5 Truques Simples Para Acelerar o Metabolismo

Especialista:
atualizado em 24/06/2019

Mais do que somente mudar a alimentação ou diminuir as calorias que consome, algo bastante importante para o processo de perda de peso é o ritmo em que o nosso corpo funciona. E o que exerce um papel importantíssimo nessa questão é o metabolismo, que corresponde à maneira como o nosso organismo transforma as calorias que consumimos em energia.

Isso significa que um metabolismo mais lento demora mais para gastar as calorias e um mais acelerado, gasta essas calorias com maior rapidez. Essa velocidade de queima de calorias é determinada geneticamente, mas existem alguns truques que podem estimular o metabolismo e deixá-lo funcionando mais rápido, como você confere na lista abaixo, de acordo com o site Women’s Health:

1. Comer frutas, vegetais e grãos integrais sem as refeições

Frutas e Vegetais

A junção entre o esforço maior na mastigação que as frutas, vegetais e grãos integrais exigem, mais a alta quantidade de fibras presente nesses alimentos, que precisam de mais energia para ser digeridas, nos proporcionam um aumento de 10% na queima de calorias.

Para obter melhores benefícios em relação ao estímulo do metabolismo, a dica é escolher esses alimentos em suas formas integrais e naturais.

2. Consumir bastante proteína magra

Proteínas

Outro nutriente que necessita de mais energia para ser digerido é a proteína, que também oferece uma sensação de saciedade ao organismo. Por isso, além dos vegetais, das frutas e dos grãos integrais, não deixe de fora das suas refeições alimentos que são fontes de proteína magra como peito de peru e peixe.

3. Malhar mais

Homem Fazendo Musculação

Sempre que der, arranje um tempinho para malhar antes de uma refeição ou lanchinho e faça de 20 a 50 flexões – a quantidade exata depende da sua força. Exercícios curtos e intensos como esse queimam 200 calorias ao longo do dia. Isso sem contar que quem pratica atividades físicas e tem músculos gasta uma quantidade maior de calorias.

4. Tomar chá verde e água

Chá verde

O chá verde contém em sua composição um antioxidante chamado catequina, que aumenta a taxa metabólica de repouso (TMR, que é o gasto energético que o corpo apresenta sem estar envolvido em uma atividade física) em 4% – o que corresponde a 80 calorias.

Por sua vez, a água é fundamental para evitar a desidratação, que pode deixar o metabolismo mais lento.

5. Relaxar e se movimentar

Meditação

As preocupações e a correria do dia a dia realmente nos deixam mais estressados, o que pode nos levar a fazer aqueles lanchinhos mais calóricos ao longo do dia para descontar o estresse ou simplesmente pela falta de tempo para preparar uma refeição, e ainda desacelera o nosso metabolismo. Assim, é essencial fazer intervalos durante o dia para relaxar a mente e desestressar um pouco. Vale parar e ouvir uma música, meditar ou conversar com alguém sobre um assunto que não seja profissional durante alguns minutos.

É importante registrar que quem trabalha sentado em uma cadeira o dia inteiro, sofre ainda mais: estudos já mostraram que ficar na posição por mais de uma hora reduz as enzimas que atuam na queima de calorias em até 90%. Por isso, se esse é o seu caso, além de sempre que puder fazer uma pausa, use esse momento para caminhar pela sala, dar uma volta rápida e até dançar escondido no banheiro. O importante é não deixar de se movimentar.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você costuma fazer esses truques normalmente em seu dia a dia? O que ainda precisa incorporar ao seu cotidiano para te ajudar a perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário