9 Opções de Amaciante de Carne Natural Caseiro

Especialista:
atualizado em 03/01/2020

Aproveitar um churrasco de final de semana com os amigos e familiares é ótimo, mas fica muito melhor quando a carne consumida está bem macia, não é mesmo? Conheça então a seguir 9 opções de amaciante de carne natural caseiro para deixar suas carnes no ponto de forma saudável e segura.

Muitos churrasqueiros já utilizaram algum tipo de amaciante de carne para churrasco industrializado e pronto que se encontra em supermercados, porém, estes nem sempre são saudáveis.

De acordo com informações, muitos amaciantes de carne comerciais contêm o glutamato monossódico, além de muito sódio, em sua composição. Veja em detalhes por que o glutamato monossódico faz mal à saúde, se o amaciante de carne faz mal e aproveite também para conhecer algumas receitas de espetinho de churrasco light.

Efeitos colaterais como dor de cabeça, transpiração, pressão ou tensão facial, dor no peito, fraqueza, náusea, palpitações cardíacas e dormência, formigamento ou queimação no rosto, pescoço e outras áreas já foram associados ao glutamato monossódico.

Já o consumo excessivo de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, alertou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Para quem procura estratégias e alternativas mais naturais, saudáveis e baratas para amaciar o churrasco, existem as opções de amaciante de carne natural caseiro. Dê uma conferida na lista a seguir:

9 opções de amaciante de carne natural caseiro

1. A maneira de cortar

A nossa primeira dica é bem mais uma estratégia do que uma receita de amaciante de carne natural caseiro. Um dos segredos para se ter uma carne mais macia é a forma como o alimento é cortado.

A faca deve seguir o sentido contrário da fibra da carne para que ela fique menos consistente, o que é bom para o consumo e para a digestão. Especialistas explicam que se a faca for na direção contrária à fibra, a carne fica mais macia para os dentes ao mastigar; já se for na mesma direção da fibra, a carne fica mais rígida.

2. Abacaxi

Uma receita com abacaxi para amaciar a carne usa 100g da fruta para cada quilo de carne: deve-se bater a fruta com uma xícara de água no liquidificador e deixar a carne de molho na mistura obtida durante 10 minutos.

A fruta teoricamente quebra as cadeias musculares da carne e, com isso, deixa-a mais suave para mastigação.

3. Azeite + vinagre

Outra tática natural para amaciar a carne envolve a dupla azeite e vinagre. A carne deve ser colocada para marinar durante algumas horas – pelo menos duas horas – em uma mistura de azeite e vinagre para que fique mais macia.

4. Cebola

A cebola também pode ser utilizada como um amaciante de carne para churrasco.

Atenção a como usar – que é bem simples: basta deixar a carne junto de uma cebola cortada em pedaços grandes de um dia para o outro.

5. Pasta de mamão

A recomendação aqui é usar no máximo meia colher de pasta de mamão para um quilo de carne, deixando descansar durante no máximo uma hora antes de levar a carne para assar.

É fundamental seguir as orientações em relação à quantidade utilizada da pasta de mamão e o tempo de contato com a carne para não correr o risco dela se transformar em uma massa sem consistência e sem gosto.

6. Café

De acordo com estudos, o café possui ácidos naturais, que quando aplicados na comida, amaciam músculos duros.

A dica é preparar um café bem forte e esperar que ele esfrie antes de usá-lo como amaciante de carne natural caseiro por 24 horas.

7. Chá preto

Esta dica funciona assim: você deve preparar uma ou duas xícaras de chá preto forte, esperar a bebida esfriar e utilizá-la para marinar a carne.

A carne deve ficar marinando no chá por 24 horas. A bebida contém taninos, que são considerados uma substância amaciante.

8. Vinagre

A sugestão é utilizar o vinagre como amaciante de carne para churrasco porque o ácido acético encontrado no ingrediente desagrega as fibras da carne, fazendo com que ela fique mais macia e saborosa.

Mas como usar o vinagre neste sentido? Uma dica é adicionar uma ou duas colheres de vinagre branco aos líquidos de cozimento e aos assados, cozidos de carnes e bifes.

A alternativa seria perfurar toda a carne com o auxílio de um garfo e mergulhar o vinagre no alimento uma ou duas horas antes de cozinhá-lo.

Porém, deixamos um alerta: independentemente do método escolhido para cozinhar a carne, ela deve ser preparada em uma panela ou utensílio não reativo.

Recipientes de ferro fundido e alguns outros metais podem reagir desfavoravelmente com o ácido da substância, enquanto as panelas antiaderentes com revestimento e os utensílios de vidro são considerados ideais.

9. Martelo de carne

Outra sugestão para amaciar a carne que funciona mais como uma estratégia do que uma receita consiste em bater o alimento com o martelo de carne antes de prepará-lo na cozinha.

Dessa forma, além de amaciar a carne, o ato de bater com o martelo faz com que a carne fique mais achatada ou aplanada, de modo que cozinhe mais rapidamente.

Você já conhecia essas 9 opções de amaciante de carne natural? Pretende incorporar alguma na sua rotina ou no churrasco do fim de semana? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário