20 remédios para gases intestinais mais populares

Especialista da área:
atualizado em 22/04/2021

Os gases intestinais são um problema comum para a maioria das pessoas, o que torna o conhecimento dos remédios mais populares muito importante.

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Além disso, este problema pode afetar bastante o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, principalmente quando os sintomas são frequentes. 

Então, a seguir vamos entender o que são os gases intestinais, conhecer os 20 remédios mais populares e descobrir como eles funcionam. 

O que são gases intestinais?

mulher com barriga inchada

A produção de gases intestinais é um processo natural do organismo, e quando ocorre em uma quantidade normal, não causa problemas. Mas existem situações que levam à uma produção excessiva desses gases, onde podem surgir alguns sintomas.

Os principais são:

  • Desconforto abdominal;
  • Sensação de inchaço;
  • Arrotos;
  • Flatulências. 

Além disso, existem muitos problemas que podem estar associados à produção excessiva de gases intestinais, como:

Como age um remédio para gases?

Os remédios para gases, sejam eles caseiros ou industrializados, devem ajudar a prevenir o problema e fazer o corpo a eliminar os gases. Além disso, muitos desses remédios diminuem os espasmos musculares no intestino, o que contribui para a melhora da dor

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20 melhores remédios para tratar os gases 

Os gases intestinais podem ser tratados de diversas formas, seja com o uso de medicamentos industrializados ou com remédios caseiros. A seguir conheceremos 20 formas de tratar os gases intestinais.

pílulas saindo do frasco

1. Dimeticona (ou simeticona)

A dimeticona, ou simeticona, é um dos remédios para gases intestinais mais usados em todo o mundo. Ele é encontrado em cápsulas ou solução oral, e tem a capacidade de promover a eliminação dos gases do aparelho digestório, e assim leva à melhora da dor e do desconforto abdominal.

2. Chá de noz-moscada 

O chá de noz-moscada pode ajudar no tratamento de diversos problemas gástricos, como cólicas, constipações, diarreias e gases, pois ele estimula o bom funcionamento intestinal.

3. Carvão ativado

O carvão ativado também é uma opção para o tratamento dos gases intestinais. Isso acontece porque ele tem a capacidade de absorver os gases intestinais, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto. Mas o seu uso prolongado pode atrapalhar a absorção de nutrientes durante o processo de digestão.

4. Beladona

Este medicamento também é um dos remédios para gases intestinais mais populares. Ele também é muito utilizado para problemas de má digestão, para cólicas intestinais e outros problemas gástricos.

5. Alfa Galactosidase

De acordo com informações da Mayo Clinic, esta substância pode auxiliar a diminuir os sintomas dos gases em algumas pessoas. Além disso, ela auxilia na decomposição de carboidratos em feijões e outros vegetais, evitando a formação excessiva de gases por esses alimentos. Mas, para se ter esses efeitos, o medicamento deve ser ingerido logo antes da refeição.

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6. Suplementos de lactase

Esses suplementos ajudam a aliviar os sintomas dolorosos dos gases intestinais em pessoas com intolerância à lactose, que é a incapacidade de digerir e absorver o açúcar do leite. Entretanto, o uso desse medicamento ajuda apenas pessoas que tenham o diagnóstico do problema, que é feito por um médico, através de alguns exames específicos.

7. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um excelente remédio caseiro para gases e barriga inchada. Isso acontece porque este chá possui propriedades medicinais que ajudam a reduzir a formação de gases no intestino, auxiliando também no tratamento da prisão de ventre, que é uma das causas do acúmulo de gases. 

Além disso, a bebida pode ser feita apenas com a erva, ou com outros tipos de chás.

chá de erva cidreira

8. Chá de gengibre

O gengibre possui inúmeras propriedades medicinais, que vão desde sua atividade anti-inflamatória até a contribuição no tratamento de problemas gástricos, entre eles os gases. Mas é importante evitar o exagero, uma vez que o gengibre pode irritar a mucosa gástrica.

9. Chá de anis

O chá de anis pode ser um excelente aliado da digestão, pois, além de aliviar o desconforto causado pelos gases, ele ajuda a evitar as cólicas, além de melhorar o hálito, pois tem propriedades antibacterianas. 

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10. Chá da canela

O chá de canela é outra bebida que serve como um remédio natural para gases. 

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o consumo excessivo da especiaria, principalmente por conta do risco de provocar danos ao fígado e irritação gástrica. 

Então, a recomendação é de ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. 

