4 Formas de Tornar sua Comida Mais Saborosa Sem Usar Sal

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Uma porção de batatas fritas salgadas pode ser algo incrível no momento em que estamos comendo, mas sódio presente nos ingredientes traz alguns efeitos colaterais consideráveis. O aumento da pressão arterial, a retenção de líquidos e o aumento do inchaço, são alguns dos problemas de saúde a curto e longo prazo que o consumo de sal pode acarretar.

Felizmente, reduzir a sua ingestão de sal não é tão difícil e não tem que significar refeições sem graça que não agradam ao seu paladar. Abaixo, você vai aprender quatro maneiras de adicionar sabor às suas refeições sem consumir sódio em excesso e comprometer sua saúde.

1. Apimentar

Ingredientes como a pimenta, pimenta-do-reino, páprica e uma série de especiarias são ótimas maneiras de adicionar um sabor diferente ao seu prato. Eles ainda são livres de calorias, então você pode colocar o quanto quiser.

2. Adicionar ingredientes ácidos

De forma muita parecida com o sal, os ingredientes ácidos trabalham para amplificar os sabores de uma refeição. Salpique um pouco de vinagre de vinho balsâmico ou tinto em sua massa ou salada, ou opte por um esprema um limão em seu frango grelhado.

3. Polvilhar algas marinhas

Esta pode ser uma surpresa para você. Essas algas subaquáticas podem oferecer um sabor único aos seus pratos, bem como a petiscos salgados como a pipoca. Procure pela Palmaria palmata em alguma mercearia asiática de sua cidade para uma versão seca dessas algas que podem ser polvilhadas em vários pratos.

4. Experimentar novos métodos de culinária

Não se trata apenas dos ingredientes. Conhecer e provar novas técnicas de culinária também pode trazer uma experiência diferente à mesa. Em vez de simplesmente cozinhar seus vegetais, tente grelhá-los na churrasqueira para intensificar seus sabores e transformar sua textura também.

Qual dessas maneiras de tornar sua comida saborosa sem utilizar o sal você tem o costume de usar mais em sua cozinha? Tem mais alguma dica para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário