Benefícios da pasta de amendoim – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 04/01/2021

Conheça os benefícios da pasta de amendoim, saiba para que serve este alimento e entenda como fazer para utilizar este produto no seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas vêm buscando formas naturais para permanecer em forma. E com o aumento do número de academias, alguns produtos se tornaram bem populares e estão mais presentes no nosso dia a dia.

E assim o consumo da pasta de amendoim vem ganhando cada vez mais adeptos. Ela já é um produto bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que está se popularizando no Brasil em função das seus benefícios para a saúde e boa forma.

O que é a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim, também chamada de manteiga de amendoim, é um produto muito famoso e bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que se tornou conhecido no Brasil nos últimos anos, sendo principalmente utilizado pelos praticantes de atividades físicas.

Ela é feita a partir do amendoim triturado, e pode ter outros ingredientes adicionados, como sal e açúcar. Por isso é importante sempre ler o rótulo desse produto antes de comprá-lo.

Benefícios da pasta de amendoim

Vamos conhecer os benefícios que o consumo da pasta de amendoim pode trazer para a saúde e a boa forma.

Pasta de amendoim no pão ou torrada
A pasta de amendoim combina com pão ou torrada

1. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

As vitaminas presentes na manteiga de amendoim, como a vitamina B6, ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

Isso ocorre porque essas vitaminas agem diretamente na produção das células do sangue.Além disso, um estudo de 2017 publicado no periódico The American journal of clinical nutrition demonstrou que o consumo regular de pasta de amendoim pode ser útil na prevenção de alguns tipos de câncer do sistema digestivo.

E resultados semelhantes, mas desta vez com relação ao câncer de pâncreas, foram encontrados em um outro estudo, publicado no periódico Cancer epidemiology, biomarkers & prevention em 2018.

2. Ajuda no emagrecimento

À primeira vista, a pasta de amendoim parece ruim para quem está querendo perder peso, uma vez que é rica em calorias e gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, ao contrário do que se imagina, este alimento é rico em nutrientes, como fibras e proteínas, que são fundamentais para auxiliar no controle do apetite, e consequentemente reduzir a ingestão diária de calorias.

Mas é preciso sempre tomar cuidado com a quantidade de calorias diárias, caso contrário, o consumo da pasta de amendoim pode levar ao ganho de peso.

3. Melhora a saúde dos ossos

Um artigo publicado no periódico Osteoporosis Canada mostra que o consumo de manteiga de amendoim, assim como de outras amêndoas, pode ajudar a manter a saúde dos ossos.

Isso ocorre porque o amendoim é rico em proteínas, magnésio e outros minerais, todos nutrientes importantes para a manutenção da saúde óssea.

4. Auxilia na recuperação e no crescimento muscular

A manteiga de amendoim é um alimento rico em proteínas, e seu consumo ajuda na recuperação muscular após o exercício e no aumento da massa magra.

Assim, ela é uma ótima aliada para quem faz musculação, desde que seja consumida sem exageros.

5. Ajuda a prevenir o desenvolvimento da diabetes

Outro benefício da pasta de amendoim é a redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Esse efeito foi avaliado em um estudo americano, publicado no periódico JAMA.

Nele os pesquisadores avaliaram a influência do consumo de gorduras insaturadas, presentes no amendoim e na pasta produzida a partir dele, sobre os níveis de glicose e de insulina.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles descobriram que existe uma relação benéfica entre esses nutrientes e a saúde, e que seu consumo, sem exageros, reduz o risco de diabetes tipo 2.

6. Excelente fonte de energia

A pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia, pois além de conter uma quantidade alta de calorias, ela também é rica em gorduras saudáveis e carboidratos.

Por isso o uso da pasta de amendoim é tão difundida entre atletas e pessoas que precisem de maiores quantidades de energia ao longo do dia.

Pasta de amendoim feita em casa
Pasta de amendoim feita em casa

Cuidados

O amendoim é um alimento comumente contaminado por fungos que produzem toxinas, como as aflatoxinas, e dessa maneira, a sua ingestão pode causar problemas de diferentes gravidades, dependendo do tipo de exposição:

Aguda: Ocorre quando há a ingestão de grandes quantidades de alimentos contaminados, e pode causar um quadro de intoxicação alimentar, com sintomas como:

  • Febre;
  • Vômitos;
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos.

Crônica: Ocorre quando há a ingestão de pequenas quantidade de aflatoxinas, por um longo período de tempo. Nesse caso a intoxicação pode levar ao aparecimento de câncer de fígado.

Assim, é importante conhecer a procedência do amendoim usado para a fabricação da pasta, sempre que possível.

Quanto comer de pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um produto fácil de ser incluído em quase qualquer refeição. Normalmente ela é acrescentada em sanduíches, saladas mas pode ser usada também em refeições doces, como bolos e sobremesas.

O ideal é realizar o consumo de 2 colheres de sopa por dia, ou cerca de 30 g, sendo suficiente para trazer muitos dos benefícios da pasta de amendoim para a saúde.

Esta quantidade poderá variar em função de cada pessoa, podendo ser usado em maiores quantidades por atletas, por exemplo, principalmente os praticantes de fisiculturismo.

Assista ao vídeo abaixo para saber 10 maneiras de usar a pasta de amendoim, ou continue para ver duas receitas bem simples de pasta de amendoim caseira.