11. Chá de carqueja

O chá de carqueja também é um remédio para gases que possui diversas outras propriedades, como efeito laxante, anti-inflamatório, vermífugo e antimicrobiano. Por isso, o seu uso é muito comum na medicina tradicional de várias culturas.

12. Chá de erva-doce

Outro chá indicado entre os remédios para gases intestinais é o chá de erva-doce, que evita tanto a formação excessiva dos gases, quanto as contrações dos músculos intestinais.

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chá de erva doce

13. Chá de hortelã-pimenta 

A hortelã-pimenta diminui a intensidade dos movimentos naturais do intestino, evitando o desconforto causado pelos gases. Entretanto, essa erva não deve ser utilizada por pessoas que sofrem de constipação, uma vez que pode piorar o problema.

14. Chá dente-de-leão

Esta erva tem inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a aliviar os sintomas dos gases intestinais, quando usada na preparação de chás. Conheça aqui todos os benefícios do chá dente-de-leão.

15. Alho

O alho é um dos melhores remédios caseiros para gases intestinais, e também possui propriedades que ajudam a melhorar a digestão e a reduzir as dores. Ele pode ser consumido na comida, como tempero, ou na forma de chá.

16. Salsa e salsinha

A sala fresca é outro remédio caseiro para gases e barriga inchada. Ela pode ser picada fresca ou usada como tempero seco, sendo acrescentada a diversos tipos de receitas e ajudando na redução dos gases intestinais.

17. Alimentos probióticos

Os alimentos probióticos ajudam prevenir gases, pois atuam de forma a fortalecer as bactérias que são benéficas para a saúde e que podem deixar o intestino mais saudável. Existem muitos alimentos probióticos, como o leite fermentado, o kefir e o iogurte, além dos suplementos facilmente encontrados em farmácias.

18. Chá de cardamomo

O cardamomo, em especial o seu chá, pode ser bastante útil no combate aos gases, uma vez que seu óleo essencial é rico em compostos como o limoneno, que também ajudam a reduzir a inflamação.

chá de cardamomo

19. Mudanças alimentares

Existem algumas mudanças alimentares simples que podem ajudar a evitar a formação dos gases. Mas é bom ter em mente que essas mudanças podem afetar cada um de forma diferente, dependendo da causa principal do problema.

São elas:

  • Excesso de alimentos ricos em fibras: Embora o excesso desses alimentos possa provocar os gases, isso não quer dizer que eles devem ser eliminados da dieta, mas sim que se deve observar quais são os que mais te afetam, e tentar dividir o consumo no decorrer do dia;
  • Leite e laticínios: A diminuição da ingestão desses alimentos na dieta pode amenizar os sintomas, principalmente para pessoas que sofrem com intolerância à lactose;
  • Substitutos do açúcar: A diminuição do consumo dos substitutos do açúcar, também conhecidos como adoçantes, também pode ajudar a reduzir a ocorrência dos gases;
  • Frituras ou comidas gordurosas: Outra orientação consiste em cortar as frituras ou os alimentos gordurosos, pois a gordura atrasa a liberação de gases do intestino;
  • Bebidas gaseificadas: Elas também devem ser eliminadas ou reduzidas da dieta de quem costuma sofrer com os gases intestinais;
  • Água durante as refeições: Ingerir água enquanto faz as refeições pode levar à uma maior formação de gases intestinais.

20. Mudança de hábitos 

Por fim, algumas mudanças no estilo de vida podem ser úteis para quem sofre com os gases intestinais. São elas:

  • Ingerir porções menores de alimentos;
  • Comer devagar;
  • Mastigar completamente a comida;
  • Evitar mascar chiclete;
  • Evitar doces duros;
  • Evitar beber líquidos com canudo;
  • Checar as dentaduras para ver se elas não estão mal encaixadas, e ir ao dentista para ajeitar, caso elas estejam;
  • Não fumar;
  • Praticar exercícios físicos.

Dicas e cuidados

  • Como existem diversas causas que levam ao aparecimento dos gases, é importante consultar um médico para fazer uma avaliação mais minuciosa e descobrir o verdadeiro responsável pelo problema;
  • Além disso, evite a automedicação, pois ela pode causar outros problemas de saúde, como interações medicamentosas e efeitos colaterais dos medicamentos;
  • Por fim, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas, pode contribuir para a prevenção do problema.

Vídeo do especialista

Assista ao vídeo abaixo que mostra como acabar com os gases intestinais e a barriga inchada.

Você já precisou utilizar algum destes remédios para gases intestinais? Sofre com esse problema frequentemente e é algo que lhe incomoda? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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