5 Grandes Dúvidas Comuns para Quem Faz Dieta

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

A gente já está careca de saber que para emagrecer é fundamental manter uma alimentação equilibrada e saudável. Entretanto, nem sempre é fácil escolher qual dieta seguir e saber exatamente como se manter nela. E é justamente aí que as dúvidas aparecem.

Pensando nisso, no artigo de hoje trazemos uma série com cinco perguntas sobre dietas que a maioria das pessoas se fazem e, é claro, as respostas para esses questionamentos.

1. Eu posso tirar um dia de folga da minha dieta?

8aboaforma

A resposta é não, simplesmente porque uma dieta apropriada deixará espaço para que você coma, em porções adequadas obviamente, aqueles doces ou guloseimas que você tanto gasta e não haverá a necessidade de tirar um dia de folga dela.

Isso porque uma boa dieta não pode ser algo a ser feito apenas por um tempo, mas sim que faça parte da vida e dos hábitos. Logo, ela não precisa estar ligada a restrição e privação. Até porque ao seguir um método muito rigoroso de alimentação, que não dê espaço para que a pessoa mate a vontade de comer o que gosta uma vez ou outra, ela ficará mais propensa a cair num ciclo vicioso de largar e retomar a dieta e sofrer com o indesejado efeito sanfona.

Por isso, ao optar por um plano alimentar, pense em um que dê espaço para os mais diversos tipos de comida e te proporcione uma reeducação, te ensinando a comer de maneira consciente e cuidadosa.

2. Os carboidratos são os vilões das dietas?

Carboidratos

Quem nunca ouviu falar mal dos carboidratos que atire a primeira pedra. Nos últimos tempos, com o surgimento de dietas da moda que restringem a quantidade do consumo do nutriente, não é difícil encontrar quem coloque os carboidratos na posição de inimigo número 1 da boa forma.

Entretanto, não podemos esquecer que esse nutriente é importante para o nosso organismo, como uma de suas principais fontes de energia, e que existem diferentes tipos de carboidratos. Assim, na medida certa, as fontes do nutriente proveniente de grãos integrais não somente abastecem o corpo, como também nos deixam saciados por mais tempo, devido à presença de fibras em sua composição.

Por outro lado, os doces e guloseimas ricos em açúcar e gordura saturada são as fontes de carboidratos mais perigosas, que devem ser consumidas em quantidades bem pequenas.

Dessa forma, a solução não é cortar o nutriente da dieta, mas sim aprender a obtê-lo através dos alimentos adequados e não extrapolar na quantia consumida.

3. As gorduras me fazem engordar?

8cboaforma

Provavelmente a similaridade entre os nomes “gorduras” e “engordar” seja uma das causas para que as pessoas temam o nutriente e o coloquem no grupo de inimigos da boa forma, bem ao lado dos carboidratos.

No entanto, é importante ter em mente que não é o simples fato de comer algo que contenha gordura que trará os quilinhos em excesso, mas sim o exagero na quantidade de calorias consumidas, de maneira geral.

Assim como acontece com os carboidratos, na porção e na fonte adequada, as gorduras são benéficas ao organismo humano. Elas abastecem o corpo com energia, oferecem saciedade e exercem papel importante na absorção das vitaminas A, D, E e K.

Por isso, vale a pena incluir as gorduras na dieta, mas dar prioridade àquelas fontes mais saudáveis como abacate, azeite de oliva e nozes.

4. Por que os exercícios não estão me ajudando?

8dboaforma

Praticar atividade física realmente contribui para emagrecer, mas não resolve o problema sozinho. Se a pessoa apenas segue um treinamento, mas não adota uma dieta balanceada e come mais do que deve, certamente não perderá os quilos em excesso.

Por outro lado, o fato de aderir a uma alimentação saudável também não restringe a importância da prática de atividades físicas. Até porque elas não contribuem apenas para o emagrecimento, mas também para a saúde, já que diminuem os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, fortalecem os ossos, fazem bem ao coração e colaboram com a diminuição da pressão arterial.

5. Qual é o melhor momento para me pesar? Eu deveria me pesar?

8eboaforma

Ter uma balança por perto é uma ótima maneira de verificar se a dieta está mesmo colaborando com a perda de peso. Por outro lado, o medo de não conseguir chegar ao peso que tanto deseja pode fazer com que ela se transforme em um verdadeiro instrumento de tortura.

Mas se for para encarar a verdade, é preciso aceitar o fato de que ela não tem culpa de nada. Não é a balança que tira ou adiciona quilos e nem castiga ou elogia as pessoas. O aparelho simplesmente fala a verdade.

Sendo assim, a recomendação é não ficar obcecado com ela e se pesar várias vezes ao dia e nem se descuidar de seu uso, ficando semanas sem conferir o peso. Vale a pena escolher sempre o mesmo dia e hora para se pesar. Uma boa medida é se pesar às quartas-feiras, logo após acordar mas depois de ir ao banheiro fazer suas necessidades.

Há pessoas que gostam de se pesar às segundas-feiras para avaliar como foram no final de semana. Mas isso pode ser meio desesperador, já que é normal que no sábado ou domingo façamos alguma refeição que nos deixará mais inchado na segunda-feira.

Você possui alguma dessas dúvidas listadas acima? Acreditava em algum mito relacionado à perda de peso que poderia estar te atrapalhando? Comente abaixo qual e por quê!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 Grandes Dúvidas Comuns para Quem Faz Dieta”

  1. Gostei muito desta postagem. Muito boa a abordagem deste assunto. Sempre virei a este site,pois achei muito bom.

    Vi este site e também achei muito legal.