Receita 1: Creme de pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 500g de amendoim sem casca e sem pele torrado;
  • Uma xícara e meia de açúcar;
  • Óleo de amendoim, ou outro óleo vegetal;
  • 1 colher de chá rasa de sal.

Preparo:

  1. Coloque os amendoins em um processador de alimentos ou liquidificador, triturando até obter um farelo homogêneo;
  2. Depois acrescente o sal, metade do açúcar e 3 colheres de sopa do óleo;
  3. Então misture com o liquidificador (ou processador de alimentos) novamente, até virar uma massa homogênea
  4. Em seguida acrescente o restante do açúcar e misture com a colher;
  5. Depois acrescente óleo o suficiente para que o liquidificador consiga movimentar toda a mistura lentamente, porém sem deixar que fique muito oleosa;
  6. Por fim, coloque em um vidro ou pote com tampa e deixe descansar na geladeira por 24 horas antes de consumir.

Receita 2:  Pasta de amendoim light

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal;
  • 1 colher de chá de adoçante em pó;
  • Óleo vegetal.

Preparo:

  1. Coloque o amendoim torrado em uma assadeira e leve ao forno baixo por cerca de 5 minutos;
  2. Em seguida bata no liquidificador ou processador até que vire uma pasta, acrescentando um pouco de óleo somente para deixar homogêneo;
  3. Depois acrescente o adoçante;
  4. Por fim, misture novamente e coloque em um pote com tampa. Consuma nos próximos dias.

Outros vídeos sobre a pasta de amendoim.

E aí, gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios da pasta de amendoim para a saúde e boa forma? Tem costume de consumi-la no seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média 3,87)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

22 comentários em “Benefícios da pasta de amendoim – Como fazer”

  1. Tenho incluído a pasta integral, e realmente ajuda muito na saciedade. Amo os vídeos da dra. Patrícia, parabéns!

    Responder
  2. Pensa numa pessoa viciada em pasta de amendoim ,euuuuu amooo todos os dias ela está presente nas minhas refeições ?.

    Responder
  3. Não acrescento nada em minha pasta de amendoim, simplesmente levo ao fogo para taquecer e ficar mais fácil retirar a casca… depois de retirada a casca, levo um minuto (para meio quilo) ao microondas para aquece-lo e dali direto para o processador, deixa bater até que fique com uma consistencia liquido pastosa bem brilhante, o que significa que o óleo foi extraido das fibras …tá pronta a sua pasta… se quiser colocar açucar, ponha, mas o meu vai purinho mesmo…não precisa acrescentar nada nada…

    Responder
    • Gostei muito do artigo.
      Eu comprei várias marcas, mas algumas são tao artificiais que nem parecem feitas com amendoim.

      Gostei muito da Supply Life (principalmente da Tradicional) e também gostei da Tunder (com gengibre).

      Você sabe indicar outras marcas gostosas e naturais que entreguem aqui em Minas?

      Desde já, Obrigada!

      Responder
      • A cremosa você pode comprar no site da Growth Suplements. É direto da fábrica, então sai bem em conta.
        Já a granulada (minha preferida) para mim, a melhor que existe no mercado brasileiro é a Overrun. Ela é a mais tostada, então tem um sabor delicioso.

        Responder
    • Recebi a prescrição de um Endocrinologista em minha dieta alimentar. Já se passaram 4 meses os resultados são os que estão relados nas propriedades acima. É o que muito eficiente.

      Responder
  4. Gosto de pasta de amendoim e eu mesmo faço a minha e não coloco nem óleo nem açúcar porque o amendoim só já fica cremoso e e muito gostosa

    Responder
  5. Nunca comi pasta de amendoim que mim lento. Mais gostei em saber fé ganho de massa muscular. Porque sou corredor. Amendoim já comi muito. Gistei@

    Responder
  6. Muito boas as informações ! Esclareceram algumas dúvidas. Eu amo a pasta de amendoim eestou utilizando substituindo as maragarinas manteigas gordurosas.
    Obrigada.

    Responder
  7. Sou ciclista faço trilhas, tenho 55 anos, qual a quantidade que devo comer, antes de começar à pedalar, devo comer com tapioca/ pão de forma…

    Responder
    • Eu aprendi a comer com banana ou com geleia, mas eu queria comer de outra formas que ainda fossem saudáveis. Mas todas as receitas ou formas de usar essa pasta são fora da minha realidade ou sendo colocado junto de wey Protein, que por sinal eu não gosto!
      Alguém pode me ajudar? Ou dar alguma dica sobre como usar ou onde procurar receitas?

      Obrigada *-*

      Responder
  8. Como a Maria Celia disse, não e preciso adicionar qualquer oleo, pois o amndoim ja possui em sua composição uma gordura que ao ser processada se torna oleo.
    Acabei de fazer aqui em casa,e so bato ele torrado e moido por 15m direto sem parar.

    Responder
  9. Muita boa a matéria, porém cabe ressaltar que não é necessário qualquer ingrediente além do amendoim. Basta processá lo. O próprio amendoim contém um óleo que sobe à superfície ao final do processo.

    Na hora de consumir podemos adoçar de diversas maneiras: uva passa picada. Ameixa seca picada. Geléia ou melado de cana de açúcar.

    Responder