6 Benefícios da Cajá-Manga – Para Que Serve e Propriedades

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atualizado em 20/03/2020

Conheça os benefícios associados à fruta cajá-manga, para que serve e suas propriedades para descobrir motivos motivos para não recusar o alimento.

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É bem capaz que você já tenha ouvido falar a respeito da cajá-manga alguma vez em sua vida, mas será que já teve a oportunidade ou o desejo de experimentar essa fruta?

Depois de conferir os seus benefícios, você pode aproveitar para dar uma olhada nos benefícios de outras frutas exóticas brasileiras.

Sobre a cajá-manga

Integrante da família Anacardiaceae, a cajá-manga (Spondias dulcis) também pode ser conhecida pelos nomes de cajarana e taperebá-do-sertão. Ela é originária das Ilhas da Sociedade, que ficam na Polinésia, no Oceano Pacífico.

Acredita-se que de lá a fruta tenha sido introduzida na Jamaica e chegado ao Brasil através das Guianas. Por aqui, a cajá-manga se tornou comum no Nordeste e em outras regiões.

Com seu formato cilíndrico, ela apresenta entre 6 cm a 10 cm de comprimento, 5 cm a 9 cm de diâmetro e costuma pesar aproximadamente 150 g, embora possa atingir as 380 g em alguns casos. Sua casca é geralmente amarelada e manchada e a sua polpa também amarelada é descrita como ácida ou agridoce, aromática, com uma semente grande, fibrosa e espinhosa.

Além de ser consumida ao natural, a fruta pode ser utilizada em receitas de sucos, picles, geleias, compotas e outros doces.

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Para que serve – 6 benefícios da cajá-manga

1. As propriedades da fruta cajá-manga

Na composição do alimento são encontradas doses de nutrientes importantes para o organismo como: carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e vitamina C. As informações são da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde.

2. Alívio da prisão de ventre

A cajá-manga é uma variedade da fruta cajá, que é rica em fibras e se destaca por auxiliar a amenizar a prisão de ventre. Aproveite para conferir os benefícios do cajá para a saúde e boa forma.

Segundo informações da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde, em uma porção de 100 g de cajá-manga é possível encontrar 2,6 g de fibras.

Além de serem conhecidas por ajudar em relação à prisão de ventre, as fibras alimentares são apresentadas como um nutriente que faz o corpo se sentir saciado mais rapidamente e que contribui com a digestão, apontou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Mas para quem não está acostumado a consumir muitas fibras no dia a dia, vale o recado: elas devem ser adicionadas lentamente à dieta porque aumentar a ingestão do nutriente muito rapidamente pode resultar em gases, inchaço e cólica, alertou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Já que estamos falando disso, que tal conhecer outros alimentos que podem auxiliar a lidar com a prisão de ventre?

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3. Fonte de vitamina C

Outra propriedade de destaque da cajá-manga é a vitamina C, um nutriente importante para o organismo por diversos motivos. Um deles é que ela faz parte do grupo de antioxidantes, substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos maléficos radicais livres, conforme relatou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

O acúmulo desses tais radicais livres no organismo ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento, acrescentou o MedlinePlus, que apontou também que eles podem participar do desenvolvimento de problemas como câncer, doença no coração e artrite.

Os antioxidantes são realmente importantes, não é mesmo? Então, aproveite e conheça aqui outras frutas ricas em antioxidantes.

Mas essa não é a única função da vitamina C: necessária para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o organismo, ela ainda produz uma proteína utilizada para formar a pele, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, além de atuar na cicatrização de feridas e na formação do tecido cicatricial.

O nutriente também contribui com a absorção de ferro, trabalha na reparação e na manutenção das cartilagens, dos ossos e dos dentes e é importante para o tecido conjuntivo, assinalou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

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4. Fonte de vitamina B1

Outra vitamina apontada como encontrada na composição da fruta cajá-manga é a vitamina B1, que também é conhecida pelo nome de tiamina e é classificada como uma substância que atua de forma essencial no sistema nervoso.

O nutriente auxilia as células do organismo na transformação dos carboidratos em energia, participa da contração muscular e da condução de sinais nervosos, além de ser essencial para o metabolismo do piruvato.

A título de esclarecimento, o piruvato é apresentado como uma importante molécula orgânica, que está envolvida em diversos processos biológicos e é classificada como essencial para a respiração celular. As informações são do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e do Blog da Saúde do Ministério da Saúde.

5. Fonte de fósforo

Também encontramos um pouco do mineral fósforo na composição da fruta cajá-manga, o que é uma boa notícia porque o nutriente atua na formação dos ossos e dos dentes, conforme indicou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o pessoal do MedlinePlus, o nutriente também exerce um papel relevante na utilização de carboidratos e gorduras por parte do organismo, é necessário para o corpo produzir proteínas requeridas para o crescimento e auxilia o organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia.

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Além disso, ao lado das vitaminas do complexo B, o mineral trabalha auxiliando a função renal, as contrações musculares, o batimento cardíaco normal e a sinalização nervosa, descreveu a equipe do portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Referências adicionais:

O que você achou dos benefícios da fruta cajá-manga que selecionamos acima? Pretende incluí-la em sua dieta agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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4 comentários em “6 Benefícios da Cajá-Manga – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Boa tarde. Conheço essa fruta desde pequena não anã,há dias que eu estou em busca dos benefícios da cajá-manga, inclusive tenho 2 pés da anã no quintal na minha casa. Eu praticamente como todos os dias; mas não tinha sim muito conhecimento dos benefícios! Eu sabia que ela não era ruim,e nem sabia que era tão boa assim.obrigada pela informação.

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  2. Gostei.Eu já faço uso de cajá manga faz tempo , e agora que li e vi quantos beneficios ela tem fiquei mais contente ainda

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  3. olha sou ate suspeita a falar porque acho uma delicia , amo de paixao , pena que nao tenho um pe em casa , um sabor unico de mais amo amo amo muito e recomendo a comerem alem de ser gostosa ela ainda traz muitos beneficios a saude …

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    • Uma fruta abençoada conforme diz na bíblia em Gêneses no primeiro capítulo do verso vinte e nove. Agradeço a Deus, meu eterno Criador tenho em meu pomar um grande pé que produz bons frutos todo ano. Eu alimento muito do suco do cajá manga muito bom para minha vitalidade. Agradeço pela maravilhosa informação. Um afetuoso abraço.

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