5 Benefícios da Farinha de Mandioca – Como Fazer, Como Usar e Receitas

atualizado em

Muito consumida na região norte do país, a farinha de mandioca é um alimento altamente energético, o que significa que seu consumo deve ser feito com moderação por todos aqueles que estão tentando perder uns quilinhos.

Isenta de glúten, há muitos benefícios da farinha de mandioca para a saúde, e ela pode ser uma alternativa para as dietas sem glúten, e também uma opção de energia rápida para antes dos treinos mais intensos.

Para que Serve a Farinha de Mandioca?

Obtida a partir da secagem da mandioca hidratada, a farinha de mandioca serve como uma fonte de energia rápida e também como um alimento alternativo para as dietas sem glúten.

Propriedades da Farinha de Mandioca

farinha-de-mandioca-5

Rica em ferro, cálcio e potássio, a farinha de mandioca é também bastante calórica. Uma porção de 100 gramas do alimento contém 340 calorias, 94% das quais vêm dos carboidratos. São portanto cerca de 80 gramas de carboidrato refinado em 100 gramas do alimento, o que torna a farinha de mandioca um dos alimentos mais ricos em carboidratos que temos à nossa disposição.

A farinha de mandioca é também uma boa fonte de vitamina B6, manganês, magnésio e ferro. Duas colheres da farinha fornecem 110 calorias, 2,1 gramas de fibra alimentar, 0,5 g de proteínas e 0,1 g de lipídios (gorduras).

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da Farinha de Mandioca

farinha de mandioca

Não é só para fazer farofa que serve a farinha de mandioca – confira alguns dos principais benefícios para a dieta e para a saúde:

– Fonte de energia rápida

A farinha de mandioca pode ser um ótimo alimento para quem está precisando de energia rápida para suas atividades. Como é rica em carboidratos, a farinha de mandioca é convertida rapidamente em glicose, o combustível essencial para todos os processos do organismo, como contração e recuperação muscular.

Exatamente por ser uma fonte de energia rápida, a farinha de mandioca provoca alterações bruscas nas taxas de glicose, o que a torna um alimento a ser evitado por diabéticos e obesos.

  Continua Depois da Publicidade  

– Promove o bem estar

Você pode até não emagrecer com a farinha de mandioca, mas certamente irá se sentir melhor após seu consumo. Isso porque a farinha de mandioca é fonte de triptofano e vitamina B6, dois dos nutrientes necessários para a produção de serotonina. E para que serve a serotonina?

Entre outras funções, a serotonina serve para melhorar o humor, aliviar o estresse, reduzir o risco de depressão e até mesmo combater a vontade de comer doces.

– É pobre em gorduras

Um dos maiores benefícios da farinha de mandioca é a ausência de gordura em sua composição. Em um mundo repleto de alimentos ricos em gordura saturada, a farinha de mandioca oferece uma opção saudável de carboidratos e vitaminas sem o acompanhamento indesejado do colesterol e das gorduras saturadas.

  Continua Depois da Publicidade  

– É fonte de fibras

Apesar de não ser a farinha mais rica em fibras, a farinha de mandioca ainda assim é uma boa fonte do nutriente. As fibras são importantes porque ajudam a manter a saciedade por mais tempo e estimulam o funcionamento intestinal. Para quem está fazendo dieta, isso significa uma melhor eliminação de toxinas e a diminuição das temidas inflamações.

– Não inflama

O glúten presente na farinha de trigo é riquíssimo em gliadina, uma proteína que não é muito bem assimilada pelo nosso organismo e pode causar a inflamação da parede intestinal. Além de poder causar infecções, essa condição pode levar ao ganho de peso e até ao aparecimento de câncer de colón.

Um dos benefícios da farinha de mandioca é justamente não inflamar, e ela pode ser utilizada por celíacos e todos aqueles com alergia à proteína do trigo.

