8 Dicas Fáceis Para Comer Menos Açúcar

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Comer muito açúcar faz mal para a sua saúde. Você já deve ter escutado isso antes. O consumo excessivo pode aumentar o risco de obesidade, doenças cardíacas e uma série de outras complicações.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o adulto médio não ingira mais do que 25 gramas de açúcar por dia, mas comer mais do que isso é muito fácil.

Uma única lata de Coca-Cola, por exemplo, contém cerca de 39 gramas de açúcar, sem contar que existem vários elementos que as pessoas nem imaginam que estão repletos de açúcar, como por exemplo hambúrgueres e iogurtes gregos “saudáveis”.

Diminuir a sua ingestão de açúcar é uma escolha inteligente, mas é difícil saber por onde começar. Se você está querendo diminuir o açúcar, comece seguindo essas 8 dicas fáceis para comer menos açúcar.

1. Comece pela manhã

Diminuir o açúcar que você coloca toda manhã no seu café pode ser um ótimo começo. Tente reduzir de pouquinho em pouquinho. Experimente a canela, se o seu paladar se adaptar bem a ela pode ser uma opção para substituir o açúcar.

2. Pare com o hábito de tomar refrigerante 

Diet ou normal, beber qualquer tipo de refrigerante faz mal para a saúde, ajuda a ganhar peso e aumenta a ansiedade.

Como foi dito antes, uma lata de Coca-Cola contém 39 gramas de açúcar, mais do que a dose de açúcar suficiente diária para uma pessoa. E mesmo o Diet, que diz na embalagem que é sem açúcar, não ajuda em nada na luta contra este alimento.

De acordo com um estudo publicado no Yale Journal of Biology e Medicine, os adoçantes artificiais destas bebidas fazem com que as pessoas comam mais, para compensar a falta de calorias contidas nas bebidas.

Os adoçantes artificiais não oferecem as mesmas recompensas biológicas que os adoçantes naturais como da saciedade, fazendo com que quem o beba procure algo calórico para comer.

3. Coma algo saudável antes de ir ao supermercado

Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que comer algo nutritivo antes de ir fazer as compras no supermercado, como uma maçã por exemplo, pode fazer com que a pessoa compre 25% mais frutas e legumes do que normalmente faria.

Menos itens açucarados no seu carrinho significa que haverá menos itens açucarados em casa, e consequentemente dentro do seu corpo.

4. Fuja da zona de perigo do supermercado

Agora que você já comeu a sua maçã, evite passar nos corredores do supermercado cheio de comidas açucaradas, pois assim será mais fácil de resistir a elas.

5. Encontre um novo condimento favorito

Ketchup pode ser algo divino, mas um dos motivos pelo qual a maioria das pessoas o adoram pode ser porque ele contém um monte de açúcar. A triste realidade é que derramar um monte de ketchup em suas batatas fritas pode ser comparado a jogar muito açúcar em cima delas.

Se você já irá comer batatas fritas, considere trocar o ketchup por um condimento com menos açúcar, como a mostarda por exemplo.

6. Beba mais água

Você tem certeza que está com fome? Muitas vezes a sede e a desidratação podem se disfarçar como fome. Para saber se você está realmente com fome ou é apenas sede, beba um copo de água e espere um pouco. Se você não sente mais fome, seu corpo estava apenas tentando te dizer que estava ressecado.

7. Prefira sempre as frutas frescas

Quando você tiver a oportunidade de escolher, escolha as frutas frescas em vez das frutas secas. As frutas secas possuem muitos dos mesmos benefícios das frescas, mas ao remover a água de um alimento, a quantidade de açúcar fica mais concentrada e de calorias também.

Uma xícara de uvas, por exemplo, contém 15 gramas de açúcar e cerca de 60 calorias. Uma xícara de uvas passas contém 98 gramas de açúcar e quase 500 calorias.

8. Faça seu próprio molho de salada 

Mesmo que os que você compra no supermercado sejam deliciosos, eles contêm muito açúcar, uma média de 2 gramas a cada duas colheres de sopa. Isso pode parecer pouco, mas você colocará muito mais do que duas colheres de molho na sua salada.

Fazer o seu próprio molho de salada é super fácil e barato! Além do mais irá ajudar a dosar a quantidade de açúcar que está ingerindo.

Qual dessas dicas é a mais difícil para você? Largar os refrigerantes é um problema, você não consegue ficar sem ketchup, ou bebe muito pouca água durante o dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário