Quanto Engordar na Gravidez – Mês a Mês e Dicas

Além de toda a alegria e expectativa que uma gestação costuma trazer, outra coisa que ela também carrega consigo são os quilos extras que a futura mamãe ganha. E isso é perfeitamente normal, afinal, a mulher carrega um novo ser humano em formação dentro do seu ventre.

Entretanto, é sempre importante saber quanto engordar na gravidez. Isso porque tanto engordar pouco quanto engordar muito pode oferecer riscos à saúde do bebê e da própria mãe.

Uma pesquisa feita pelo Karolinska Institute, em Estocolmo, na Suécia, concluiu que o fato da futura mamãe engordar menos que o recomendado aumenta os riscos do bebê desenvolver esquizofrenia no futuro.

O autor da pesquisa, que avaliou 500 mil gestantes, Euan Mackay, afirmou que quando uma mulher saudável engorda menos de oito quilos durante a sua gravidez, faz com que o neném tenha 30% a mais de chances de desenvolver esquizofrenia do que os filhos de mulheres que ganharam o peso indicado.

Por outro lado, engordar demais também carrega consigo os seus problemas. O Telegraph relatou que pesquisadores dos Estados Unidos do Hospital Infantil de Boston e da Universidade de Columbia estudaram mais de 500 mil mães que tiveram dois filhos e identificaram que mulheres que ganharam mais de 24 kg durante a gestação deram à luz bebês com 150 g a mais do que os de mamães que engordaram entre 8 a 10 kg.

De acordo com o Telegraph, as mulheres que ganharam esses 24 kg tinham probabilidade duas vezes maior de dar à luz um bebê que pesava mais de quatro quilos ao nascer. Os cientistas explicaram que quanto maior é o peso do neném ao nascer, maior é a probabilidade de que ele sofra com problemas associados à obesidade ao longo de sua vida.

Segundo a publicação, os autores do estudo – David Ludwig e Janet Currie – também alertaram que um peso elevado no nascimento aumenta os riscos de que a criança desenvolva doenças como asma, câncer e atopia (espécie de alergia) mais tarde em sua vida.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Kaiser Permanente e publicada no American Journal of Obstetrics and Gynecology (Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia, tradução livre) indicou que engordar quilos tanto a mais quanto a menos do que o recomendado ao longo da gestação eleva as chances de que, futuramente, o bebê sofra com o sobrepeso ou a obesidade.

O estudo revisou tanto dados relativos a 4.145 mulheres que responderam a questionários entre os anos de 2002 até 2007 logo depois de seus bebês nascerem quanto os históricos médicos dessas crianças quando elas estavam com dois a cinco anos de idade.

Mas então, quanto engordar na gravidez?

Com todos os riscos que acabamos de ver que engordar pouco ou ganhar muito peso durante a gestação podem trazer, o primeiro cuidado que a futura mamãe deve ter é o de possuir um bom acompanhamento médico.

O profissional é o mais habilitado para indicar quanto engordar na gravidez mês a mês e como a gestante deve fazer para seguir uma dieta equilibrada, de modo que forneça os nutrientes que ela e seu bebê necessitam durante o período, porém, sem engordar muito ou de menos.

O peso ideal de cada mulher durante a gravidez varia de acordo com o que ela pesava antes da gestação.

O mais indicado hoje em dia é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) da gestante no início da gravidez e classificá-lo. O peso recomendado varia e segue de acordo com essa classificação.

Veja quantos quilos costuma-se recomendar para uma grávida engordar, de acordo com o seu IMC:

  • Obesas com IMC 30 ou mais: de 5 a 9 kg;
  • Com sobrepeso com IMC 25 a 29: de 7 a 11 kg;
  • Com peso normal com IMC 18,5 a 25: de 11 a 15 kg;
  • Com baixo peso com IMC menor que 18,5: de 12 a 15 kg.

Para fazer o cálculo do IMC é necessário dividir o peso corporal pela altura ao quadrado. Por exemplo, para uma gestante com 70 kg e 1,75 m, a conta fica 70/(1,75)², que resulta em um IMC de cerca de 22,8. Ela fica categorizada no peso normal e, segundo a regra acima, deve engordar entre 11 a 15 kg durante a sua gestação.

No entanto, ressaltamos que, além de fazer a conta do IMC, a futura mamãe deve sempre consultar-se com o médico e ouvir as suas orientações em relação ao ganho de peso durante a gravidez. É o médico que acompanha a gestante que deve ter a palavra final.

E o mês a mês?

Já conseguimos entender a regra do IMC ao longo todo a gestação, mas quanto engordar na gravidez mês a mês? Mais uma vez, a palavra final também deve ser dada pelo médico que acompanha a gestante conforme as características e saúde da mulher e de seu bebê.

Outro ponto importante é que o ganho de peso no período deve acontecer de maneira devagar e estável, dentro daquela escala que é considerada saudável para o tipo físico de cada mulher.

Ainda que as recomendações médicas possam variar de gestante para gestante, apresentamos algumas diretrizes gerais para o ganho de peso durante diferentes períodos da gravidez.

  • Primeiro trimestre: de aproximadamente 450 g a cerca de 2 kg, ganhando de zero a 680 g por mês.
  • Segundo trimestre: de aproximadamente 5,4 kg a cerca de 6,3 kg, ganhando em torno de 450 g por semana.
  • Terceiro trimestre: de aproximadamente 4,5 kg a cerca de 6,3 kg, ganhando de 340 g a aproximadamente 450 g por semana – o aumento de peso geralmente desacelera no último mês da gestação.

Não se esqueça de que isso pode se aplicar ou não para diferentes mulheres, variando conforme o IMC, e o ideal é sempre consultar o médico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha noção de quanto engordar na gravidez? Está começando a sua gestação agora, ou já está adiantada? Como está sendo o seu ganho de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Quanto Engordar na Gravidez – Mês a Mês e Dicas”

Deixe um comentário