6 benefícios da cajá-manga – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2022

Conheça os benefícios associados à fruta cajá-manga, para que serve e suas propriedades, para descobrir motivos para não recusar este alimento.

A cajá-manga é uma fruta muito nutritiva e versátil, que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a boa forma. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas a conhecem bem. 

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve ao fato de ela ser uma fruta considerada exótica, e não ser tão fácil de encontrar em feiras e mercados.

Então, neste artigo vamos conhecer melhor esta fruta, além de entender como os seus nutrientes podem ajudar a manter a saúde e a boa forma.

Veja também: 9 frutas exóticas brasileiras e seus benefícios

Sobre a cajá-manga

Integrante da família Anacardiaceae, a cajá-manga (Spondias dulcis) também pode ser conhecida pelos nomes de cajarana e taperebá-do-sertão. Ela é originária das Ilhas da Sociedade, que ficam na Polinésia, no Oceano Pacífico.

Acredita-se que de lá a fruta tenha sido introduzida na Jamaica e chegado ao Brasil através das Guianas, tornando-se comum no Nordeste e em outras regiões.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela apresenta um formato cilíndrico, com 6 e 10 cm de comprimento, pesando cerca de 150 g, embora possa atingir as 380 g em alguns casos. Já sua casca é geralmente amarelada e manchada e a sua polpa também amarela é descrita como ácida ou agridoce, aromática, com uma semente grande, fibrosa e espinhosa.

E, além de ser consumida in natura, a fruta pode ainda ser utilizada em receitas de sucos, picles, geleias, compotas e outros doces.

6 benefícios da cajá-manga

Cajá-manga
Existem uma série de benefícios da cajá-manga para a saúde

A cajá-manga é uma fruta saudável e de baixo índice glicêmico, o que a torna uma ótima opção para lanches e sucos, principalmente para pessoas que querem seguir um estilo de vida mais saudável.

Confira abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de cajá-manga in natura

ComponenteValor por 100 g
Calorias46 kcal
Carboidratos11,4 g
Proteínas1,28 g
Fibra alimentar2,58 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

Então, a seguir vamos conhecer os seis benefícios que a fruta pode trazer:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Contribui com a saúde dos músculos

Por ser uma fonte de calorias e de minerais, a cajá-manga é uma ótima aliada de quem quer ganhar massa magra, uma vez que ela fornece os minerais necessários para a contração muscular, além de ser uma fonte rápida e prática de carboidratos, que ajudam a repor as energias dos músculos.

Mas, caso seu objetivo seja a hipertrofia, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física, que irá montar um plano de exercícios adaptado a você, além de uma nutricionista, que irá indicar os melhores alimentos para potencializar os exercícios.

2. É rica em fibras alimentares

Outro nutriente presente na cajá-manga é a fibra alimentar, que é essencial para o bom funcionamento do organismo. Isso se deve aos seus efeitos benéficos, como:

  • Mantém o funcionamento intestinal, pois ajuda o bolo alimentar a se mover pelo intestino, evitando a constipação
  • Ajuda a manter a saúde da microbiota intestinal, pois são nutrientes que não são digeridos pelo nosso organismo, chegando intactos ao intestino e servindo de alimento para as bactérias benéficas que lá vivem
  • Dá saciedade, pois ajudam a lentificar a digestão, contribuindo assim para inibir a fome;
  • Contribui para o controle do colesterol, uma vez que ajuda a regular a sua absorção.

Veja também: 10 alimentos para prisão de ventre

3. Fonte de antioxidantes, como a vitamina C

Outro benefício da cajá-manga é a quantidade de antioxidantes presentes nela, como a vitamina C e carotenoides, que ajudam o corpo a combater a ação dos radicais livres.

Assim, o consumo da fruta no dia a dia pode contribuir para prevenir e tratar uma série de condições de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que os antioxidantes, além de estimular a produção de colágeno, protegem a pele do estresse oxidativo, mantendo-a com uma aparência mais jovem por mais tempo
  • Inflamações, pois os antioxidantes participam da regulação do sistema imunológico
  • Doenças cardíacas, pois ajudam a prevenir o acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias.

4. Ajuda a emagrecer

Devido às presença de fibras e de antioxidantes, e ao baixo teor de gorduras, a cajá-manga pode contribuir para o processo de emagrecimento, desde que seu consumo esteja associado a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos.

Isso acontece porque as fibras ajudam a dar saciedade, além de diminuir a absorção de gorduras e carboidratos.

Além disso, os antioxidantes podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, diminuindo assim os picos do hormônio e a vontade de comer doces.

5. Fonte de minerais

Além das vitaminas presentes nessa fruta, também encontramos alguns minerais, como cálcio, fósforo e potássio, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo e para a prevenção de uma série de doenças.

O fósforo, por exemplo, tem um papel relevante na utilização de carboidratos e gorduras por parte do organismo, além de participar da produção de moléculas de ATP, que são utilizadas pelo corpo para o armazenamento de energia.

Por outro lado, o cálcio tem uma grande importância na formação e na saúde de ossos e dentes, ajudando a evitar problemas como a desmineralização.

E temos também o potássio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, sendo muito importante na alimentação de pessoas com hipertensão arterial.

6. Beneficia o sistema nervoso

Além dos efeitos já citados, a cajá-manga também é uma ótima fonte de vitamina B1 e B6, que contribuem para a saúde do sistema nervoso.

Assim, incluir essa fruta no seu dia a dia pode ajudar a prevenir alguns problemas que atingem o cérebro e os nervos, que podem aparecer quando a alimentação não supre as necessidades nutricionais. 

Dicas e cuidados

Cajá-manga
Sempre que possível, cheque a procedência da fruta antes de consumir

Ao comprar a cajá-manga, ou qualquer outra fruta, é importante lavar e descontaminar a sua casca, para evitar ingerir micro-organismos e possíveis agrotóxicos.

Além disso, sempre que possível cheque a procedência da fruta, e escolha sempre as de melhor qualidade e aparência.

Por fim, apesar dos benefícios da cajá-manga, ela deve ser consumida com moderação, sendo parte de um programa alimentar saudável e equilibrado, de forma a garantir uma nutrição adequada para o seu organismo.

Tabela nutricional

Porção de 100g de cajá-manga in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias46 kcal
Carboidratos11,4 g
Proteínas1,28 g
Fibra alimentar2,58 g
Cálcio12,7 mg
Ferro0,15 mg
Sódio1,44 mg
Magnésio11,3 mg
Fósforo24,5 mg
Potássio119 mg
Zinco0,18 mg
Cobre0,02 mg
Tiamina0,11 mg
Vitamina B60,05 mg
Vitamina C26,7 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos Unicamp (TACO)
Fontes e referências adicionais

O que você achou dos benefícios da fruta cajá-manga que selecionamos acima? Pretende incluí-la em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

23 comentários em “6 benefícios da cajá-manga – Para que serve e propriedades”