Chás emagrecedores

15 Opções de Chá Natural para Emagrecer

Numerosos estudos científicos têm mostrado que as pessoas que tomam chá perdem peso mais rápido do que aqueles que não o fazem.

Os chás podem acelerar o processo de emagrecimento porque aumentam o metabolismo, controlam o apetite e têm propriedades antioxidantes capazes de desintoxicar o organismo.

Embora o chá verde seja a erva mais usada para este propósito, existem muitas outras opções de chá natural para emagrecer que inclusive oferecem benefícios paralelos à saúde.

Conheça os diferentes tipos de chá natural para emagrecer

  • Chás verde e branco: Folhas de chá secas levemente processadas, disponíveis em muitas variedades e sabores. As folhas de chá branco são bem menos amargas que as do chá verde;
  • Chá preto: Estas folhas passam por um processamento específico e são fermentadas, por isso são mais amargas e possuem mais cafeína;
  • Oolong: Sua forma de processamento pode gerar um aumento do metabolismo superior ao chá verde;
  • Descafeinado: Qualquer uma das variedades acima pode ser processada de forma a ter seu teor de cafeína removido. Embora a cafeína seja benéfica no processo de perda de peso, este tipo de chá ainda contém outras substâncias úteis;
  • Chá de ervas: Trata-se de qualquer chá feito a partir de uma planta diferente da planta do chá tradicional, a Camellia sinensis. Eles podem contem maior teor calórico, no entanto são geralmente livres de cafeína e por isso mais apreciados por muitas pessoas.

Benefícios do chá de ervas

Os chás para emagrecer podem ser feitos a partir de uma variedade de ervas como canela, gengibre, hibisco, a tradicional Camellia sinensis, entre tantas outras que você verá neste artigo. Eles contêm cerca de apenas duas calorias por xícara.

Um estudo publicado em 2010 no Journal for Nurse Practitioners, uma publicação específica para profissionais da saúde, confirma que os chás de ervas ajudam a perda de peso através da minimização das escolhas alimentares pobres, o que diminui o consumo de alimentos com alto teor calórico e bebidas adoçadas. Além disso, eles podem ajudar a reduzir o conteúdo calórico ingerido diariamente.

Dicas importantes ao fazer a sua opção

  1. Escolha um chá natural para emagrecer com base na sua eficácia e também na sua preferência pessoal. Enquanto muitos estudos focam apenas no chá verde para a perda de peso, sabemos que há outras opções e é importante encontrar um chá que você de fato goste de beber;
  2. Torne a ingestão de chá um hábito diário e encontre maneiras saudáveis de criar este hábito. Comece substituindo o café da manhã por uma xícara deste, beba outra à tarde e tome uma versão descafeinada antes de dormir;
  3. Prepare chá gelado para os dias quentes;
  4. Não acrescente nada ao seu chá. Leite, açúcar ou adoçante irão destruir todos os benefícios para a perda de peso;
  5. Tome chá para combater a fome sempre que você sentir vontade de algo doce ou calórico. Muitas vezes uma xícara de chá quente é suficiente para saciar a fome e evitar a tentação de comer algo que irá acrescentar mais calorias à dieta e prejudicar o seu metabolismo.

Agora vamos conferir 15 opções de chá natural para emagrecer que você poderá fazer sua escolha para os próximos dias de consumo:

1. Chá de Canela

Estudos preliminares mostram que a canela pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Sabemos que certas concentrações de açúcar no sangue podem ter impacto direto sobre o peso da pessoa porque afeta a sensação de fome e o volume energético ingerido. Se o açúcar no sangue estiver equilibrado, você terá menos apetite e seu corpo estará mais apto a usar a gordura (energia) em vez de armazená-la. Confira aqui como fazer chá de canela.

2. Chá de Gengibre

Estudos identificaram que o chá de gengibre é uma das melhores opções de chá natural para emagrecer porque ajuda a melhorar a digestão, a estabilizar o açúcar no sangue e a diminuir o seu apetite, o que torna mais fácil cortar calorias.

Flutuações constantes dos níveis de açúcar no sangue podem levar à fome extrema e à ineficiência da insulina.

3. Chá Verde

O chá verde desmonta as células de gordura e pode turbinar a sua queima quando tomado antes do treino na academia ou de qualquer exercício aeróbico.

Em um estudo recente de 12 semanas, os participantes que tinham o hábito diário de tomar de quatro a cinco xícaras de chá verde, associado a uma sessão de treino de 25 minutos, perderam em média mais de duas libras de peso do que as pessoas que se exercitaram mas não tomaram chá.

Graças às catequinas, compostos fenólicos presente no chá verde, acontece a liberação de gordura das células. Outros dos seus compostos agem acelerando a queima desta gordura pelo fígado, transformando gordura localizada em energia.

4. Chá Oolong

Oolong é o nome chinês para “dragão negro”. Trata-se de um chá natural para emagrecer que leva ao aumento do metabolismo e, assim como o chá verde, também é rico em catequinas que ajudam a promover a perda de peso, aumentando a capacidade do organismo de metabolizar a gordura.

Um estudo publicado no Jornal Chinês de Medicina Integrativa descobriu que os participantes que tomavam chá oolong regularmente perderam 2,7 quilos em seis semanas, mesmo sem se exercitar.

5. Chá de hortelã

Enquanto determinados aromas podem desencadear a fome, outros podem realmente suprimir o apetite. Um estudo publicado no Journal of Neurological and Orthopedic Medicine mostrou que pessoas que simplesmente cheiraram hortelã a cada duas horas perderam até dois quilos e meio por mês.

O chá de hortelã possui apenas 25% de cafeína do que o encontrado em uma xícara de café, por isso é uma ótima opção de chá natural para emagrecer. Esta erva pode realmente controlar a sensação de fome.

6. Chá Branco

O chá branco é seco naturalmente, muitas vezes sob a luz solar, tornando-se a fonte menos processada e mais rica de antioxidantes entre os chás. Um estudo publicado na revista Nutrition and Metabolism mostrou que o chá branco pode, simultaneamente, aumentar a lipólise (quebra de gordura) e bloquear a adipogênese (a formação de células de gordura) no organismo humano.

7. Chá de Rooibos (Chá vermelho)

O chá de Rooibos é um chá natural para emagrecer feito a partir das folhas de uma planta chamada “arbusto vermelho”, cultivada em uma região específica da África do Sul, perto da Cidade do Cabo. O chá desta planta é particularmente potente para emagrecer e perder barriga porque possui um flavonoide único e poderoso chamado aspalathin.

Pesquisas mostram que este composto pode reduzir os hormônios que desencadeiam a fome e regulam o armazenamento de gordura.

8. Chá de Pétalas de Rosa

As pétalas de rosa agem como um diurético muito suave. Os diuréticos estimulam os rins a liberar mais de sódio (sal) através da urina. Para que ocorra esta liberação do excesso de sal, o intestino retira água do sistema circulatório. Esta perda temporária de água gera sede, o que leva a uma maior limpeza e hidratação de todo o organismo. Manter-se hidratado pode ser extremamente benéfico para a perda de peso.

Dica: Coloque a panela no fogo, coloque as pétalas de rosa, e adicione apenas água suficiente para cobri-las completamente. Tampe a panela com uma tampa hermética e deixe ferver até que as pétalas percam a maior parte de sua cor, por cerca de 20 minutos. Coe o líquido em um frasco de vidro e mantenha na geladeira por até seis dias. Beba cerca de uma xícara todas as manhãs com o estômago vazio.

9. Chá de Ginseng

O ginseng é um estimulante para acelerar o metabolismo lento. Ele também pode ajudar a combater a fadiga e aumentar a energia e a agilidade mental.

