Benefícios do suco de beterraba e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 14/01/2021

Já são bastante conhecidos os benefícios que o consumo de beterraba podem trazer para a saúde e a boa forma. Porém nem todo mundo aprecia o sabor dessa raiz, e acabam excluindo-a do cardápio.

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Mas existe uma outra forma de incluir a beterraba no seu dia a dia: o suco de beterraba, que traz todos os nutrientes da raiz, e ainda ajuda na hidratação.

Então, vamos agora conhecer as propriedades nutricionais e os benefícios do suco de beterraba, e ainda aprender como preparar.

Propriedades nutricionais

A beterraba é conhecida principalmente por seus benefícios na prevenção da anemia.

Mas ela tem muitos outros nutrientes, como vitaminas e minerais, que podem ajudar a prevenir e mesmo tratar diversos problemas de saúde, além de contribuir para a boa forma.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de beterraba crua.

ComponenteValor por 100g
Calorias46 kcal
Carboidratos11,1 g
Proteína1,95 g
Gorduras0,09 g
Fibra alimentar3,37 g
Beterraba crua

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Benefícios da beterraba

suco de beterraba
O suco de beterraba é uma ótima forma de consumir o alimento

1. Diminuição da pressão arterial

Alguns estudos, como este que foi publicado no periódico Biomolecules em 2018, mostraram que um dos benefícios do suco de beterraba é a redução da pressão arterial, que acontece poucas horas após o seu consumo.

Os nitratos, presentes no vegetal, ajudam a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.

Além disso, o potássio encontrado em grande quantidade na beterraba também contribui para a redução da pressão arterial, por proporcionar uma maior elasticidade aos vasos sanguíneos.

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2. Performance nos exercícios

O consumo de nitratos ajuda a melhorar a resistência e o desempenho em exercícios, principalmente nos de alta intensidade.

Além disso, o nitrato presente na beterraba mostrou reduzir o consumo de oxigênio durante a prática de atividade física, quando comparado ao seu consumo esperado durante o exercício, o que demonstra que as células estão com uma melhor produção energética.

3. Pode melhorar o desempenho físico de pessoas com insuficiência cardíaca

O nitrato presente na beterraba também pode ajudar pessoas que sofrem com insuficiência cardíaca, conforme demonstrado em um estudo publicado no periódico Current heart failure reports em 2016.

Isso ocorre de forma semelhante àquela vista em exercícios, pois há uma melhora do rendimento energético das células e isso pode ser benéfico para pessoas com insuficiência cardíaca, que comumente tem uma resistência física bastante diminuída.

4. Ação antioxidante

A beterraba é um alimento rico em antioxidantes, que ajudam o corpo a combater os danos causados pelos radicais livres.

Assim, ela contribui para a manutenção de várias funções do organismo, como:

  • Regula o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a evitar reações exageradas, como no caso das inflamações, e ainda contribui para a prevenção do câncer;
  • Reduz o acúmulo de gordura nas artérias, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Mantém a saúde da pele e dos olhos, uma vez que ajuda a conter o efeito dos radicais livres provenientes da exposição à radiação solar, poluição, e outros meios, nesses órgãos.

5. Fonte de potássio

Incluir o suco de beterraba pode prevenir a deficiência de potássio no organismo.

Esse mineral é importante para o funcionamento adequado dos nervos e músculos, e níveis muitos baixos do nutriente podem causar problemas como cãibras musculares, fadiga, fraqueza e até mesmo arritmias cardíacas.

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6. Bom para a saúde da gestação

A beterraba é uma ótima fonte de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, que é um nutriente essencial para a gravidez. Isso porque a vitamina ajuda a prevenir a ocorrência de problemas congênitos no bebê.

Receita de suco de beterraba

Suco de beterraba
Suco de beterraba

Ingredientes: 

  • 1 beterraba pequena;
  • 1 limão galego;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 copo e meio de água;
  • Pedrinhas de gelo.

Modo de preparo:

  1. Descasque, lave e corte a beterraba e o limão;
  2. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção das pedrinhas de gelo, e bata bem;
  3. Por fim, adicione o gelo e sirva-se.

Atenção: O ideal é tomar o suco de beterraba natural imediatamente depois do seu preparo, uma vez que os compostos presentes na bebida podem sofrer oxidação, fazendo-a perder boa parte de seus benefícios. Mas, caso queira guardar o suco para consumir no decorrer do dia, dê preferência a garrafas escuras, que não o deixem exposto à luz.

Dicas e cuidados

  • A beterraba é um alimento rico em oxalatos, compostos que podem contribuir para a formação de cálculos renais. Portanto evite consumi-la em excesso.;
  • Como a beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial, pessoas com tendência a hipotensão, ou pressão baixa, devem consumir o vegetal com cuidado e de forma moderada. O mesmo vale para quem faz uso de algum medicamento que reduza a pressão.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais benefícios sobre a beterraba.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de beterraba crua.

ComponenteValor por 100g
Calorias46 kcal
Carboidratos11,1 g
Proteína1,95 g
Gorduras0,09 g
Fibra alimentar3,37 g
Gorduras saturadas0,01 g
Gorduras monoinsaturadas0,02 g
Gorduras poliinsaturadas0,03 g
Cálcio14,4 mg
Ferro0,32 mg
Sódio9,72 mg
Magnésio21,7 mg
Fósforo19,4 mg
Potássio375 mg
Zinco0,52 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)1,76 mcg
Vitamina A (RAE)0,88 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,02 mg
Tiamina0,04 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C3,12 mg
Equivalente de folato122 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava todos esses benefícios do suco de beterraba? Tem o costume de consumi-lo com frequência, ou pretende fazê-lo agora? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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