Especialista da Área:

9 Benefícios do Bok Choy (Acelga Chinesa) – Para Que Serve e Propriedades

🕐 20/12/2019

O bok choy, ou acelga chinesa, como também é conhecida, é um tipo de folha da família do repolho, muito popular na China, e que é parte de diversas receitas típicas asiáticas.

Cultivado há mais de 2 mil anos, o bok choy vem ganhando notoriedade por suas propriedades nutricionais, já que consegue aliar uma quantidade baixíssima de calorias com níveis surpreendentes de vitaminas, minerais e antioxidantes capazes de prevenir e tratar uma série de doenças, inclusive o câncer.

Alguns estudos indicam que vegetais crucíferos como a acelga chinesa, o repolho, a couve, o brócolis e a couve-flor são capazes de prevenir e diminuir alguns tipos de câncer, como de pulmão, cólon, próstata e mama.

Por isso, reunimos abaixo informações sobre as propriedades e benefícios do bok choy para que você passe a incluir estas folhas poderosas em sua alimentação, seja para a prevenção de doenças ou para ajudar na luta contra o ganho de peso.

Para que serve a acelga chinesa?

Presente em muitas receitas de origem asiática, o bok choy é um tipo de folha crocante que pode ser uma boa adição para receitas do dia-a-dia. Ela pode ser usada crua, refogada ou depois de ser fervida em água, dependendo do tipo de receita que você quiser.

Ela crua vai muito bem em saladas, juntamente com outras folhas e vegetais. Já cozida, ela pode ser parte de sopas de vegetais ou missô. Outra dica é refogar a acelga chinesa com outros vegetais, molho shoyu e óleo de gergelim para dar uma cara de culinária asiática ao seu prato.

Propriedades

O bok choy é surpreendentemente cheio de nutrientes, e como outros ingredientes típicos da culinária asiática, seu uso é bastante frequente em pratos de sabor forte e com bastantes condimentos. No entanto, você pode adaptar muitas receitas do dia-a-dia para incluir este alimento poderoso em sua dieta.

Bastante conhecida por seu poder de desintoxicação, a acelga chinesa tem baixo teor calórico, com apenas 13 calorias em uma porção de 100 gramas da folha crua. Além disso, nesta mesma porção, estão 89% da vitamina A e 75% da vitamina C que precisamos consumir diariamente.

Com estas quantidades de vitaminas, antioxidantes, fitonutrientes e minerais, como o ferro, o cálcio e o manganês, há benefícios do bok choy para praticamente todos os sistema do nosso organismo, como veremos mais à frente.

Informação nutricional

Valores referentes a 100 gramas de acelga chinesa crua.

  • 13 calorias;
  • 2,2 gramas de carboidratos;
  • 1,5 gramas de proteína;
  • 0,2 gramas de gordura;
  • 1 grama de fibra;
  • 45 miligramas de vitamina C;
  • 45,5 miligramas de vitamina K;
  • 66 miligramas de folato;
  • 106 miligramas de cálcio;
  • 0,2 miligramas de vitamina B6;
  • 0,2 miligramas de manganês;
  • 252 miligramas de potássio;
  • 19 miligramas de magnésio.

Estes valores praticamente não se alteram com a acelga chinesa cozida. Encontra-se apenas uma pequena alteração nos níveis de vitamina C e K, mas nada que prejudique as suas propriedades.

Benefícios do bok choy para a saúde

1. Ação anti-inflamatória

Como se sabe, a inflamação pode trazer uma série de problemas de saúde e o consumo da acelga chinesa pode ajudar a prevenir estes problemas devido a alguns nutrientes encontrados em sua composição.

Os ácidos graxos ômega 3, aliados com a vitamina K e alguns antioxidantes e fitonutrientes contidos na acelga chinesa, podem ajudar na prevenção e tratamento de inflamação crônica.

2. Poder antioxidante

O bok choy é uma fonte abundante de algumas substâncias que possuem ação antioxidante em nosso organismo. São elas a vitamina A, C, o manganês, o zinco e uma série de outros fitonutrientes antioxidantes, como os flavonoides.