A ingestão de chá de ginseng é ótima para emagrecer porque fornece energia para fazer exercícios físicos, ajuda a controlar o apetite e auxilia na queima de gordura.

10. Chá de dente de Leão

A ingestão deste chá natural para emagrecer ainda vai ajudar a manter o seu fígado saudável, a única maneira de desintoxicar verdadeiramente o organismo. O fígado também desempenha um papel central em muitos processos metabólicos que afetam o peso.

Ao tomar o chá, você estimula a produção de bílis no fígado, ajudando a digestão e a absorção de nutrientes.

11. Chá de Erva-Mate

A erva-mate, tradicional no preparo do chimarrão dos gaúchos, também é tomada medicinalmente há centenas de anos. Ela é rica em antioxidantes, minerais, aminoácidos e cafeína, entre outros compostos que estimulam o sistema nervoso, aumenta, o relaxamento muscular e diminuem do apetite.

Este chá também ativa a termogênese, ou seja, acelera a queima de calorias e aumenta da diurese.

12. Chá de Boldo

O Boldo (Vaccinum myrtillus) contém altas doses de antioxidantes poderosos. Este chá natural para emagrecer estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz a vontade de comer alimentos gordurosos ou açucarados. Os antioxidantes também impulsionam o sistema imunológico, melhoram a visão e saúde óptica geral.

Para emagrecer com o chá de boldo, tome um copo a cada dia antes das refeições. Isto irá suprimir o apetite para que você consuma menos calorias e permita que o corpo queime gordura armazenada.

13. Chá de Hibisco

As flores de hibisco contêm altas concentrações de flavonoides, nutrientes e minerais. O chá desta flor também contém muitos antioxidantes que podem ajudar diretamente na manutenção o peso, aumentando o metabolismo, bem como indiretamente, melhorando o bem estar geral.

Este chá também contém um inibidor da enzima chamada Phaseolamin, que reduz a produção de amilase. Como resultado, menos carboidratos serão digeridos e absorvidos pela corrente sanguínea, o que pode ajudar a acelerar a perda de peso, por isso ele está entre as melhores opções de chá natural para emagrecer.

14. Chá de Pu-erh

Derivado da mesma planta que se faz o chá verde, este chá é milagroso para o emagrecimento.

Estudos científicos mostram que o consumo de chá Pu-erh suprime a conversão de ácidos graxos em gordura e reduz a produção de colesterol. Isso porque ele é rico em três substâncias conhecidas por queimar gordura e aumentar o metabolismo: L- teanina, cafeína e catequinas.

Estas substâncias impedem a formação de células de gordura e levam à oxidação dos ácidos graxos no organismo. O chá Pu-erh também ajuda a emagrecer porque acelera a digestão, o que faz com que somente os carboidratos de baixas calorias (que são digeridos primeiro) entrem na corrente sanguínea. O restante é movido para o intestino sem dar tempo de ser absorvido.

15. Chá de Porangaba

A porangaba é uma planta sul-americana que produz frutos vermelhos que lembram grãos de café. Ela é rica em alantoína, cafeína, ácido alantoico e potássio. O chá pode ser tomado quente ou frio e constitui uma opção de chá natural para emagrecer porque causa aumento do metabolismo, suprime o apetite e aumentar os níveis de energia.

A bebida também regula as funções respiratória e cardiovascular, o que deixa mais energia livre para realizar os exercícios necessários para a perda de peso.

16. Chá de Feiyan

Este chá é uma infusão preparada a partir de plantas medicinais ricas em compostos que diminuem a gordura circulante no sangue. Estes agentes são um grupo diverso de compostos que atuam no controle dos níveis de colesterol.

Tomar chá de Feiyan regularmente reduz o inchaço, melhora o metabolismo, suprime o apetite, desintoxica o corpo e estimula a oxidação do excesso de gordura. Este chá não contém cafeína.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de tomar algum chá natural para emagrecer? Qual é o seu preferido? Traz realmente bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*