5 Dietas Que Funcionam Rápido

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Dietas da moda, dietas express, dieta seca barriga, são alguns nomes populares para dietas que funcionam rápido que prometem ajudar a diminuir o peso rapidamente e com resultados a longo prazo. Mas será que são realmente eficientes?

E elas realmente funcionam para qualquer pessoa?

Para alcançar resultados satisfatórios e sem afetar seriamente sua saúde, você deve seguir uma dieta apropriada baseada nas necessidades nutricionais de seu corpo. A seguir, algumas das dietas que funcionam rápido mais populares e que realmente ajudam a perder peso. Escolha a que melhor combina com você.

1. Dieta das proteínas (low carb)

As dietas das proteínas, também chamadas de dieta sem carboidrato e dieta low carb, focam-se em alimentos com poucos carboidratos e prometem perda rápida de peso. Essa dieta envolve comer alimentos pobres em carboidratos e gorduras ruins, mas ricos em minerais e vitaminas, como brócolis, espinafre, tomates, ervas, morangos, peito de frango, badejo, leite, etc.

Essa dieta supõe que o consumo excessivo de carboidratos pode fazer com que a insulina torne-se desequilibrada, e assim levar a um ganho excessivo de peso. Com essa dieta, 10% das suas calorias diárias provêm de carboidratos, 60% de gorduras e 30% de proteínas. Você deve consumir proteínas magras e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de peixe, nozes, sementes e manteiga de amendoim.

Existem, entretanto, diferentes tipos de dietas sem carboidratos, cada uma permitindo diferentes tipos e quantidades de carboidratos. Em geral, todos restringem alimentos parecidos, como grãos (farinha, massa e pão), feijão, algumas frutas, e vegetais ricos em amido. A mais nova dieta representante dessa categoria de dietas que funcionam rápido é a Dieta Dukan.

2. Dieta da Zona

A Dieta da Zona promete perda de 2 a 4 quilos por semana. Ela funciona ao equilibrar a ingestão diária de carboidratos, gorduras e proteínas, e considera que o controle das porções é o principal motivo para perder peso.

Esse tipo de dieta foca-se em manter os níveis de insulina estáveis, nem muito alto nem muito baixo, permitindo que perda peso e mantenha sua energia alta.

Essa dieta consiste em consumir 40% de carboidratos, 30% de gordura e 30% proteínas. Um cálculo é feito para determinar a quantidade exata de carboidratos, gordura e proteína que pode consumir em um período de 24 horas.

Quanto ao controle da porção, “as únicas ferramentas de medida que precisa são sua mão e seu olho”, como diz o criador da dieta, Barry Sears. No começo, você pode até usar medidas de cozinha, mas depois deve-se acostumar a estimar de vista as porções para você.

A dieta da zona recomenda um consumo diário de calorias de 1200 para mulheres e 1500 para homens.

3. Dieta volumétrica

Essa dieta foca na saciedade ou na sensação de cheio e satisfação depois de ter terminado de comer.

É baseada em comer alimentos de baixa densidade, que tenham poucas calorias, mas que tenham muito volume. Esses alimentos podem encher seu estômago e te fazer se sentir cheio mais rápido e por mais tempo.

A dieta volumétrica consiste em reduzir a ingestão de energia sem reduzir a quantidade de alimentos na refeição. Alimentos com grande quantidade de água, como melancia ou uvas, promovem uma sensação de satisfação e saciedade mesmo com baixo valor calórico por mordida, podendo assim consumir porções maiores. Eles ajudam a manter a fome controlada.

Alimentos muito energéticos contêm calorias em excesso e poucas fibras e água. Eles ocupam relativamente pouco espaço no estômago e criam uma sensação de saciedade somente quando ingerido em excesso.

De acordo com o plano alimentar volumétrico, os alimentos são divididos em 4 categorias:

  • Categoria 1 (alimentos de baixíssima energia)

A maioria dos alimentos ricos em água e fibras, como frutas frescas e alimentos sem amido, laticínios magros e caldos;

  • Categoria 2 (alimentos de baixa energia)

Frutas e vegetais com amido, grãos, massas, arroz, feijão, cereais matinais, peixe, carnes magras, legumes e pratos com pouca gordura;

  • Categoria 3 (alimentos de energia média)

Carne, queijo, pizza, batata frita, molho pra salada, pão, pretzels, sorvete e bolo.

  • Categoria 4 (alimentos de alta energia)

Biscoitos, salgadinhos, chocolate, cookies, nozes, manteiga e óleo.

Para perder peso, você deve se ater às duas primeiras categorias, reduzindo os tamanhos da porção da categoria 3 e ingerir o mínimo dos alimentos da categoria 4.

4. Dieta de South Beach

A dieta de South Beach afirma que você pode perder de 3 a 6 quilos nas duas primeiras semanas, e então continuar perdendo de 0,5 a 1 quilo por semana. A quantidade de quilos que irá perder depende do peso que está ao começar a dieta.

Esse plano faz parte das dietas que emagrecem rápido permitindo que você escolha uma variedade de itens e não envolve contar calorias, gorduras, carboidratos ou medir o tamanho das porções. A dieta de South Beach comporta três refeições ao dia, dois lanches e uma sobremesa rica em proteínas. Ela concentra-se em trocar carboidratos e gorduras ruins por bons. Comer esses alimentos com moderação irá ajudar a perder peso e prevenir ganhá-los de volta.

O programa da dieta consiste em três fases. Na primeira fase, os carboidratos são quase completamente eliminados. Durante a segunda fase, aumentam para 27%, e então, na terceira fase, aumenta-se o consumo de carboidratos para 28% do total de calorias diárias ingeridas. Para manter o peso, você deve seguir a terceira fase do plano para o resto da vida.

5. Dieta Atkins

De acordo com a Dieta Atkins, você pode perder até 6 quilos em duas semanas.

Está nas dietas que funcionam rápido restringindo carboidratos, como pão, batata, arroz, chocolate, salgadinho, cereais e açúcar, e permite comer alimentos proteicos (carnes, aves, peixes e ovos) e alimentos gordurosos (creme de leite, manteiga, queijo).

“Quando a gordura é usada como combustível, como no caso de uma dieta sem carboidratos, a gordura circula. Ela não acumula, e então o peso e o colesterol diminuem”, diz seu criador, Robert Atkins.

A dieta Atkins consiste de 4 fases: a fase de indução, a fase de perda de peso contínuo, a fase de pré-manutenção e a fase de manutenção vitalícia.

Na primeira fase, são permitidos somente 20 gramas de carboidratos por dia, em que de 12g a 15g devem vir de vegetais ricos em fibra. Na segunda fase, os carboidratos gradualmente aumentam para 35 gramas por dia, enquanto que na terceira fase, você pode aumentar o consumo de carboidratos em 10g por semana, enquanto ainda mantiver o mesmo peso. A quarta fase, ou a fase de manutenção vitalícia, permite comer mais alimentos que nas 3 primeiras fases, enquanto ainda limita a quantidade de carboidratos.

Bebidas alcoólicas são estritamente proibidas durante a fase de indução. Quantidades moderadas de álcool são permitidas somente durante a fase de manutenção.

Você já experimentou alguma das dietas que funcionam rápido? Quais foram os resultados? Elas realmente fazem jus ao nome? Comente abaixo sua experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Dietas Que Funcionam Rápido”