Pomadas para furúnculo mais usadas e cuidados

publicado em

Pomadas para furúnculo contêm antibióticos na composição, que são substâncias capazes de eliminar ou impedir a proliferação das bactérias causadoras de furúnculos na pele. 

O furúnculo é uma foliculite bacteriana, isso significa que bactérias presentes na pele infectam um folículo piloso, onde nasce o pelo, bem como a glândula sebácea, produtora de sebo, e os tecidos ao redor. 

Por isso, os furúnculos costumam aparecer em áreas mais úmidas do corpo, com pelos e que sofrem constante atrito com as roupas, por exemplo. 

Como se trata de uma infecção bacteriana que causa inflamação, o furúnculo se manifesta na pele como um caroço avermelhado, quente e dolorido, com pus em seu interior. 

Apesar de ser bastante parecido com uma espinha ou com um pelo encravado, o furúnculo envolve uma infecção bacteriana e, como tal, precisa ser tratado com pomadas de antibióticos.  

  Continua Depois da Publicidade  

Veja quais são as pomadas usadas para tratar um furúnculo na pele. 

Nebacetin®

nebacetin pomada
Imagem: Site do fabricante

A pomada Nebacetin® contém dois antibióticos em sua composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, que são eficazes no combate a bactérias que causam infecções na pele, como é o caso do furúnculo

A neomicina atrapalha um mecanismo envolvido na produção de proteínas nas bactérias, e a bacitracina impede a produção do envoltório desses microrganismos. Dessa forma, essas duas substâncias impedem o crescimento de uma grande variedade de espécies de bactérias que infectam a pele. 

Normalmente, os efeitos da pomada são observados após 2 ou 3 dias do início do tratamento, podendo variar de acordo com o tamanho do furúnculo e com o funcionamento do seu sistema imunológico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de aplicar a pomada, lave a região da pele infeccionada com o furúnculo, usando água e sabão e, depois, seque a lesão. Aplique uma camada fina da pomada, de 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze. Você pode deixar a região coberta com a gaze, para não correr o risco do medicamento ser absorvido pela roupa. 

Após o furúnculo desaparecer da pele, mantenha o tratamento com a pomada Nebacetin®, por 2 a 3 dias, para evitar uma reinfecção. 

Bactroban®

O ingrediente ativo da pomada Bactroban® é a substância mupirocina, que apresenta atividade antibiótica, sendo indicada para o tratamento de furúnculos, foliculite e impetigo.

A mupirocina é eficaz contra várias espécies de bactérias que infectam a pele, como as do gênero Staphylococcus, Streptococcus e Haemophilus.  

A pomada deve ser aplicada no local da pele afetada pelo furúnculo, podendo ser coberta por uma gaze após a aplicação. O medicamento deve ser usado 3 vezes ao dia, por até 10 dias.  

  Continua Depois da Publicidade  

Verutex®

O creme Verutex® é composto pelo ácido fusídico, indicado para o tratamento de diversas infecções de pele causadas, especialmente, por bactérias dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus

Infecções de pele comumente tratadas com esse creme são o furúnculo, impetigo, foliculite, acne e hidradenite.

Para o tratamento de furúnculos na pele, o Verutex® deve ser aplicado de 2 a 3 vezes ao dia sobre a pele infectada, por até 7 dias. Antes de aplicar a pomada, a área deve ser lavada com água e sabão e, cuidadosamente, seca. 

O creme Verutex® se destaca entre os tratamentos tópicos, pela sua alta capacidade de penetração na pele. Quando o medicamento atinge as bactérias, ele impede o fornecimento de energia necessária para a bactéria produzir as suas proteínas e, assim, inibe o crescimento desses microrganismos. 

Furacin®

O princípio ativo da pomada Furacin® é o nitrofural, substância eficaz contra as principais bactérias que causam infecções de pele, como o furúnculo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essa pomada também é indicada como um tratamento complementar em casos de queimaduras de segundo e terceiro graus, que contenham bactérias resistentes a outros medicamentos. 

A pomada pode ser usada de 2 a 3 vezes ao dia, de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas, durante 7 a 10 dias. 

O nitrofural atua sobre as enzimas da bactéria envolvidas na produção de energia, atrapalhando o seu crescimento e proliferação. 

Hirudoid®

hirudoid
Imagem: Site do fabricante

A pomada ou gel de Hirudoid® contém polissulfato de mucopolissacarídeo como princípio ativo. 

Este princípio ativo é um anti-inflamatório e, portanto, não possui atividade contra as bactérias causadoras de furúnculos na pele. 

Sendo assim, a pomada ou gel de Hirudoid® é indicada como um tratamento auxiliar em casos de furúnculos, pois diminui a inflamação, causadora de vermelhidão e inchaço na pele. 

O Hirudoid® gel não deve ser usado sobre feridas abertas, pois contém álcool. Nesses casos, deve-se optar pela pomada. 

O medicamento deve ser passado sobre o furúnculo inflamado de 3 a 4 vezes ao dia, por até 10 dias. 

Como tratar o furúnculo 

Ao identificar um furúnculo na pele, é importante não espremê-lo, pois essa ação pode piorar a inflamação e ainda promover o espalhamento da infecção para outros locais da pele. 

Por ser uma infecção bacteriana, o furúnculo é contagioso. Então, se uma pessoa não infectada tiver contato com o pus do furúnculo de uma pessoa infectada, ela estará suscetível a desenvolver o problema em sua pele, se o seu sistema imunológico não der conta de combater a bactéria. 

Além de utilizar as pomadas sobre o furúnculo, você pode fazer compressas quentes, para acelerar a drenagem do pus e a posterior cicatrização da lesão. Veja outras opções de cuidados caseiros, que podem complementar o tratamento com as pomadas para furúnculo. 

Fontes e referências adicionais

Você já teve um furúnculo na pele? Qual pomada você utilizou para tratar o furúnculo? Em quantos dias você percebeu a resolução dessa infecção na pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Pomadas para furúnculo mais usadas e cuidados”

  1. Tive um problema cavalar na axila esquerda. Na upa me aplicaram uma bezentacil, fiz o uso 7 dias de cefalexina 500mg e A POMADA BELLA DONA. Que foi maravilhosa!

    Responder