7 Benefícios do Suco de Beterraba – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Não curte muito comer a beterraba na sua salada? Então, que tal dar uma chance a ela dentro de uma bebida? Estamos falando do suco de beterraba!

Não vire a cara para a bebida antes de conhecer os benefícios do suco de beterraba e vantagens que pode trazer para a nossa saúde, que separamos abaixo.

Para que serve? 7 benefícios da beterraba 

Na lista a seguir, você pode conferir alguns dos benefícios do suco de beterraba. Dê uma conferida neles, quem sabe eles não te convencem a incluir a bebida em suas refeições?

1. As propriedades da beterraba

A beterraba é composta em 88% por água, além de ser fonte de outros nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina A, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C e vitamina K.

2. Diminuição da pressão arterial

Pesquisas já mostraram que um dos benefícios do suco de beterraba é a redução da pressão arterial, que acontece em um período de poucas horas.

É provável que o efeito seja observado graças aos altos níveis de óxido nítrico que são encontrados no vegetal. Acredita-se que a substância faça com que os vasos sanguíneos sejam relaxados e dilatados.

3. Performance nos exercícios

Tanto a beterraba quanto o suco de beterraba possuem uma alta quantidade de nitratos. Esses compostos foram apontados por estudos como capazes de ajudar a melhorar a performance atlética, especialmente se estivermos falando de exercícios de resistência de alta intensidade.

Uma pesquisa divulgada em 2011 e realizada por um cientista da Suécia e demais colegas indicou que os nitratos mostraram reduzir o uso de oxigênio durante a prática de atividade física. Isso acontece por meio de uma interferência na eficiência das mitocôndrias, órgãos celulares responsáveis pela produção de energia.

4. Força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca

Mais um dos benefícios do suco de beterraba refere-se ao aumento da força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca. Quem afirmou isso foi o Health Line, que embasou a afirmação em uma pesquisa do ano de 2015.

O estudo em questão apontou que pessoas com a condição que registraram um crescimento de 13% em sua força muscular depois de duas horas após consumirem a bebida.

5. Ação antioxidante

O Health Line também explicou que as beterrabas ganham a sua cor vibrante, graças as chamadas betalainas, substâncias antioxidantes presentes na composição do vegetal. Elas são conhecidas como removedoras de radicais livres, compostos prejudicais ao corpo e associados a problemas como envelhecimento precoce e doenças graves como o câncer.

6. Fonte de potássio

Tomar o suco de beterraba em moderação pode auxiliar a manutenção de níveis ideais de potássio no organismo.

O mineral é importante para o funcionamento adequado dos nervos e músculos, e níveis muitos baixos do nutriente podem causar problemas como cãibras musculares, fadiga, fraqueza e até mesmo ritmo cardíaco anormal, algo que pode colocar a vida em risco.

7. Saúde da gestação

A beterraba é fonte de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico ou folato e que é um nutriente importante para a gravidez. Isso porque a vitamina ajuda a prevenir a ocorrência de anomalias no tubo neural.

O tubo neural é composto por segmentos do corpo humano que dão origem ao eixo central do sistema nervoso na cabeça e na coluna vertebral do neném.

Receita de suco de beterraba

Ingredientes: 

  • 1 beterraba pequena;
  • 1 limão galego;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 ½ copos de água;
  • Pedrinhas de gelo.

Modo de preparo:

Descascar, lavar, cortar e reservar a beterraba; Descascar, lavar, cortar e retirar todas as sementes do limão; Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção das pedrinhas de gelo, e bater bem; Adicionar as pedrinhas de gelo e servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de beterraba natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Cuidados com a beterraba

Vale a pena maneirar no consumo da beterraba, especialmente quem tem propensão ao desenvolvimento de cálculos renais, porque o alimento é rico em oxalato, compostos que podem contribuir justamente com a formação de cálculos nos rins. Essas substâncias também podem interferir com a absorção de micronutrientes.

O vegetal também é composto pelos chamados FODMAPS, carboidratos de cadeia curta que alimentam a bactéria do intestino. Em pessoas sensíveis, como as que sofrem com a síndrome do intestino irritável, esses compostos podem causar perturbações digestivas.

Para quem sofre com pressão baixa, o consumo do suco de beterraba pode ser prejudicial, já que um de seus efeitos é justamente a redução da pressão. A ingestão da bebida pode aumentar os riscos da pressão ficar baixa demais.

O alerta também serve para quem tem hipertensão e segue um tratamento com remédios que provocam a queda da pressão. Vale a pena conversar com o médico e verificar se o uso do suco de beterraba não é contraindicado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava todos esses benefícios do suco de beterraba? Tem o costume de consumi-lo com frequência, ou pretende fazê-lo agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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