6 Alimentos Que Grávida Deve Comer

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

As mulheres grávidas precisam garantir que a sua dieta forneça nutrientes e energia suficientes para que o bebê se desenvolva e cresça de maneira adequada, além de terem certeza de que o seu corpo está suficientemente saudável para lidar com as mudanças que estão ocorrendo. Por isso, existem alguns alimentos que grávida deve comer.

Para que a gravidez seja saudável, a dieta da mãe precisa ser balanceada e nutritiva, e isso envolve manter o equilíbrio certo de carboidratos, proteínas e gorduras além de um grande consumo de legumes, vegetais e frutas, que são alguns dos alimentos bons para gravidez.

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Algumas dietas de mulheres grávidas podem ser afetadas por crenças, éticas, exigências religiosas ou condições de saúde, por isso, é muito importante consultar o seu médico para poder planejar a dieta ideal para a sua gravidez.

Alguns fatos sobre se alimentar durante a gravidez

A ingestão de calorias de uma mulher grávida cresce durante toda a gravidez, e no caso da maioria das mulheres, o seu consumo de calorias sobe muito diariamente.

Se a mulher está carregando apenas um bebê, o ganho de peso varia consideravelmente e tem como base o peso pré-gestacional, além de outros fatores. O recomendado é que uma gestante com pouco peso ganhe mais e uma mulher com excesso de peso ganhe o mínimo possível.

O corpo de uma mulher absorve o ferro com mais eficiência durante a gravidez, e o volume de sangue aumenta, por isso, consequentemente, ela precisa consumir mais ferro para ter certeza de que ela e seu bebê tenham a quantidade suficiente de oxigênio.

Você não precisa “comer por dois”

Ao contrário do que muitas pessoas dizem por aí, a mulher grávida não precisa “comer por dois”, nem mesmo se estiver esperando gêmeos ou trigêmeos. Tente tomar um café da manhã saudável todos os dias, pois isso irá ajudá-la a evitar ficar “beliscando” alimentos ricos em açúcar e gordura.

Comer de maneira saudável significa apenas mudar a quantidade de diferentes alimentos que você ingere para que sua dieta seja variada.

Veja agora quais são os 6 alimentos que grávida deve comer.

1. Proteína

Carne, peixe, frango, feijão e ovos são alimentos bons para gravidez pois contêm as proteínas, vitaminas do complexo B e ferro que são necessários na gestação. Um bebê em desenvolvimento precisa de muita proteína, especialmente durante o segundo e terceiro trimestre, e o ferro, presente em muitos desses alimentos, ajuda a transportar o oxigênio para o bebê em crescimento e também transporta oxigênio para os músculos, ajudando a evitar sintomas como fraqueza, fadiga, irritabilidade e depressão.

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A Research Data Alliance U.S (RDA) recomenda cerca de 27mg por dia. Carne magra, frango, fígado, cordeiro, peru e vitela são boas opções. Peixe e alguns outros frutos do mar podem ser uma boa escolha nutricional para a gravidez, porém os peixes com altos níveis de mercúrio devem ser evitados.

Você deve consumir diariamente ao menos 3 porções de proteína.

2. Fibras

Alimentos integrais como por exemplo o pão, arroz, massas, leguminosas, frutas e vegetais são ricos em fibras, e por isso são alimentos que grávida deve comer também.

As mulheres correm um risco maior de desenvolverem constipação durante a gravidez, e comer muita fibra é uma maneira eficaz de reduzir o risco ou a gravidade das hemorroidas, que conforme o feto cresce, tornam-se algo mais comum na vida da mulher grávida.

3. Pães e Grãos Integrais

A principal fonte de energia do corpo para a gravidez vem dos carboidratos essenciais que são encontrados em pães e grãos. Os grãos integrais e produtos enriquecidos fornecem nutrientes importantes como o ferro, vitaminas do complexo B, fibras e algumas proteínas. Você pode obter a quantidade necessária de ácido fólico ao se alimentar com pão fortificado e cereais.

De acordo com o seu peso e necessidades dietéticas, deverá consumir entre 100 a 300 gramas de pães e grãos integrais diariamente.

4. Produtos Lácteos

Os produtos lácteos são alimentos bons para grávida pois ela precisa de pelo menos 1000mg de cálcio diariamente para que consiga manter uma gravidez. O cálcio é essencial para a construção de ossos e dentes fortes, coagulação sanguínea normal e função nervosa e muscular.

Como um bebê em desenvolvimento precisa de uma quantidade considerável de cálcio, o seu corpo retira o cálcio dos seus ossos caso não consiga consumir a quantidade suficiente através de sua dieta, o que pode levar a problemas futuros de saúde, como por exemplo a osteoporose.

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Boas fontes de cálcio incluem leite, queijo, iogurte, sopas cremosas e pudins. O cálcio também está presente em menor quantidade nos vegetais verdes, feijão, fritos do mar e ervilhas secas. Você deve consumir ao menos 4 porções de produtos lácteos diariamente.

5. Zinco

O zinco é um elemento vital, e desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento normal das pessoas, na integridade celular e em várias funções biológicas, incluindo o metabolismo do ácido nucleico e a síntese proteica.

Como todas essas funções estão envolvidas no crescimento e na divisão celular, o zinco é importante para o desenvolvimento do feto.

As melhores fontes de zinco, que também são alimentos que grávida deve comer, são o frango, peru, camarão, caranguejo, ostras, carne, peixe, produtos lácteos, feijão, manteiga de amendoim, castanhas, sementes de girassol, gengibre, cebola, farelo de trigo, arroz, macarrão, cereais, ovos, tofu e lentilhas.

6. Legumes e frutas

Legumes e frutas são alimentos que gestante deve comer pois contêm muitos nutrientes importantes para a gravidez, especialmente a vitamina C e ácido fólico.

As mulheres grávidas precisam de pelo menos 70mg de vitamina C diariamente, e ela está presente em frutas como as laranjas e vegetais como o tomate, brócolis e couve-de-bruxelas.

Para prevenir defeitos do tubo neural, o recomendado é 0,4mg de ácido fólico por dia, e uma boa fonte de ácido fólico pode ser encontrada em verduras.

Outras fontes de ácido fólico incluem leguminosas como feijão preto, feijão verde, ervilha preta e vitela. Você deve consumir diariamente pelo menos entre 2 e 4 porções de frutas e 4 ou mais de vegetais.

Especialistas enfatizam que comer frutas geralmente é melhor para você do que apenas beber o suco, principalmente quando adicionado açúcar ou adoçantes.

Dieta vegetariana durante a gravidez

Não é porque você está grávida que tem que sair da sua dieta vegetariana. Seu bebê poderá receber toda a nutrição que precisa para crescer e se desenvolver enquanto segue uma dieta vegetariana, mas você deve comer uma grande variedade desses alimentos bons para gravidez, e claro, saudáveis, que forneçam proteínas e calorias suficientes para você e seu bebê.

Esses são os alimentos que grávida deve comer e se você não tem o hábito de consumir alguns dos presentes em cada grupo, é hora de inseri-los em sua dieta.

Vídeo:

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Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos os alimentos que grávida deve comer? Quais deles pretende inserir em sua dieta durante a gestação? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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