7 alimentos probióticos incríveis para a sua saúde

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Os probióticos são microrganismos benéficos que vivem no organismo, notavelmente no intestino. A saber, eles trabalham para manter um equilíbrio saudável no corpo, ajudam a função imune e a controlar a inflamação.

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Aliás, quanto mais desses microrganismos benéficos uma pessoa tem em seu corpo, mais eles crescem e reduzem a proliferação dos microrganismos que podem fazer mal e causar doenças.

Além disso, quanto mais probióticos ela tem no intestino, mais saudável o órgão é e melhor ele funciona.

Tudo isso para dizer que vale muito a pena adicionar alimentos probióticos nas refeições do dia a dia. Por exemplo:

1. Iogurte

Iogurte

Mas é o iogurte natural, sem sabor e sem açúcar. Melhor ainda se você conseguir produzir a sua própria cultura de iogurte em casa. Para isso, você precisa apenas do fermento lácteo ou de um iogurte natural de boa qualidade (feito com dois, três ingredientes no máximo) e de leite.

Então, aproveite que está por aqui para conhecer os benefícios do iogurte e aprender como fazer iogurte natural em casa.

2. Kefir

Ele pode ser feito com leite ou água. Ambos são poderosos probióticos e, inclusive, trazem mais benefícios do que o iogurte. No entanto, o kefir de leite é ainda mais benéfico do que o kefir à base de água. Conheça os benefícios e aprenda como fazer kefir.

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3. Chucrute

É basicamente o repolho fermentado. Mas, ao comprar o chucrute, é importante que você opte por um que não seja pasteurizado, pois esse processo mata os probióticos do alimento.

4. Kombucha

A bebida é feita com uma base de chá preto ou chá verde que se mistura com açúcar para fermentar e gerar as substâncias benéficas. Aprenda mais sobre o kombucha com o vídeo a seguir:

5. Picles

O mais comum deles é feito com pepino. Entretanto, existem outros tipos. Aliás, todos os vegetais fermentados são probióticos e, portanto, são interessantes para o organismo.

Mas aqui vale o mesmo conselho do chucrute: ao comprar picles já pronto, evite aqueles que são pasteurizados, para não ficar sem os probióticos.

6. Coalhada

É um alimento comum no Brasil, que também é fácil de preparar em casa. Aliás, aproveite para conhecer algumas receitas de coalhada light.

Por outro lado, se preferir comprar a coalhada industrializada, não leve a pasteurizada, pois como você deve bem se lembrar, ela não terá os probióticos.

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7. Tempeh

Tempeh

Trata-se de um produto de fermentação da soja. Ou seja, é uma boa alternativa para quem segue um estilo de vida vegano, já que além de ser probiótico, o alimento tem uma grande capacidade nutricional.

Mas você pode tentar fazer o seu próprio tempeh em casa! Conheça algumas receitas de tempeh light.

Vídeo

A nossa nutricionista também fala sobre esses poderosos probióticos no vídeo a seguir:

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia esses probióticos? Costuma usar algum deles? Então, cite o seu preferido nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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