5 Benefícios do Suco de Nabo – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O nabo é uma hortaliça originária da Europa e que foi introduzida em nosso país por intermédio dos colonizadores portugueses.

Estamos acostumados a ver o vegetal em receitas de refogados, gratinados, saladas, tortas, pizzas, bolinhos e conservas, por exemplo. No entanto, vamos falar a respeito de uma outra forma de consumir o nabo: o suco de nabo.

5 benefícios do suco de nabo 

1. Os nutrientes do nabo

O suco de nabo serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, manganês, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina C.

2. Fonte de vitamina C

O nabo é uma boa fonte de vitamina C – a hortaliça possui 21 mg do nutriente a cada 100 g, o que corresponde a 35% da sua quantidade diária recomendada de ingestão.

A vitamina C é necessária para o crescimento e a reparação dos tecidos de todas as partes do corpo e ajuda a produzir o colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos, informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Também precisamos do nutriente para o processo de cura de feridas, para a absorção de ferro por parte do organismo e para a reparação e manutenção dos ossos e dentes, completou o Centro Médico da instituição de ensino.

3. O suco de nabo e o emagrecimento

O suco de nabo pode ajudar as dietas de emagrecimento. Seu paladar pode ficar agradável ao misturá-lo com outros alimentos como abacaxi, suco de limão, água de coco e hortelã.

A explicação para a presença do nabo nas receitas para emagrecimento é que o vegetal é composto por propriedades diuréticas, ou seja, ele contribui com o combate à retenção de líquido no organismo, uma condição que deixa o corpo inchado.

Logo, o suco de nabo pode ser útil para desinchar o corpo, entretanto, não é capaz de sozinho provocar o emagrecimento. Logo não podemos afirmar que o suco de nabo emagrece, apenas que pode auxiliar o processo.

Para que isso aconteça, é necessário que toda a alimentação seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e que haja uma prática frequente de atividades físicas para maximizar a queima calórico, preferencialmente com a ajuda de nutricionista e profissional de educação física.

E para quem está seguindo uma dieta com foco no emagrecimento vale deixar a dica de não encher o suco de nabo de açúcar para que ele não prejudique o processo.

4. Fortalecimento dos ossos

O suco de nabo também serve para auxiliar o fortalecimento dos ossos graças ao fato de ser uma boa fonte dos minerais cálcio e potássio.

O Centro Médico da Universidade de Maryland informou que o cálcio é essencial para o desenvolvimento e a manutenção de ossos fortes e que o corpo precisa de nutrientes como magnésio, fósforo, vitamina D e vitamina K para absorver e utilizar o mineral – lembrando que encontramos o magnésio e o fósforo no nabo.

A instituição também relatou que estudos já mostraram uma associação positiva entre uma dieta rica em potássio e a saúda óssea, principalmente em mulheres idosas, e que o mineral é importante para a contração esquelética.

5. Pressão arterial

Um estudo de 2013 publicado no British Journal of Clinical Pharmacology (Jornal Britânico de Farmacologia Clínica, tradução livre) indicou que alimentos que possuem nitratos alimentares, como é o caso do nabo, apresentaram a diminuição da pressão arterial como um de seus benefícios, informou o Medical News Today.

A instituição também explicou que, de maneira geral, uma alimentação rica em frutas e vegetais já mostrou poder promover a redução da pressão arterial.

Acredita-se que o potássio – mineral encontrado na composição do nabo – provoque a diminuição da pressão por meio da liberação do sódio para fora do corpo e por auxiliar a dilatação das artérias. 

Como fazer – Receitas de suco de nabo 

1. Suco de nabo com limão 

Ingredientes:

  • 200 g de nabo picado;
  • 1 copo de suco de limão natural;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Cortar o nabo em pequenas rodelas e colocá-lo no liquidificador juntamente com a água. Bater por alguns minutos;
  2. Em seguida, adicionar o suco de limão e bater novamente. Adoçar e acrescentar gelo, se achar necessário, e servir-se imediatamente.

2. Suco de nabo com abacaxi, hortelã e água de coco

Ingredientes: 

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 rodela de nabo;
  • Suco de 1 limão;
  • 3 folhas de hortelã;
  • 200 ml de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Adicionar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater, passar o conteúdo para um copo, adoçar e colocar gelo (se achar que precisa) e servir-se imediatamente.

É importante tomar o suco de nabo natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, a nutricionista Monica Reinagel explicou que o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Você já experimentou o suco de nabo alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende aprender como fazer uma das receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 Benefícios do Suco de Nabo – Como Fazer, Receitas e Dicas”