8 melhores remédios caseiros para pressão alta

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atualizado em 12/07/2021

A hipertensão é um risco para a saúde do coração, já que isso aumenta a pressão sobre as artérias, danifica os vasos sanguíneos e pode causar complicações cardíacas. Sendo assim, se você tem pressão alta, tudo o que você puder fazer para controlá-la é bem vindo. Nesse sentido, além dos medicamentos para pressão arterial prescritos por um médico, alguns remédios caseiros podem potencializar o tratamento, como os que você vai ver a seguir.

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Melhores remédios caseiros para pressão alta

Os remédios caseiros para hipertensão funcionam como um complemento ao tratamento da pressão alta. Por isso, se você optar por algum deles, não deixe de informar o seu médico.

1. Dente de alho

O alho é um remédio caseiro para pressão alta bem conhecido. De acordo com um estudo de 2016 da revista Integrated Blood Pressure Control, ingerir extrato de alho pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada. Conheça todos os benefícios do alho.

2. Chá de hibisco

Conforme divulgado em um estudo de 2015 do Journal of Hypertension, o chá de hibisco feito com as flores da planta contêm antocianinas e também polifenóis. De fato, essas substâncias fazem bem para o coração e podem contribuir com a redução da pressão alta. Veja aqui mais informações sobre como o chá de hibisco ajuda a combater a pressão alta.

3. Ômega 3

Os ácidos graxos que compõem o ômega 3 parecem ajudar a regular a pressão sanguínea. De acordo com um estudo de 2016 publicado pelo The Journal of Nutrition, o óleo de peixe rico em ômega 3 é um ótimo aliado capaz de diminuir a pressão arterial. Conheça todos os benefícios do ômega 3.

4. Banana

A banana, ou qualquer alimento que seja rico em magnésio, é importante na luta contra a hipertensão. De fato, o magnésio age relaxando os vasos sanguíneos, o que ajuda a regular a pressão arterial.

Além de comer banana, outros alimentos que você pode incluir no seu dia a dia para aumentar a ingestão de magnésio são: legumes, vegetais, frango, carne, grãos inteiros e laticínios.

5. Exercícios físicos

exercício físico

A prática regular de exercícios físicos é indispensável para quem deseja baixar a pressão arterial e ter uma qualidade de vida melhor. Além disso, a atividade física traz outros benefícios para a saúde, pois melhora o humor e reduz o risco de várias doenças.

6. Dieta DASH

A dieta DASH é muito recomendado para pessoas que sofrem com a pressão alta. Essa dieta com baixa ingestão de sal, açúcar e gorduras é ótima para reduzir a pressão sistólica. Portanto, se você quer saber mais sobre como seguir ela, confira o que é a dieta DASH.

7. Menos estresse

O estresse é um fator de risco para a hipertensão. De fato, muitas pessoas observam sua pressão arterial aumentar durante um pico de estresse. Portanto, é importante aprender a gerenciar melhor o estresse para que isso não prejudique a sua saúde.

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Praticar uma atividade física já ajuda a liberar a energia acumulada por conta do estresse do dia a dia. Além disso, você pode experimentar técnicas relaxantes que funcionem para você no momento do estresse – como por exemplo a respiração diafragmática ou a atenção plena.

8. Hábitos saudáveis

remédio caseiro para hipertensão

Certamente, há uma série de hábitos mais saudáveis que você pode adotar no cotidiano para ajudar no controle da pressão arterial. Aliás, existem também outros hábitos que você deve abandonar, como por exemplo:

  • Tabagismo;
  • Excesso de bebidas alcoólicas;
  • Sedentarismo;
  • Ingestão de muita cafeína;
  • Excesso de sal na dieta.

Por outro lado, hábitos mais saudáveis melhoram a sua saúde, a sua disposição e colaboram com o tratamento da hipertensão.

Por isso, tente incluir mais hábitos bons na sua vida, como:

  1. Beber mais água;
  2. Tomar chás sem cafeína e sucos para diminuir a retenção de líquidos;
  3. Comer mais frutas vermelhas ricas em polifenóis;
  4. Procurar atividades relaxantes para encaixar na rotina;
  5. Perder peso em excesso para melhorar a saúde cardiovascular;
  6. Ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva;
  7. Reduzir o açúcar e os carboidratos refinados na alimentação;
  8. Monitorar a pressão arterial com um medidor de pressão caseiro;
  9. Fazer exames de rotina;
  10. Visitar o médico com frequência para fazer ajustes no tratamento.

Como resultado, você terá um corpo muito mais saudável e, assim, terá mais facilidade para controlar a pressão alta.

Vídeo

Por fim, aprenda com a nossa nutricionista a fazer vários chás para pressão alta e também confira como preparar um suco poderoso para os hipertensos:

Fontes e referências adicionais

Quais são os seus hábitos saudáveis do dia a dia para controlar melhor a pressão arterial? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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