  Continua Depois da Publicidade  

Como Fazer Farinha de Mandioca em Casa

images (1)

Uma vantagem de fazer a farinha de mandioca em casa é que você ganha, como subproduto do preparo da farinha, um pouco de goma de mandioca para fazer tapioca. Confira a receita e o modo de preparo da farinha de mandioca caseira:

Ingredientes:

  • 1 quilo de mandioca descascada e cortada em cubos;
  • 500 ml de água.

Preparo:

  1. Coloque para bater no liquidificador toda a mandioca e os 500 ml de água;
  2. Deixe bater bem, até que tenha se transformado em uma mistura homogênea;
  3. Coloque essa mistura em um pano limpo e seco, e esprema bem para sair todo o excesso de líquido;
  4. Reserve o líquido por 12 horas;
  5. Transfira o que restou no pano para uma assadeira, e espalhe bem;
  6. Leve para assar em forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 5 horas, mexendo sempre para não queimar;
  7. Depois de seca, guarde a farinha em um pote fechado e longe de umidade;
  8. Caso prefira uma farinha mais fina, passe-a no processador após ter esfriado.

Para fazer a tapioca:

  1. Passadas as 12 horas, escorra o excesso de água e coloque a goma que se formou sobre um pano seco. Esprema bem e transfira a mistura para uma peneira;
  2. Com as mãos, esfregue a massa sobre a peneira até obter uma farinha fina;
  3. Utilize a farinha para preparar a tapioca com o recheio de sua preferência. Veja aqui sugestões de receitas de tapioca.

Como Usar

FARINHA-DE-MANDIOCA

Todo mundo já sabe que a farinha de mandioca é ótima para a farofa, mas o que mais dá fazer com ela? Você pode utilizá-la para engrossar o feijão, fazer pirão, e até mesmo como substituta parcial da farinha de trigo em bolos, pães, pudins, purês, biscoitos e doces.

Na região norte do país é bastante comum o consumo da farinha de mandioca com açaí. Embora saudável, essa combinação é bastante calórica e deve ser evitada por quem não pratica atividade física intensa ou está precisando emagrecer.

Como no entanto é bastante calórica, o ideal é não exagerar na quantidade e não combinar a farinha de mandioca com outra fonte de carboidratos (ou seja, arroz com farofa nem pensar para quem está de dieta).

Receitas com Farinha de Mandioca

Veja três receitas com farinha de mandioca que são fáceis de fazer, não contêm glúten e são muito saborosas:

1. Panqueca sem glúten com Farinha de Mandioca

Ingredientes:

  • ½ copo de farinha de mandioca;
  • 1 ovo;
  • ½ copo de leite desnatado;
  • 1 pitada de sal.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes com um garfo e coloque sobre uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite ou óleo de coco;
  2. Sirva a panqueca com seu recheio favorito – caso prefira a panqueca mais adocicada, substitua o sal por uma pitada de açúcar mascavo.

2. Sopa Light de Espinafre com Farinha de Mandioca

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • 1 colher de azeite;
  • ½ cebola roxa picada;
  • 2 xícaras de espinafre picado;
  • 3 colheres de cheiro verde;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 2 litros de água.

Preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola;
  2. Acrescente uma colher da farinha de mandioca e deixe dourar, mexendo bem para não queimar;
  3. Adicione o espinafre e mexa bem;
  4. Acrescente a água e deixe ferver;
  5. Quando levantar fervura adicione o restante da farinha dissolvida em um pouco de água;
  6. Acrescente o sal e a pimenta;
  7. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde;
  8. Sirva quente.

3. Farofa light com Farinha de Mandioca

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de mandioca;
  • 2 cenouras médias raladas;
  • 1 cebola média cortada em pedaço bem pequenos;
  • 2 claras cozidas picadas;
  • 2 colheres de azeitonas verdes picadas;
  • 2 colheres de azeite extra-virgem;
  • 2 colheres de cheiro verde picado;
  • Orégano e sal a gosto;
  • Caldo de 1/2 limão pequeno;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia.

Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento dos benefícios da farinha de mandioca para a saúde, se comparada à tradicional farinha de trigo? Qual receita mais chamou sua atenção? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário