Chá de Folha de Goiaba – Receita, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Você provavelmente já deve estar familiarizado com a fruta goiaba. Mas e com a folha de goiaba? Sabia que é possível preparar um chá de folha de goiaba?

Isso mesmo! As folhas da goiabeira, assim como a sua casca, têm sido utilizadas há bastante tempo por parte dos povos indígenas para auxiliar a cura e o tratamento de doenças. Vamos aprender como preparar essa bebida e conhecer para que serve esse chá?

Como fazer – Receitas de chá de folha de goiaba 

1. Receita de chá de folha de goiaba para inchaços e dores nos tornozelos 

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 xícara de chá de folhas da goiabeira.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo até começar a ferver; Na sequência, desligar o fogo, adicionar as folhas e tampar para deixar a misturar abafar durante aproximadamente 15 minutos; Coar e deixar esfriar até ficar morno. 

Como aplicar: despejar o chá dentro de uma bacia com água morna e mergulhar os tornozelos, deixando-os submersos ao longo de cerca de 20 minutos, certificando-se de que a água mantém a mesma temperatura. 

2. Receita de chá de folha de goiaba para sangramentos intensos/hemorragias menstruais

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 20 g de folhas de goiaba.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver; Desligar e adicionar as folhas. Tampar e deixar abafar durante aproximadamente 10 minutos; Então, coar e beber o chá. 

Importante: antes de tomar o chá de folha de goiaba para auxiliar o tratamento de sangramentos intensos durante a menstruação, consulte o seu médico. Isso é fundamental para saber se a bebida realmente pode ajudar o seu caso, conhecer a quantidade do chá que deve usar e descobrir se ele não pode fazer mal para você, se não existe nenhuma contraindicação ou se a bebida não pode interagir com algum medicamento que você esteja fazendo uso.

E caso o sangramento ou a hemorragia persista, procure novamente o auxílio do seu médico. 

Para que serve o chá de folha de goiaba?

A lista a seguir apresenta alguns dos outros benefícios que já foram associados ao chá de folha de goiaba:

– Combate a diarreia 

As folhas da goiaba são compostas por fitoquímicos naturais como os antioxidantes carotenoides, antocianinas e flavonoides. Alguns de seus componentes são dotados de propriedades antibióticas que ajudam a matar as substâncias responsáveis pela diarreia.

Isso foi mostrado em uma pesquisa publicada no ano de 2008 na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, em que os cientistas descobriram que extratos da folha da goiaba realmente foram eficientes para matar alguns tipos de bactérias causadoras da diarreia infecciosa.

Além disso, outro estudo publicado no ano 2000 no Chinese Journal of Integrated Traditional and Western Medicine (Jornal Chinês de Medicina Tradicional e Medicina Ocidental Integradas, tradução livre) mostrou que seres humanos que ingeriram extrato da folha da goiaba se recuperaram mais rapidamente da diarreia infecciosa do que aqueles que não receberam o ingrediente.

Ainda assim, são necessários mais experimentos para que o benefício seja confirmado.

– Pressão arterial

Um estudo de laboratório de 2005, divulgado na publicação Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology (Métodos e Descobertas em Farmacologia Clínica e Experimental) indicou que compostos presentes nas folhas da goiaba podem contribuir com a diminuição da pressão arterial.

Entretanto, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em animais de laboratório – e não em seres humanos.

– Colesterol e triglicerídeos

Um artigo divulgado no ano de 2010 na publicação Nutrition and Metabolism (Nutrição e Metabolismo) descobriu que extratos da folha da goiaba podem auxiliar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e as taxas não saudáveis de triglicerídeos em seres humanos.

No entanto, é necessária a realização de experimentos maiores para que esse efeito seja confirmado.

– Controle dos níveis de açúcar no sangue

Alguns dos flavonoides, ao lado de outros componentes do chá de folha de goiaba, podem contribuir com a diminuição das taxas de açúcar no sangue.

