Especialista da Área:

8 Benefícios do Suco de Cupuaçu – Como Fazer, Receitas e Dicas

O cupuaçu é uma fruta típica região amazônica, que pode ser encontrada em países da América do Sul como Brasil, Colômbia e Peru. O alimento é proveniente de uma árvore conhecida pelo nome de cupuaçueiro e pode ser utilizado em receitas de mousse, geleias, doces, sorvetes, compotas, licores e vinhos.

Entretanto, uma maneira clássica e simples de incluir o cupuaçu na dieta é por meio do preparo de um suco. Ficou curioso para saber como fazer a receita da suco de cupuaçu? Vamos conhecer alguns benefícios que o suco de cupuaçu pode trazer para a saúde do nosso organismo e como fazer suas receitas.

8 benefícios do suco de cupuaçu

1. Fonte de nutrientes

O cupuaçu é composto por nutrientes importantes para o funcionamento do organismo humano como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, fibras, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.

Para aproveitar melhor os componentes da fruta, recomenda-se que o suco não seja coado. É bom tomar o suco de cupuaçu natural logo depois de preparado, para não perder parte de suas vitaminas.

Além disso, vale outra ressalva – o preparo do suco com a polpa congelada da fruta também pode apresentar esses nutrientes, porém, as quantidades encontradas dessas substâncias podem ser menores, na maioria dos casos.

Isso pode ser visualizado e comparado por meio das tabelas nutricionais de 100 g da fruta cupuaçu e de 100 g da polpa congelada de cupuaçu, da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):

Polpa congelada de cupuaçu – 100 g

Carboidratos11,4g4%
Proteínas0,8g1%
Gorduras saturadas0,3g1%
Gorduras monoinsaturadas0,1g
Fibra alimentar1,6g6%
Fibras solúveis0,1g
Cálcio5,5mg1%
Vitamina C10,5mg23%
Piridoxina B60,1mg8%
Fósforo14,2mg2%
Manganês0,2mg9%
Magnésio13,9mg5%
Lipídios0,6g
Ferro0,3mg2%
Potássio291,1mg
Cobre0,1ug0%
Zinco0,2mg3%
Tiamina B10,1mg7%
Riboflavina B20,1mg8%
Sódio0,7mg0%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Cupuaçu cru – 100 g

Carboidratos10,4g3%
Proteínas1,2g2%
Gorduras saturadas0,4g2%
Gorduras monoinsaturadas0,2g
Gorduras poliinsaturadas0,1g
Fibra alimentar3,1g12%
Fibras solúveis0,1g
Cálcio13,1mg1%
Vitamina C24,5mg54%
Piridoxina B60,1mg8%
Riboflavina B20,0mg0%
Fósforo21,3mg3%
Manganês0,1mg4%
Magnésio18,2mg7%
Lipídios1,0g
Ferro0,5mg4%
Potássio331,0mg
Cobre0,1ug0%
Zinco0,3mg4%
Niacina4,3mg24%
Tiamina B10,4mg29%
Sódio3,2mg0%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

2. Fonte de antioxidantes

O suco de cupuaçu serve como fonte de antioxidantes e pode contribuir com o combate aos radicais livres, ação trazida pela substância.

Isso é importante porque os radicais livres são causadores de doenças perigosas como o câncer, além de promoverem o envelhecimento precoce. 

3. Energia 

Para quem pratica treinamentos físicos intensos, a combinação do cupuaçu com o açaí pode contribuir em relação à recuperação e ao fornecimento de energia ao corpo.

O cupuaçu proporciona efeito energético sem apresentar teores de cafeína em sua composição.

4. Efeito diurético

O suco de cupuaçu fornece também um efeito diurético. Isso significa que ele auxilia na eliminação do excesso de água no organismo por meio da urina, contribuindo com o combate ao inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no corpo.

5. Fortalecimento do sistema imunológico 

Os antioxidantes encontrados na fruta também fazem com que ela contribua com o fortalecimento do sistema imunológico do nosso organismo e, por consequência, com o combate a doenças.

Entre os compostos antioxidantes do cupuaçu estão os seus polifenóis e as suas vitaminas. Daí a importância de tomar o suco de cupuaçu logo que pronto, para não perder os benefícios das vitaminas, como citamos acima.

6. Saúde cardiovascular

O cupuaçu também pode ajudar a fortalecer o sistema cardiovascular, colaborando com a proteção das paredes das artérias contra danos que podem causar doenças cardíacas.

7. Auxílio ao aumento da resistência

O suco de cupuaçu contribui com o estímulo ao sistema imunológico para que ele aumente a resistência e a energia do corpo de maneira parecida com a que fontes artificiais de cafeína atuam.

8. Controle do colesterol 

Os ácidos graxos essenciais encontrados na composição do cupuaçu contribuem com a diminuição dos níveis de LDL no organismo, substância que também é conhecida pelo nome de colesterol ruim.

Suco de cupuaçu engorda? 

É possível encontrar 36 calorias em 100 g de uma polpa congelada integral de cupuaçu. Por sua vez, 100 g da fruta carregam 49 calorias. Não se trata de uma quantidade elevada, não é mesmo?

Logo, não é de se esperar que o suco de cupuaçu contribua com o aumento de peso. Entretanto, antes de bater o martelo, precisamos entender que o suco é preparado com outros ingredientes e acompanhamentos que podem ou não estimular o aumento de peso.

Por exemplo, na receita de suco de cupuaçu com água que você verá no próximo tópico, a bebida foi preparada com a polpa, água e açúcar, resultando em uma estimativa de 38 calorias por porção. Não é muito, certo?

E se a pessoa quiser reduzir ainda mais o teor calórico, ela pode utilizar um adoçante zero calorias, por exemplo, em sua receita.

No entanto, quanto mais acompanhamentos formos adicionando a bebida, mais calórica ela tende a ficar. Por exemplo, na segunda receita do tópico abaixo, nós trazemos o suco de cupuaçu com leite, cuja estimativa já é de cerca de 117,5 calorias.

Já se outros complementos como o leite condensado forem adicionados à receita, as calorias serão mais altas e a tendência é que a bebida se torne mais propensa a estimular o aumento de peso. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, recomenda-se que o seu suco de cupuaçu seja mais simples, somente com a água e a fruta, além de um ingrediente para adoçar, se assim você desejar.

Obviamente, não basta somente fazer uma versão mais light do suco de cupuaçu, se toda o restante da sua alimentação não for de qualidade, não é mesmo? Portanto, além de tomar cuidado com o suco, certifique-se de que toda a sua dieta seja controlada, equilibrada, saudável e nutritiva.

Como fazer suco de cupuaçu

1. Receita de suco de cupuaçu com água

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de cupuaçu integral;
  • ½ l de água mineral;
  • Gelo a gosto;
  • 4 colheres de chá de açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar a polpa de cupuaçu e a água no liquidificador. Bater até adquirir uma bebida cremosa e homogênea;
  2. Adoçar com o açúcar a acrescentar o gelo a gosto.

Ela rende quatro porções, com um total estimado de 38 calorias em cada uma delas.

2. Receita de suco de cupuaçu com leite

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de cupuaçu integral;
  • 2 xícaras de leite integral (ou desnatado);
  • ½ xícara de gelo;
  • 6 colheres de chá de açúcar (ou adoçante a gosto).

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes ao liquidificador;
  2. Bater bem, passar para uma jarra e servir-se.

A bebida rende quatro porções, sendo que cada uma delas apresenta uma estimativa de aproximadamente 117,5 calorias.

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do suco de cupuaçu para a saúde? Já experimentou essa bebida? Pretende aprender como fazer as receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...

4 comentários em “8 Benefícios do Suco de Cupuaçu – Como Fazer, Receitas e Dicas”

Deixe um comentário