5 Benefícios da Vitamina A para o Cabelo

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que fica armazenada no nosso fígado. O nutriente pode ser encontrado de duas formas na nossa alimentação. A primeira é a chamada vitamina A pré-formada, que está presente em produtos de origem animal como peixes, aves e produtos laticínios.

Já a segunda é conhecida como provitamina A e é encontrada em alimentos de origem vegetal como frutas e vegetais. O tipo mais comum de provitamina A é o betacaroteno, que é um tipo de carotenoide e também um antioxidante.

Existem mais de 500 carotenoides conhecidos, substâncias que são definidas como pigmentos encontrados em alimentos de origem vegetal que podem ser transformados em uma forma de vitamina A.

As funções da vitamina A no organismo

Antes de entrarmos propriamente na parte dos benefícios da vitamina A para o cabelo, vamos conhecer quais funções dentro do nosso corpo humano já foram atribuídas ao nutriente.

Pois bem, de acordo com informações, essa vitamina auxilia a formação e a manutenção de tecidos moles, membranas mucosas, pele e dentes saudáveis.

Uma forma ativa da vitamina A, encontrada no fígado de animais, no leite integral e em alimentos fortificados, é conhecida pelo nome de retinol e produz os pigmentos da retina dos olhos.

A vitamina A promove a boa visão, principalmente na baixa luminosidade, e o nutriente pode ser necessário para a reprodução e para o aleitamento.

Quais são os benefícios da vitamina A para o cabelo?

1. Saúde dos cabelos

De acordo com informações, a vitamina A também pode contribuir com a saúde dos cabelos.

Os especialistas em saúde concordam que seguir uma dieta bem equilibrada, que contenha as 13 vitaminas essenciais, pode auxiliar a manter a saúde dos cabelos.

Além da vitamina A, o grupo das vitaminas essenciais inclui as vitaminas do complexo B, a vitamina C, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K.

2. Crescimento dos cabelos

“Todas as células necessitam de vitamina A para crescer. Isso inclui os cabelos, o tecido que cresce mais rápido no corpo humano”, declarou a nutricionista Kayla McDonell.

A vitamina A é um antioxidante que contribui com a normalização do crescimento das células.

A nutricionista também afirmou em seu artigo que as dietas pobres em vitamina A podem resultar em uma série de problemas, o que inclui a perda dos cabelos.

Ter baixos níveis do nutriente também podem trazer como resultado cabelos secos e quebradiços. A publicação alertou que nos casos em que o cabelo ressecado começar a romper-se nas pontas ou na raiz, a pessoa também pode experimentar a perda dos cabelos.

Os sintomas da deficiência de vitamina A incluem secura nos olhos, cegueira noturna, diarreia e uma diminuição na habilidade para combater infecções.

3. Hidratação do couro cabeludo

A nutricionista Kayla McDonell explicou que outro dos benefícios da vitamina A para o cabelo é que o nutriente auxilia a pele na produção de uma substância oleosa conhecida pelo nome de sebo.

De acordo com McDonell, este sebo hidrata o couro cabelo e contribui com a manutenção de cabelos saudáveis.

4. Auxílio ao combate à quebra dos cabelos

A vitamina A, também conhecida como retinol, pode auxiliar na luta contra a quebra dos cabelos, justamente por auxiliar a secreção do sebo, conhecido por prevenir a ruptura dos fios.

5. Proteção contra os danos dos radicais livres

Graças ao fato de atuar como um antioxidante, a vitamina A também pode proteger os folículos capilares contra os danos provocados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por fazerem mal ao organismo.

Por outro lado – o excesso de vitamina A não é bom para os cabelos

Conforme encontramos, o consumo excessivo de vitamina A para o cabelo pode provocar problemas como icterícia (amarelamento dos olhos, pele e membranas mucosas), náusea irritabilidade, vômito e, inclusive, a perda de cabelo.

A ingestão de muita vitamina A já foi associada a malformações congênitas, baixa densidade óssea e problemas hepáticos.

Já o Office of Dietary Supplements (Agência de Suplementos Alimentares, tradução livre) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos informou que o excesso do nutriente também pode causar o coma e até a morte.

Em seu artigo publicado, a nutricionista Kayla McDonell também destacou que muita vitamina A pode ser perigoso e que estudos mostraram que a overdose do nutriente pode contribuir com a perda dos cabelos.

Mas quanto é muito vitamina A? A lista a seguir apresenta o limite máximo de ingestão do nutriente para diferentes idades, de acordo com o Office of Dietary Supplements dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos:

  • Nascimento aos 12 meses de idade: 2000 UI (Unidades Internacionais);
  • Crianças de um aos três anos de idade: 2000 UI;
  • Crianças dos quatro aos oito anos de idade: 3000 UI;
  • Crianças dos nove aos 13 anos de idade: 5667 UI;
  • Adolescentes dos 14 aos 18 anos de idade: 9333 UI;
  • Adultos a partir dos 19 anos de idade: 10000 UI.

A agência afirmou que os valores não se aplicam a pessoas que tomem vitamina A por razões médicas e sob acompanhamento médico e que os limites máximos para o betacaroteno e outras formas de provitamina A não foram estabelecidos.

Por isso, se você deseja tomar suplementos de vitamina A para o cabelo ou qualquer outra finalidade, é fundamental que cheque com o médico se isso é realmente necessário para você e qual produto e dosagem é a mais indicada para o seu caso, de modo que não corra o risco de ingerir o nutriente em excesso.

Conversar com o médico antes de tomar o suplemento também é essencial para se certificar de que o produto não é contraindicado para você ou se não faz mal tomá-lo ao mesmo tempo que algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você já utilize.

Você já tinha ouvido falar de benefícios da vitamina A para o cabelo? Já experimentou ou pretende tomar suplementos desse nutriente com esse fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “5 Benefícios da Vitamina A para o Cabelo”

  1. FICO DE BOCA ABERTA PELO QUANTO DE PESSOAS QUE AINDA NÃO SABEM DA IMPORTÂNCIA QUE AS VITAMINAS EM GERAL CAUSAM NO NOSSO ORGANISMO. TEXTO MUITO BEM CONSTRUÍDO COM INFORMAÇÕES CLARAS. CONTINUEM ASSIM, TMJ!

Deixe um comentário