7 alimentos gordurosos que fazem bem para a saúde

Especialista da área:
atualizado em 16/07/2021

Certamente quem costuma ouvir que a gordura faz mal à saúde estranhou o título. Mas fato é que embora existam gorduras ruins que precisamos evitar, também há gorduras boas que precisamos comer, pois elas beneficiam a nossa saúde. 

  Continua Depois da Publicidade  

É claro que mesmo as gorduras saudáveis devem ser consumidas com moderação, mas não é por isso que elas devem deixar de fazer parte da nossa dieta. Por isso, conheça alguns alimentos que, embora sejam gordurosos, contribuem com a saúde:

1. Abacate

Abacate

Um dos principais alimentos com gorduras boas, o abacate é uma excelente fonte de gordura monoinsaturada, que é boa para o coração e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) enquanto aumenta o colesterol bom (HDL).

Além disso, o abacate é fonte de fibras, que também contribuem com a melhoria da saúde cardiovascular, ao mesmo tempo em que auxiliam a saúde do intestino e ajudam a dar saciedade.

2. Ovo

Mas quando falamos do ovo como fonte saudável de gorduras é o ovo com a gema, certo? Outros motivos para incluir o ovo na dieta são: ele é rico em antioxidantes, em vitamina D e é uma fonte de proteínas de alto valor biológico.

3. Oleaginosas

Oleaginosas

O grupo das oleaginosas inclui nozes, castanhas como de caju e a do Pará, macadâmia, amêndoas, entre outros. Além de serem fontes de gorduras saudáveis, elas costumam ser ricas em vitamina E e selênio, que são ótimos antioxidantes.

Mas cuidado para não exagerar: a recomendação é consumir de duas a três unidades por dia. Essa quantia já fará uma boa diferença para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Salmão e sardinha

Melhor ainda se você conseguir consumir esses peixes frescos. Os dois aparecem na lista porque são fontes de ômega-3, uma gordura boa que apresenta efeito anti-inflamatório.

5. Chia e linhaça

Super saudáveis e cheias de gorduras boas, essas sementes são ricas em precursores de ômega-3. Ou seja, elas têm substâncias que não são propriamente a forma ativa de ômega-3 presente em peixes como salmão e sardinha, mas que se transformam em ômega-3 no organismo.

Mas atenção à dica: se quiser usar a linhaça na forma de farinha, bata a semente sempre na hora em que for consumir, para garantir que as suas gorduras não tenham se deteriorado (oxidado).

6. Azeite de oliva extra virgem

Azeite de oliva

Ele é outro que é super famoso entre os alimentos com gorduras saudáveis. Muito usado para temperar e refogar, o azeite de oliva tem gorduras protetoras do coração, ajuda a melhorar o colesterol bom, a reduzir o colesterol ruim e o colesterol total, além de ser rico em antioxidantes.

7. Chocolate amargo

O ideal é que o chocolate amargo tenha no mínimo 80% de teor de cacau para que também se encaixe como uma fonte de gordura saudável.

Afinal, quanto maior essa porcentagem e quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios ele terá, incluindo vantagens para a memória, o humor, a questão hormonal e efeitos antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Não perca o que a nossa nutricionista explica sobre esses sete alimentos com gorduras boas para a sua saúde:

Você costuma consumir esses alimentos? Então, comente abaixo qual é o seu preferido!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário