Especialista da Área:

8 Benefícios do Cogumelo Crimini – Receitas e Dicas

🕐 23/12/2019

Os cogumelos marcam presença em pratos diferentes e um pouco mais sofisticados, podendo contribuir para a variedade do cardápio da sua dieta. Com diversas propriedades positivas, além de seu sabor, os benefícios do cogumelo crimini podem ser convenientes para a perda de peso e melhora da sua qualidade de vida.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse cogumelo e ficar por dentro de dicas que podem ajudar no preparo de deliciosas receitas.

Ο que é?

O cogumelo crimini é um pouco menor que o conhecido PortoBello. Seu tamanho se justifica pela colheita precoce, sendo retirado ainda pequeno, e consistência mais firme.

Ao consumir 100 gramas de cogumelo crimini, você estará adicionando apenas 28 calorias ao seu cardápio (cada unidade contém 3 a 4 calorias), o que pode ser considerado interessante para quem está de dieta.

Ele é um bom aliado para manter o corpo nutrido, pois é rico em inúmeras vitaminas e minerais, além de prevenir diversas doenças. Vamos conferir agora alguns dos benefícios do cogumelo crimini para a saúde e boa forma.

1. Vitaminas e minerais – Nutritivo e baixo em calorias

O cogumelo crimini destaca-se pelo baixo percentual de calorias, carboidratos, e baixo índice de sódio e gordura, além de ser livre de colesterol. Ao adicioná-lo às suas receitas, ainda é possível contar com uma fonte extra de selênio, que é favorável à prevenção de câncer.

Os benefícios do cogumelo crimini ainda se estendem ao coração, pois o potássio, cobre, fósforo e zinco presentes no alimento reduzem a possibilidade da ocorrência de acidente vascular cerebral, controlando ainda a sua pressão arterial. As vitaminas de complexo B e pantocênico também estão na composição desse potente alimento.

2. Alzheimer

A porção de niacina contida no cogumelo pode contribuir para a prevenção da doença de Alzheimer. Pesquisas realizadas comprovaram que a niacina contida nos alimentos possui poder superior às pílulas de suplementação, então por que não investir em um alimento tão funcional? Essa vitamina ainda pode ser oportuna para limitar a ação de homocisteína, que é um aminoácido característico por desencadear derrames e ataques cardíacos.

3. Humor e sono

O cogumelo crimini é fonte de triptofano, que nada mais é que um aminoácido que age diretamente sobre o neurotransmissor serotonina, importante para a produção de vitamina B3. A substância também é responsável por benefícios do cogumelo crimini como favorecer a qualidade do seu sono e bom humor.

4. Câncer

Diz-se que os cogumelos possuem um composto importante para a redução de estrogênio no corpo, agindo a favor da prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de mama e próstata.

O benefício preventivo é justificado pela presença de ácido linolênico conjugado, que é um ácido graxo que apoia a ligação de enzimas conhecidas como aromatase, reduzindo a produção de estrogênio. É dito que o crescimento dos tumores da mama está diretamente ligado ao estrogênio, e com esse bloqueio o risco se torna menor.

As células cancerosas vão em contrapartida às inflamações, e os benefícios do cogumelo crimini incluem um poder anti-inflamatório e antioxidante. Com o fortalecimento do sistema imunológico, essas células perdem a força, e a possibilidade de se desenvolverem torna-se muito pequena.

5. Ação antioxidante

Há ainda benefícios do cogumelo crimini para o sistema imunológico, pela atuação da L-ergotioneína, um antioxidante muito funcional para a proteção das células, principalmente quando o assunto é UV e ação de radiação e saúde do fígado.

Aponta-se, também, este antioxidante como promissor para o tratamento de doenças crônicas. O alimento ainda é fonte de outros antioxidantes, como riboflavina, e minerais como cobre e selênio.

6. Colesterol

Se você sofre com desequilíbrios de colesterol, saiba que os benefícios do cogumelo crimini podem ser muito pertinentes em sua alimentação, pois o alimento conta com a presença de fibras dietéticas convenientes para manter seu colesterol em níveis saudáveis.

7. Vitamina D

A vitamina é muito associada à luz solar, mas dentre os vegetais e frutas, o cogumelo apresenta-se com destaque.

8. Metabolismo

Importante para a transformação de carboidratos em energia, o complexo de vitaminas B está mais que presente no cogumelo crimini, o que é interessante para quem deseja comer o alimento para conquistar a boa forma.

Escolhendo cogumelos

Se você está na loja ou supermercado, e não sabe como escolher os melhores cogumelos, tente encontrar aqueles com textura mais lisa, sem arranhões ou qualquer tipo de manchas, principalmente mais escuras. Fuja também daqueles que estiverem úmidos ou quebrados.

Preparo de Crimini

Se você tem dúvidas sobre o preparo para aproveitar os benefícios do cogumelo crimini, confira a seguir algumas receitas para incrementar a sua dieta.

1. Crimini ao molho para massas

123 calorias por porção.

Ingredientes:

  • Cebola picada;
  • Alho;
  • Cogumelo crimini picado;
  • Salsinha picada.

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho, em seguida, acrescente o cogumelo.

Deixe no fogo por 15 minutos, misturando a salsa picada, para finalizar.

Disponha sobre a massa escolhida.

2. Cogumelos acebolados

154 calorias por porção.

Ingredientes:

  • 450 gramas de cogumelo crimini fatiado;
  • Caldo light de tempero a seu gosto;
  • 1 colher (de chá) de molho a seu gosto;
  • 2 pitadas de alecrim;
  • Alho picado a gosto.

Modo de preparo:

Dissolva o caldo de tempero em água, em uma frigideira, em fogo médio.

Assim que dissolver, adicione o alho, e frite-o um pouco, acrescentando o cogumelo fatiado, em seguida, e mantenha a frigideira fechada, por 3 minutos.

Abra e mexa, até o líquido evaporar, e os cogumelos dourarem.

Transfira para um recipiente, cobrindo com azeite ou molhos a gosto.

Essa receita serve 2 pessoas.

3. Salada de cogumelos com ervilhas

77 calorias por porção.

Ingredientes:

  • 200 gramas de ervilhas;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 400 gramas de cogumelo crimini cortadinho;
  • Pimenta a gosto;
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, após ferver a água, coloque a ervilha para cozinhar, até ficar macia, cerca de 5 minutos. (Se desejar ervilhas mais macias, acrescente mais 2 ou 3 minutos de cozimento).

Disponha o azeite em uma frigideira, e em seguida, frite o alho, por cerca de 1 minuto.

Adicione o cogumelo, sem parar de mexer, até evaporar todo o líquido. Isso deverá levar uns 5 minutos.

Leve o conteúdo a um recipiente, cobrindo-o com pimenta e sal a gosto. Cubra os cogumelos com as ervilhas cozidas. Tempere a gosto, servindo a seu gosto.

O que você achou dos benefícios do cogumelo crimini para a saúde e boa forma? Pretende experimentar uma dessas receitas para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário