um recipiente com tampa por até 10 minutos. Em seguida, coe o chá e pronto.

5. Chá de Ashwagandha ou Ginseng indiano

O chá de ashwagandha é ótimo para aliviar sintomas de ansiedade e a acalmar os nervos. Essa planta é uma raiz que vem sendo usada há mais de 4 mil anos e estudos recentes confirmam que seu uso é capaz de reduzir a ansiedade crônica ao diminuir os níveis de cortisol, o conhecido hormônio do estresse no organismo.

Conhecido como um dos melhores tipo de chá calmante, a ashwagandha atua melhorando o humor e ajudando o corpo a lidar com efeitos de estresse e ansiedade.

Como fazer

No preparo desse chá, você deve usar a própria raiz ou folhas da planta ou usar o extrato das folhas da planta encontrado em lojas de produtos naturais. Adicione um pedaço da raiz de ashwaganda um de 1 a 2 colheres de chá das folhas ou extrato em uma xícara de água quente e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, peneire a bebida e tome o chá.

6. Chá de papoula da Califórnia

O chá de papoula da Califórnia é extraído da flor da planta. Esse chá calmante apresenta em sua composição substâncias que produzem efeito calmante e sedativo como morfina e codeína.

Por conter substâncias com efeito sedativo como a morfina, seu uso deve ser moderado e o uso prolongado não é indicado. Pessoas com transtornos depressivos ou de ansiedade não devem usar esse chá.

Como fazer

O chá pode ser preparado com algumas pétalas da flor da papoula da Califórnia para uma xícara de água fervente. Deixe a mistura sob infusão por pelo menos 10 minutos. Depois disso, peneire para retirar as pétalas e o chá está pronto.

7. Chá de raiz de valeriana

O chá de raiz de valeriana atua reduzindo sintomas de ansiedade e também é usado para auxiliar em distúrbios do sono. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos EUA, através do aumento do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, a valeriana ajuda a regular a atividade das células nervosas, aliviando a ansiedade e promovendo um efeito calmante que pode causar sonolência.

Um estudo publicado em 2006 na Revista Científica The American Journal of Medicine concluiu através da revisão de 16 estudos sobre a erva que a raiz de valeriana pode ajudar a promover um sono de qualidade sem causar efeitos colaterais.

Por não apresentar um cheiro e sabor muito agradáveis, geralmente o chá de raiz de valeriana é combinado com outras ervas para melhorar esse aspecto. Uma dessas combinações é feita com erva-cidreira.

Como fazer

Esse chá pode ser preparado usando cerca de 1 colher de chá de raiz de valeriana para cada xícara de água fervente. Misture o extrato na água e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Depois disso, basta coar e beber o chá.

8. Chá de Kava

Kava kava é uma planta cujas raizes podem ser usadas para produzir um chá com propriedades ansiolíticas, ou seja, é capaz de aliviar sintomas de ansiedade e promover um efeito calmante no organismo. O chá de Kava também pode atuar melhorando a qualidade do sono.

O chá de kava, se consumido a longo prazo, pode resultar em danos ao fígado, por isso seu consumo deve ser eventual e moderado.

Como fazer

Geralmente, o kava kava é encontrado na forma de suplementos em pó em estabelecimentos que vendem produtos naturais. Para preparar o chá, misture 2 colheres de sopa de pó de kava em uma xícara de água quente. Não deixe a água ferver. Mantenha a mistura em infusão por pelo menos 5 minutos, depois disso peneire a bebida e pronto.

9. Chá de raiz de ouro ou Rhodiola rosea

Chamada também de raiz do ártico ou rodiola, a raiz de ouro é uma planta cujas raízes podem ser usadas para aliviar o estresse. O chá de Rhodiola rosea é muito usada para tratamento de sintomas depressivos e para ansiedade, acalmando o corpo e a mente.

Porém, o chá não é indicado para ser tomado durante a noite porque pode atrapalhar a sua noite de sono. Assim, se você deseja um chá calmante para dormir, escolha outro tipo listado.

Além disso, alguns efeitos colaterais podem ser observados com o consumo desse chá em excesso como irritabilidade, tontura e boca seca. Desta forma, é bom ingerir a bebida com moderação.

Como fazer

O chá de raiz de ouro é preparado através do uso de uma colher de chá da raiz da planta para cada xícara de água fervente. Deixe em infusão por pelo menos 15 minutos (quanto mais tempo melhor) para extrair suas propriedades calmantes. Depois disso, coe a bebida e está pronto para beber.

10. Chá de casca de magnólia

O chá da casca de magnólia é muito usado por asiáticos, principalmente chineses, para tratar distúrbios de ansiedade e nervosismo. A casca da planta também tem propriedades que ajudam a promover o sono.

De acordo com estudo publicado no Neuropharmacology, o principal componente bioativo da casca de magnólia, o magnolol é responsável por aumentar a sonolência em ratos usados no estudo. 

Como fazer

O chá de casca de magnólia pode ser feito a partir das flores ou folhas da planta de magnólia ou da própria casca. Basta usar cerca de 1 colher de chá de magnólia na forma quer preferir em meio litro de água. Ferva ambos por cerca de 10 minutos, deixe uns 3 minutos em infusão e depois já pode coar e aproveitar os efeitos do chá.