Na acelga chinesa, encontramos quercetina, kaempferol e isoramnetina, além de outros ácidos fenólicos com poder antioxidante que podem atacar os radicais livres. Essa quantidade exorbitante de antioxidantes é encontrada principalmente no bok choy orgânico, por isso, dê preferência a ele.

3. Prevenção do câncer

O sabor amargo da acelga chinesa e de outros vegetais crucíferos são decorrentes dos glucosinolatos, substâncias químicas que contêm enxofre em sua composição. Durante o processo de cozimento, mastigação e até durante a digestão, estes compostos criam algumas substâncias que são conhecidas por terem efeitos anticancerígenos.

Estas substâncias são os indole, nitrilo e sulforafano, que protegem as células de mutações e danos que podem causar alguns tipos de câncer. Além disso, os muitos antioxidantes presentes nestas folhas também colaboram para proteger as células do nosso corpo.

Não é à toa que o bok choy é um dos alimentos mais recomendados na luta contra o câncer. Alguns estudos apontam que o consumo frequente de vegetais crucíferos pode evitar alguns tipos de câncer, como o de próstata, de cólon, de pulmão e de mama.

4. Boa saúde do sistema cardíaco

A combinação de cálcio, magnésio e potássio faz do poder de diminuir a pressão arterial naturalmente mais um dos benefícios do bok choy à saúde. Mais do que isso, o potássio processa o sódio e atua como vasodilatador, podendo reduzir diversos problemas do sistema cardíaco.

Além disso, a vitamina B6 e o folato, ambos contidos no bok choy, são nutrientes que previnem o acúmulo de homocisteína, que em excesso, pode trazer diversos problemas relacionados ao sistema cardiovascular.

5. Sistema imunológico mais forte

A quantidade exorbitante de vitamina C que é encontrada na acelga chinesa tem o poder de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como gripes e resfriados.

Fora isso, o selênio, também encontrado nestas folhas, é um mineral que estimula a produção de linfócito T citotóxico, uma substância que pode impedir a formação de alguns tipos de infecção.

6. Saúde dos olhos

A vitamina A e os betacarotenos são os responsáveis por oferecer boa saúde aos olhos e ambos são abundantes no bok choy, já que em uma xícara de suas folhas há todo o betacaroteno e metade da vitamina A que necessitamos diariamente.

Isso quer dizer que há importantes benefícios do bok choy para a prevenção de doenças como degeneração macular, catarata, entre outras enfermidades oculares.

7. Saúde dos ossos

A acelga chinesa é muito abundante em vitaminas e minerais, como o ferro, fósforo, cálcio, magnésio, zinco e a vitamina K, e todos estes compostos ajudam a manter e a fortalecer a saúde dos ossos.

A deficiência de vitamina K aumenta o risco de fratura, já que ela é responsável por melhorar a absorção do cálcio que é ingerido através da alimentação.

Mais do que isso, o cálcio e o fósforo são os pilares de uma boa saúde óssea, e por isso é essencial consumir as doses recomendadas destes minerais para prevenir doenças como a osteoporose.

8. Pele mais saudável e bonita

A vitamina C, abundante na acelga chinesa, ajuda na produção de colágeno, uma proteína essencial para a saúde da pele, ajudando a amenizar danos causados pelo sol, poluição e fumaça, além de ser efetiva também contra marcas de rugas e cicatrizes.

Mais do que isso, o bok choy oferece substâncias antibacterianas que podem combater problemas de pele como eczema e acne.

9. Benefícios durante a gravidez

As folhas verdes, como o bok choy, são ótimas fontes de folato, uma substância que é essencial para o nosso corpo e durante a gravidez é ainda mais necessária.

O consumo do folato e do ácido fólico ajuda a prevenir problemas graves como espinha bífida e anencefalia no bebê, além de manter a mamãe e o neném saudáveis durante a gestação.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia as propriedades e benefícios do bok choy para a saúde? Tem o costume de consumir a acelga chinesa em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “9 Benefícios do Bok Choy (Acelga Chinesa) – Para Que Serve e Propriedades”

Deixe um comentário