8 Benefícios do Suco de Ameixa – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Quantas vezes nós consumimos uma bebida ou comemos um alimento e nem pensamos nos efeitos que eles podem provocar dentro do nosso organismo? Muitas, não é mesmo? Até porque não é incomum escolhermos um produto muito mais por seu sabor do que por conhecer as suas propriedades nutricionais.

No entanto, abaixo nós vamos conhecer alguns dos benefícios do suco de ameixa que mostram como a bebida pode fazer bem para a nossa saúde e boa forma. Para quem não tem costume de tomar o suco, eles poderão servir de motivo para dar uma chance para a bebida.

8 benefícios do suco de ameixa 

1. Combate à prisão de ventre

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador da Universidade de Illinois, M. Stacewicz Sapuntzakis, e divulgada no Critical Reviews in Food Sciense and Nutrition (Revisões Críticas em Ciência e Nutrição, tradução livre) indicou que as ameixas secas e seus derivados, como o suco de ameixa seca, podem prevenir a prisão de ventre.

Se depois de consumir as ameixas secas ou tomar o suco feito com elas, a sua prisão de ventre não melhorar, aconselha-se a procurar um médico, de preferência antes de experimentar sintomas como dor abdominal ou retal, fezes com sangue, fezes finas e perda de peso inexplicada.

2. Fonte de nutrientes

A ameixa serve como fonte de nutrientes como carboidratos, potássio, cobre, manganês, magnésio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

3. Fonte de antioxidantes

O suco de ameixa é rico em antioxidantes, substâncias importantes para o combate aos chamados radicais livres, compostos maléficos ao organismo que estão associados ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce.

A nutricionista Keri Glassman escreveu eu seu livro “The O2 Diet” (A Dieta O2, tradução livre) que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes promove uma dieta saudável com a proporção ideal de nutrientes, o que auxilia a perda de peso.

4. Melhoria da saúde cardiovascular

As ameixas possuem flavonoides e compostos fenólicos que trazem efeitos anti-inflamatórios em diferentes células do corpo. Alimentos anti-inflamatórios ajudam a prevenir condições como colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares.

A vitamina K presente na fruta também é útil neste sentido, porque previne a calcificação das artérias, que é umas das principais causas para o ataque no coração.

Além disso, um estudo do ano de 2014 publicado no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição, tradução livre) e feito por um pesquisador da Espanha e demais colegas indicou que a ingestão de vitamina K na dieta está associada à diminuição do risco de mortalidade cardiovascular em uma população mediterrânea com alto risco para doenças cardiovasculares.

5. Saúde da pele

A vitamina C presente no suco de ameixa pode beneficiar a saúde da pele.

Um estudo do ano de 2007, publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) e realizado por um cientista do Reino Unido e seus colegas, avaliou mais 4 mil mulheres com idade entre 40 e 74 anos e descobriu que a ingestão maior do nutriente diminuiu a probabilidade de uma aparência enrugada e da secura da pele, além de ter ajudado a desacelerar o envelhecimento naturalmente.

Como informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina C trabalha ainda na produção do colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele e em outras estruturas do corpo como a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos.

6. Saúde dos ossos 

Os polifenóis e o potássio encontrados nas ameixas são bons para a saúde dos ossos porque reforçam a densidade óssea e previnem a perda óssea, o que é especialmente benéfico para quem sofre com osteoporose.

O mineral é necessário também para proteger os ossos de se tornarem fracos e propensos a fraturas. Níveis baixos de potássio podem resultar em ossos desmineralizados, fracos e porosos, o que aumenta o risco de fraturas e osteoporose.

7. Ajuda a prevenir contra doenças no fígado 

O suco de ameixa seca e outros produtos obtidos a partir da ameixa podem oferecer proteção contra doenças hepáticas. A afirmação tem como base um estudo de oito semanas de duração em que os pesquisadores identificaram uma melhoria na função hepática depois da introdução do suco de ameixas secas e de ameixas secas inteiras na dieta.

Foi observada ainda a melhoria de um marcador que é liberado em grandes quantidades no sangue quanto o fígado está danificado ou doente. O estudo foi realizado com 166 voluntários, que foram divididos em três grupos, e feito por um pesquisador do Paquistão, ao lado de outros colegas e divulgado no ano de 2010.

8. Ajuda a baixar o colesterol

O suco de ameixa integral, não coado, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. Por ser rico em fibras solúveis, ele interfere na absorção de colesterol.

Como fazer – Receitas de suco de ameixa 

1. Suco de ameixa natural

Ingredientes: 

  • 5 ameixas frescas;
  • ½ l de água;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as ameixas, cortá-las ao meio e remover os caroços; Bater no liquidificador com a água por alguns segundos; Adicionar o gelo e o açúcar ou adoçante e bater mais um pouco. Na sequência, servir-se imediatamente.

2. Suco de ameixa com mamão para prisão de ventre

Ingredientes: 

  • 5 ameixas;
  • 1 laranja;
  • 200 ml de água mineral;
  • 2 colheres de sopa de linhaça;
  • 1 fatia média de mamão.

Modo de preparo:

Lavar bem todas as frutas, cortar o mamão, as ameixas e a laranja ao meio e retirar as suas sementes; Juntar as frutas e os outros ingredientes no liquidificador e bater bem. Servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco de ameixa natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Cuidados com as ameixas 

Pessoas com histórico de cálculos renais devem evitar o consumo de ameixas devido ao fato delas conterem oxalatos, substâncias que podem formar pedras nos rins ou na bexiga.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava todos esses benefícios do suco de ameixa para a saúde e boa forma? Pretende incluí-lo mais frequentemente em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,57 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “8 Benefícios do Suco de Ameixa – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Eu adorei as dicas.
    Porém por desatenção, bati as ameixas com caroços. Tem algum problema?
    Ficou bem batido mesmo.
    Posso ingerir desta forma?
    Obrigada!