Abscesso na gengiva: sintomas, causas e como tratar

publicado em

Perceber a presença de um abscesso na gengiva pode assustar qualquer pessoa. Conhecido também pelo nome de abscesso periodontal, ele é basicamente uma bolsa de pus (infecção) que se inicia nas gengivas.

O abscesso tem a aparência de uma protuberância inchada e esse inchaço pode variar entre um nível que vai de leve a grave. Algumas pessoas ainda podem sentir sensibilidade ou dor, mas outras não experimentam esses sintomas.

Um dos principais fatores de risco para a condição é uma higiene bucal de baixa qualidade. Além disso, uma dieta rica em açúcar é outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento do problema.

Quem tem bruxismo, dentes danificados por lesão ou trauma e restaurações quebradas ou danificadas, como coroas dentárias e pontes dentárias, também tem maior propensão de desenvolver o problema.

Um abscesso na gengiva ou abscesso periodontal é considerado uma emergência dentária que precisa de atendimento imediato e não pode ser tratado em casa. Portanto, quem desconfia que tem o problema deve procurar a ajuda de um dentista o mais rápido possível.

Se não for tratado, um abscesso na gengiva pode se espalhar mais profundamente no tecido da gengiva e afetar os ossos e dentes próximos, o que pode aumentar a dor e o inchaço.

As suas possíveis complicações incluem outros problemas bucais, como destruição dos ligamentos e tecidos moles ao redor do dente, perda óssea na mandíbula e até mesmo a perda do dente.

Além disso, há o risco de que a infecção viaje para outras partes do rosto e do corpo. Em casos raros, uma infecção na gengiva pode chegar à corrente sanguínea e causar a sepse, uma complicação potencialmente fatal de uma infecção, que provoca sintomas como febre acima de 38º C, dificuldade para respirar, dor abdominal e ritmo cardíaco alto.

Sintomas

Dor de dente
Além do inchaço e da dor, existem outros sintomas como presença de pus, vermelhidão, mau hálito e até a febre

Além do inchaço, da dor e da sensibilidade já mencionados, os abcessos na gengiva podem causar os seguintes sintomas:

  • Bolha de pus, que forma uma bolinha na gengiva
  • Gosto desagradável na boca, devido ao pus
  • Vermelhidão
  • Mau hálito
  • Sangramento gengival
  • Dentes frouxos
  • Febre
  • Linfonodos inchados no pescoço ou mandíbula

Causas

Um abscesso na gengiva surge quando a bactéria presente na boca provoca uma infecção no espaço entre os dentes e a gengiva. Em alguns casos, esse tipo de abscesso é resultado da periodontite ou doença periodontal, que é provocada pela má higiene bucal.

A periodontite é uma condição inflamatória que afeta as gengivas e se desenvolve quando a placa bacteriana se acumula nas gengivas. Quando ela não é removida dos dentes por meio da escovação regular e do uso frequente de fio dental, pode ocorrer uma infecção no tecido vizinho, o que pode gerar a formação de um abscesso.

É possível que um abscesso na gengiva tenha relação com uma bolsa periodontal profunda, que é um espaço que se forma ao redor do dente em virtude da doença periodontal. As bactérias podem habitar esse espaço e, se a comida e a placa bacteriana se impregnarem nele, os microrganismos podem conseguir florescer.

Além disso, ter um sistema imunológico enfraquecido também pode contribuir para o aparecimento de um abscesso na gengiva, uma vez que o sistema de defesa do organismo pode não conseguir combater as infecções.

Como tratar

Tratamento dental
As opções de tratamento incluem drenagem, limpeza dental profunda, canal e até extração do dente

Uma vez que um abscesso não sara por conta própria e que não pode ser tratado em casa, é fundamental buscar a ajuda de um dentista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados. As opções incluem:

  • Drenagem: Ela é necessária para remover a infecção e prevenir complicações. Antes da drenagem, o dentista pode aplicar um creme anestésico, Já durante o procedimento, é feita uma pequena incisão (corte) nas gengivas. Então, é aplicada uma pressão para drenar a infecção. 
  • Tratamento da doença periodontal: Para se livrar da infecção, o médico também pode indicar raspagem e alisamento radicular (limpeza dental profunda) ou até mesmo uma cirurgia.
  • Antibióticos: Além de limpar a área afetada, o dentista pode prescrever antibióticos para diminuir os riscos de uma reinfecção.
  • Tratamento de canal: Se um abscesso na gengiva se espalhou para um dente e o infectou, um tratamento de canal pode ser necessário para salvá-lo.
  • Extração do dente: Em casos graves, o dentista pode recomendar a retirada de um dente infectado. Ele pode usar um exame de raio-X para identificar se o abscesso causou perda óssea e, conforme a extensão dessa perda óssea, indicar a extração. Ele ainda pode indicar um procedimento para regenerar o osso perdido ou o tecido gengival, assim como pode indicar alternativas para substituir o dente removido.
Fontes e referências adicionais

Você já teve um abcesso na gengiva? Como foi o tratamento recomendado pelo seu dentista? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Fernanda Nogueira

Dra. Fernanda Nogueira Figueira é cirurgiã dentista CRO RJ 28510. Graduada em Odontologia pela Faculdade de odontologia de Valença em 2002. Pós-graduada em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic escola Fluminense de Odontologia em 2012. Atualização em Endodontia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Entre em contato com ela pela sua página no Facebook.

Deixe um comentário