A informação se baseia em uma revisão a respeito de descobertas laboratoriais de diversos estudos, publicada no Nutrition and Metabolism (Nutrição e Metabolismo), que indicam que o chá de folha de goiaba inibe diferentes enzimas do organismo que convertem os carboidratos em glicose, o que potencialmente desacelera a sua entrada no sangue.

A revisão também relatou que uma série de estudos clínicos conduzidos no Japão mostraram que o consumo regular do chá de folha de goiaba ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue pós-refeição em pessoas diagnosticadas com a diabetes do tipo 2.

O chá de folha de goiaba é uma bebida aprovada no Japão para a prevenção e o tratamento da diabetes. O chá possui componentes que inibem a absorção de dois tipos de açúcar – a maltose e a sacarose – ajudando assim a controlar as taxas sanguíneas de glicose depois das refeições.

Entretanto, para quem sofre com a doença, vale a pena checar com o médico se não existem problemas, contraindicações ou riscos de interações antes de fazer uso da bebida. 

Cuidados 

Antes de usar o chá de folha de goiaba para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde, verifique com o médico se a bebida realmente pode beneficiar o seu caso e se ela não pode provocar prejuízos para a sua saúde.

Isso é importante para todos, porém, especialmente para aqueles que sofrem com alguma doença ou condição de saúde, crianças, idosos, mulheres que estejam grávidas, mulheres que encontram-se em processo de amamentação de seus bebês e indivíduos que fazem uso de algum tipo de medicamento.

O que você achou desses benefícios do chá de folha de goiaba? Já conhecia essa bebida? O que acha de aprender como fazer sua receita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (83 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

21 comentários em “Chá de Folha de Goiaba – Receita, Como Fazer e Dicas”

  1. O cha de folhas de goiabeira pode ser usado com a alimentação uma vez ao dia frequentemente (períodos longos) para manter a glicemia adequada?

  2. Se eu armazeno o chá da goiabeira, na Geladeira eu preciso esquentar pra colocar na cabeça ou posso colocar gelado mesmo?

  3. Sim ja conhecia uma vez ke tive numa casa de repouso e demanha kuando entrei ao serviço,,, deparei com 15 idosas todas com uma virose bastante ativa,,,,, antes de kualker um jumalimentação recori as folhas de goabada, toda santicima manha recorreram ao cha das milagrosas folhas. E tudo mundo melhorou de seguida Almoçamos mas acompanhada com cha. Recomendo a todo mundo ter de reserva por uma enventual cituacao.

    • Há mais de mil espécies para curar pressão alta. Dou pra minha mãe uma xícara de chá de graviola ao dia e 200mg de coenzima q10 todos os dias sem falhar. Também tem Pariparoba, suco de beterraba, embauba etc. Tudo com muita responsabilidade, SAÚDE É COISA SÉRIA, medindo todos os dias pra ver se controlou, se não baixou demais, ou se fez efeito no seu organismo. Não pode dispensar o médico.

  4. Já conhecia a indicação do chá de folhas de goiabeira para os intestinos, mas para as outras indicações informadas neste artigo , ainda não. Achei muito bom o artigo.

  5. Tive uma infecção intestina séria l. Fiz dieta severa, chá preto, banana, maçã e cream cracker. Usei floratil. E nada resolvia. Na primeira xicara do cha comi uma feijoada light, arroz e couve. Não tive mais problema.

    • Tomei o chá em menos de 3 semana perdi 5 kls obs: tenho dificuldade pra emagrecer pois tenho ovário policísticos eu amei o cha pra ñ amargar pega folhas mais velhas e bem pouca tipo 5 folha pra meio litro de agua

  6. Eu tenho um dor na minha barriga e dor no meu útero com o eu fasso pra Pará de dar a quele mau feiro

    • Tava com uma diarreia sinistra. Deu febre calafrios. Banbeza no corpo que mal conseguia andar. Tomei de tudo não adiantou. Fiz um cha de folha de goiaba. Parece que tirou com a mão. Duas horas depois tava curado. O chá de folha de goiaba mata a bactéria que causa diarreia, excelente.