Você conhecerá a seguir os 8 melhores chás digestivos, que podem ajudar na sua digestão, como tomá-los e algumas dicas importantes para ter mais resultados com os seus chás.
Vários estudos têm demonstrado que beber chá durante ou após as refeições ajuda na digestão, aliviando gases no estômago e outros efeitos digestivos adversos. Mas deve-se ter em conta que nem todos os tipos de chá exercem efeitos benéficos sobre a digestão.
Os motivos de serem chamados assim é porque se tratam de chás que estimulam compostos que aumentam a atividade digestiva, fazendo com que seja muito recomendado que você passe a tomar esse tipo de chá não só no seu período de dieta como também quando você está fora dela.
Os cientistas apenas recentemente descobriram os compostos benéficos do chá, mas as pessoas em geral têm percebido suas propriedades relacionadas ao metabolismo desde a sua criação. Portanto, você pode querer trocar o seu café depois do jantar pelo chá, especialmente se às vezes tem problemas digestivos.
Você que busca soluções naturais para má digestão, vai gostar também de conhercer os remédios mais usados para gases intestistinais, quais são as melhores opções para dor de estômago e ainda conhecer os suplementos de enzimas digestivas.
Por que estes chás ajudam na digestão?
Isto ocorre pois alguns chás estimulam a produção de saliva, bile e suco gástrico. O chá também contém antioxidantes que atuam como agentes anti-inflamatórios poderosos. Mas é importante ressaltar que também existem outros poderosos alimentos anti-inflamatórios, assim como também existem alimentos que são ricos em antioxidantes e que valem muito a pena conhecer e experimentar.
Quais os 8 chás digestivos mais poderosos? Veremos abaixo uma lista deles:
1. Chá verde
Um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, em 2005, descobriu que catequinas do chá verde aumentam a atividade de pepsina, enzima digestiva que decompõe as proteínas no estômago. Embora o chá preto seja da mesma planta, é mais processado do que o chá verde e não tem o mais alto teor de catequina. Por isso, não é um chá para digestão tão potente como o chá verde.
Preparo: Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa da erva. Ferva a água, espere amornar e despeje na xícara. Deixe em infusão por cerca de três minutos. Beba inclusive durante as refeições.
2. Chai
O chamado Chai chá contém uma mistura de especiarias como canela, pimenta, cardamomo e gengibre, especiarias responsáveis por fazê-lo um bom chá para digestão, segundo artigo no site “Yoga Journal”. Ele tem origem na Índia, sendo feito com um pouco de leite.
Preparo: Ferva 500 ml de água, adicione meio copo de gengibre ralado, 5 sementes de cardamomo, 2 unidades de canela em pau. Acrescente 500 ml de leite. Desligue o fogo e coloque 3 colheres (de sopa) de chá preto. Use um tipo de chá preto forte. As marcas inglesas costumam ser as melhores, destacando-se os do tipo Assam e Darjeeling. Ambos deixam o chai encorpado, com boa cor, aroma e sabor. Deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Por último, coe e beba.
3. Chá de alfavaca
Esse chá atua basicamente no estômago. Elimina gases, além de prevenir gastrite e vômitos.
Preparo: Em 1 xícara, coloque 1 colher de sobremesa de folhas e flores. Adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Beba antes das principais refeições.
4. Chá de gengibre
Um dos melhores chás digestivos é o chá de gengibre, sugerido pela maioria dos especialistas em remédios em forma de ervas. Acredita-se que os compostos fenólicos, principalmente gingerol e shagaol, e vários outros óleos voláteis, são os responsáveis pelo efeito benéfico do gengibre no nosso sistema digestivo.
Preparo: Ferva 1 xícara de chá de água com duas fatias de gengibre, raízes de gengibre fresco, em especial raízes da erva fresca, por 5 minutos em fogo baixo. Coe e tome durante as refeições ou logo em seguida, especialmente se o prato principal for à base de carnes.
5. Chá de camomila
A camomila é outra erva conhecida por compor chás digestivos, principalmente por causa de suas propriedades anti-espasmódicas e anti-inflamatórias. Este chá para digestão também é famoso por ser uma bebida calmante, sendo capaz de reduzir o esforço realizado pelo corpo.
Preparo: Coloque 1 colher de chá de flores e adicione água fervente em 1 xícara de chá. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara três vezes ao dia.
6. Chá de hortelã
O chá de hortelã é uma das melhores soluções para os problemas relacionados a gases no estômago, além de acalmar o sistema digestivo, reduzindo a indigestão. A melhor coisa sobre este chá é o fato de ter um único ingrediente, geralmente denominado hortelã-pimenta, e nada mais.
Preparo: Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Beba 1 xícara entre as refeições.
7. Chá de sálvia
Ela estimula a produção de enzimas que participam da digestão, especialmente no estômago.
Preparo: Ponha 1 colher de sobremesa de folhas e flores em 1 xícara de chá e adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara duas vezes ao dia.
8. Chá de alecrim
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, cortam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal.
Preparo: Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.
Isso não quer dizer que estes chás digestivos irão solucionar todos os problemas de digestão, uma vez que ela pode ser causada por muitos fatores. Ainda mais, chás populares como os de alfavaca, alecrim e o de boldo podem causar aborto. Dessa forma, as gestantes devem evitar, por segurança, qualquer chá medicinal para resolver problemas digestivos.
Alguns estudos têm mostrado que os compostos fenólicos presentes no chá interferem na absorção de ferro pela formação de complexos de ferro na mucosa intestinal do estômago. Assim, tomar chá com as refeições não é bom também para pacientes com deficiência de ferro.
O chá verde e de ervas (como o chá de erva-doce) são as melhores opções de chás digestivos, pois contêm grandes quantidades de antioxidantes e polifenóis. Se você conhecer melhor os benefícios do chá verde e os benefícios do chá de erva-doce, verá que sua qualidade de vida, sua disposição e até a prevenção de doenças que eles propiciam, poderão mudar a sua vida de agora em diante.
E, mesmo que não se trate de chás digestivos, o consumo de vários outros tipos de chás é altamente recomendado no seu dia-a-dia e, por isso, vale a pena conhecer outras variedades de chás saudáveis e benéficos para a sua saúde.
Vídeo: Chás para digestão
Saiba mais sobre os chás para digestão no vídeo a seguir.
Gostou das dicas?
Boa noite,tomo uma variedade de chas todos os dias ,me sinto otima,meu organismo é outro,ja perdi até peso ,medidas na cintura,os chas realmente são a melhor escolha que alguem pode fazer ,incluindo no cardapo do dia a dia.
Estou agradecido pelas informações que assim eu recebi de voces…
na verdade eu estava mesmo a precisar de dessas informações para podre melhorar o estado.
obrigado…
Hoje com um mal estar do estômago ,procurei no Google chás digestivos
Então encontrei suas sugestões
Não costumo tomar estes chás
Mas assim que li fiz um de gengibre fresco
E como tenho plantado alecrim e hortelã vou tb tomá-los
Obrigada pela dica