6 benefícios da fruta biribá – Para que serve e propriedades

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atualizado em 25/01/2022

A fruta biribá é típica da região norte amazônica e traz vários benefícios para a saúde. Chamada também de biribá-verdadeiro, a fruta obtida da árvore biribazeiro tem a polpa mole, branca, doce e suculenta.

O fruto pertence à família das anonáceas, que também conta com frutas como a atemóia, a fruta do conde e a cherimóia.

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Alguns pesquisadores chamam a fruta biribá pelo nome científico Annona mucosa, mas parte da comunidade científica também aceita o nome Rollinia mucosa. De qualquer forma, a biribá tem um sabor marcante e agradável. 

Para que serve e propriedades 

Além da fruta fresca, a biribá pode ser consumida em saladas, doces e sorvetes.

Em uma porção de 100 g do biribá, há cerca de 80 calorias. A fruta é nutritiva e rica em vitamina C. Outros nutrientes presentes nela são os aminoácidos, as fibras, as vitaminas B1, B2 e B3 e os minerais potássio, cálcio, ferro e fósforo. 

Essa combinação de nutrientes confere ao biribá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de vários benefícios.

Benefícios da fruta biribá

Fruta Biribá
Imagens: site Viveiro Ciprest

Conheça a seguir o que a fruta biribá pode fazer pela sua saúde.

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1. Pode ajudar na perda de peso

As fibras presentes no biribá aumentam a sensação de saciedade, e isso é ótimo para a perda de peso.

Além disso, ela reduz a vontade de comer açúcar, o que ajuda a seguir uma dieta ou uma alimentação mais saudável durante o processo de emagrecimento. 

2. Melhora a saúde do cérebro 

O biribá pode melhorar a função cerebral por meio do suporte à função cognitiva.

De fato, a fruta contém diversas vitaminas do complexo B que são importantes para ter um sistema nervoso saudável e uma boa função cognitiva. 

3. Ajuda a prevenir a osteoporose

Por ser uma boa fonte de cálcio e fósforo,  a fruta biribá ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir doenças como a osteoporose. 

4. Faz bem para os músculos 

O potássio encontrado na fruta biribá ajuda a melhorar a contração muscular, a evitar as cãibras musculares e a aliviar a fadiga. Tufo isso aumenta o rendimento durante o treino e garante melhores resultados, principalmente na hipertrofia muscular. 

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Além disso, a fruta também é boa para o músculo cardíaco, já que o potássio também é importante para regular a pressão arterial e proteger o coração. 

5. É fonte de vitamina C

A vitamina C é ótima para fortalecer o sistema imunológico, diminuir a inflamação e reduzir o estresse oxidativo por meio do combate à ação nociva dos radicais livres

Assim, consumir a fruta biribá, que é rica nessa vitamina, previne o envelhecimento precoce da pele e reduz o risco de inflamações e doenças crônicas.

6. Melhora a digestão

Como a biribá é rica em fibras, a fruta ajuda a regular o sistema digestivo. Isso também pode melhorar a absorção de nutrientes e aliviar sintomas gastrointestinais como por exemplo as dores de estômago.

Fontes e referências adicionais

Você já teve a oportunidade de provar a fruta biribá? Já conhecia as suas propriedades benéficas para a saúde? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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