Perceber a presença de um abscesso na gengiva pode assustar qualquer pessoa. Conhecido também pelo nome de abscesso periodontal, ele é basicamente uma bolsa de pus (infecção) que se inicia nas gengivas.
O abscesso tem a aparência de uma protuberância inchada e esse inchaço pode variar entre um nível que vai de leve a grave. Algumas pessoas ainda podem sentir sensibilidade ou dor, mas outras não experimentam esses sintomas.
Um dos principais fatores de risco para a condição é uma higiene bucal de baixa qualidade. Além disso, uma dieta rica em açúcar é outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento do problema.
Quem tem bruxismo, dentes danificados por lesão ou trauma e restaurações quebradas ou danificadas, como coroas dentárias e pontes dentárias, também tem maior propensão de desenvolver o problema.
Um abscesso na gengiva ou abscesso periodontal é considerado uma emergência dentária que precisa de atendimento imediato e não pode ser tratado em casa. Portanto, quem desconfia que tem o problema deve procurar a ajuda de um dentista o mais rápido possível.
Se não for tratado, um abscesso na gengiva pode se espalhar mais profundamente no tecido da gengiva e afetar os ossos e dentes próximos, o que pode aumentar a dor e o inchaço.
As suas possíveis complicações incluem outros problemas bucais, como destruição dos ligamentos e tecidos moles ao redor do dente, perda óssea na mandíbula e até mesmo a perda do dente.
Além disso, há o risco de que a infecção viaje para outras partes do rosto e do corpo. Em casos raros, uma infecção na gengiva pode chegar à corrente sanguínea e causar a sepse, uma complicação potencialmente fatal de uma infecção, que provoca sintomas como febre acima de 38º C, dificuldade para respirar, dor abdominal e ritmo cardíaco alto.
Sintomas
Além do inchaço, da dor e da sensibilidade já mencionados, os abcessos na gengiva podem causar os seguintes sintomas:
- Bolha de pus, que forma uma bolinha na gengiva
- Gosto desagradável na boca, devido ao pus
- Vermelhidão
- Mau hálito
- Sangramento gengival
- Dentes frouxos
- Febre
- Linfonodos inchados no pescoço ou mandíbula
Causas
Um abscesso na gengiva surge quando a bactéria presente na boca provoca uma infecção no espaço entre os dentes e a gengiva. Em alguns casos, esse tipo de abscesso é resultado da periodontite ou doença periodontal, que é provocada pela má higiene bucal.
A periodontite é uma condição inflamatória que afeta as gengivas e se desenvolve quando a placa bacteriana se acumula nas gengivas. Quando ela não é removida dos dentes por meio da escovação regular e do uso frequente de fio dental, pode ocorrer uma infecção no tecido vizinho, o que pode gerar a formação de um abscesso.
É possível que um abscesso na gengiva tenha relação com uma bolsa periodontal profunda, que é um espaço que se forma ao redor do dente em virtude da doença periodontal. As bactérias podem habitar esse espaço e, se a comida e a placa bacteriana se impregnarem nele, os microrganismos podem conseguir florescer.
Além disso, ter um sistema imunológico enfraquecido também pode contribuir para o aparecimento de um abscesso na gengiva, uma vez que o sistema de defesa do organismo pode não conseguir combater as infecções.
Como tratar
Uma vez que um abscesso não sara por conta própria e que não pode ser tratado em casa, é fundamental buscar a ajuda de um dentista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados. As opções incluem:
- Drenagem: Ela é necessária para remover a infecção e prevenir complicações. Antes da drenagem, o dentista pode aplicar um creme anestésico, Já durante o procedimento, é feita uma pequena incisão (corte) nas gengivas. Então, é aplicada uma pressão para drenar a infecção.
- Tratamento da doença periodontal: Para se livrar da infecção, o médico também pode indicar raspagem e alisamento radicular (limpeza dental profunda) ou até mesmo uma cirurgia.
- Antibióticos: Além de limpar a área afetada, o dentista pode prescrever antibióticos para diminuir os riscos de uma reinfecção.
- Tratamento de canal: Se um abscesso na gengiva se espalhou para um dente e o infectou, um tratamento de canal pode ser necessário para salvá-lo.
- Extração do dente: Em casos graves, o dentista pode recomendar a retirada de um dente infectado. Ele pode usar um exame de raio-X para identificar se o abscesso causou perda óssea e, conforme a extensão dessa perda óssea, indicar a extração. Ele ainda pode indicar um procedimento para regenerar o osso perdido ou o tecido gengival, assim como pode indicar alternativas para substituir o dente removido.
Fontes e referências adicionais
- Periodontal abscess, Cleveland Clinic
- Periodontal Abscess, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-.
- [Periodontal abscess: etiology, diagnosis and treatment], Fogorv Sz . 2004 Aug;97(4):151-5.
- Quantitative investigation of the bacterial content of periodontal abscess samples by real-time PCR, Journal of Microbiological Methods Volume 213, October 2023, 106826
Fontes e referências adicionais
- Periodontal abscess, Cleveland Clinic
- Periodontal Abscess, Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-.
- [Periodontal abscess: etiology, diagnosis and treatment], Fogorv Sz . 2004 Aug;97(4):151-5.
- Quantitative investigation of the bacterial content of periodontal abscess samples by real-time PCR, Journal of Microbiological Methods Volume 213, October 2023, 106826