11. Chá de erva-de-São-João

A erva-de-São-João é conhecida por ser eficaz na melhoria de condições como fadiga, ansiedade, insônia e dor. O chá da erva pode ser usado para ansiedade e apresenta também propriedades calmantes.

Porém, essa erva interage de forma negativa com muitos tipos de substâncias e medicamentos e, por esse motivo, seu uso deve ser feito com cautela e de preferência apenas após conversar com um profissional da saúde sobre a segurança do chá. Além disso, se usado por tempo prolongado, esse chá pode causar alguns sintomas indesejados como irritabilidade e inquietação, que acabam anulando o seu efeito de chá calmante. Por isso, é melhor usá-lo apenas eventualmente.

Como fazer

O chá de erva-de-São-João pode ser preparado com 1 colher de chá de folhas secas misturadas em meio litro de água quente. A mistura deve permanecer em infusão por alguns minutos. Em seguida, coe o chá e beba.

12. Chá de erva-gateira

Os seres humanos também podem se beneficiar dos efeitos da erva do gato, ou erva-gateira. Essa planta ajuda a relaxar e dormir melhor aliviando sintomas de ansiedade.

A erva do gato tem propriedades que auxiliam no relaxamento. O uso desse chá calmante pode causar até um pouco de sonolência.

Como fazer

O chá pode ser feito com as folhas frescas ou secas da erva. Basta misturar uma colher de chá de erva-do -gato em uma xícara de água quente. Leve ao fogo e deixe ferver por mais ou menos 5 minutos. Depois disso, deixe a mistura em infusão com cerca de 10 minutos. Depois desse procedimento, basta coar e tomar o chá.

13. Chá de tília

O chá de tília é muito usado para tratamento de pessoas que têm problemas para dormir. A flor de tília é muito utilizada também para tratar transtornos depressivos, já que apresenta efeitos relaxantes e calmantes.

Quem prova esse chá afirma que a bebida tem um efeito calmante potente capaz de causar um pouco de sonolência, o que promove um sono de melhor qualidade quando tomado à noite.

Como fazer

O chá de tília deve ser preparado usando uma colher de chá da erva em meio litro de água fervente. Deixe a mistura em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coe a bebida e pronto.

14. Chá de hortelã

O chá de hortelã também apresenta propriedades calmantes. Essa planta é capaz de ajudar a reduzir sintomas de estresse e transtornos de ansiedade. Tanto seus componentes quanto o seu aroma promovem um efeito calmante natural. Isso se deve ao mentol, substância presente no hortelã que atua relaxando os músculos e aliviando o estresse e a ansiedade.

Além disso, o hortelã apresenta vitaminas e minerais que ajudam a proteger o corpo de doenças. O chá também ajuda quem busca alternativas para dormir melhor.

Como fazer

Separe algumas folhas de hortelã e coloque em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por pelo menos 5 minutos, peneire a bebida e beba o chá.

15. Chá verde descafeinado

O chá verde, desde que livre de cafeína, pode ser usado como chá calmante para aliviar sintomas de estresse e ajudar a relaxar. Devido à presença do composto teanina, o chá verde é capaz de produzir um efeito calmante e até ajudar a pegar no sono mais facilmente.

Porém, é preciso ter certeza de que está usando a versão descafeinada, já que a presença de cafeína pode gerar um efeito estimulante que você não deseja no momento.

Como fazer

O chá verde descafeinado geralmente é comprado na forma de sachês prontos ou em extratos das folhas encontrados em lojas de produto natural. Para preparar, esquente uma xícara de água e adicione o sachê ou uma colher de chá do extrato e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Se precisar, coe a bebida e o chá está pronto.

Outros chás 

Outros chás que são citados com efeitos calmantes mas que ainda não têm estudos conclusivos sobre sua eficácia são o chá de verbena, o chá da erva-mãe-boa e o chá de tulsi.

Dicas

Tente saborear o sabor natural do seu chá calmante e evite adoçá-lo com açúcar. Além de o excesso de açúcar fazer mal à saúde, ele pode interferir no sono e atrapalhar o efeito calmante esperado ao tomar o chá.

Desde que não contenha cafeína ou outra substância estimulante em sua composição, todos os chás podem ser usados para promover um efeito calmante. Mesmo que não tenha componentes que promovam o relaxamento, tomar uma bebida quente e gostosa ajuda muito a acalmar os nervos e dormir um pouco melhor.

Além disso, você pode aliar o consumo do chá calmante com a prática de atividades relaxantes como a meditação, por exemplo. A prática da meditação é capaz de relaxar a mente e reduzir a liberação de hormônios do estresse, promovendo uma sensação de calma que com certeza vai ajudar para ansiedade e para dormir bem.

Referências Adicionais:

Você já experimentou algum chá calmante para dormir melhor ou para ansiedade? Qual é o seu preferido e que traz melhores resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...

1 comentário em “Chá Calmante – 15 Melhores, Como Fazer e Dicas”

  1. Bom dia, já estou praticando o uso de chás calmantes, a algum tempo porque sofro de insônia crônica, e por consequência dores em geral, aqui na minha cidade e região encontro com facilidade todas as variedades, mas a única que não consigo encontrar é a papoula da Califórnia, será que pode me ajudar, POR FAVOR.

Deixe um comentário