Pomadas para furúnculo mais usadas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 26/07/2022

Pomadas para furúnculo contêm antibióticos na composição, que são substâncias capazes de eliminar ou impedir a proliferação das bactérias causadoras de furúnculos na pele. 

O furúnculo é uma foliculite bacteriana, isso significa que bactérias presentes na pele infectam um folículo piloso, onde nasce o pelo, bem como a glândula sebácea, produtora de sebo, e os tecidos ao redor. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, os furúnculos costumam aparecer em áreas mais úmidas do corpo, com pelos e que sofrem constante atrito com as roupas, por exemplo. 

Como se trata de uma infecção bacteriana que causa inflamação, o furúnculo se manifesta na pele como um caroço avermelhado, quente e dolorido, com pus em seu interior. 

Apesar de ser bastante parecido com uma espinha ou com um pelo encravado, o furúnculo envolve uma infecção bacteriana e, como tal, precisa ser tratado com pomadas de antibióticos.  

Veja quais são as pomadas usadas para tratar um furúnculo na pele. 

Nebacetin®

nebacetin pomada
Imagem: Site do fabricante

A pomada Nebacetin® contém dois antibióticos em sua composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, que são eficazes no combate a bactérias que causam infecções na pele, como é o caso do furúnculo

  Continua Depois da Publicidade  

A neomicina atrapalha um mecanismo envolvido na produção de proteínas nas bactérias, e a bacitracina impede a produção do envoltório desses microrganismos. Dessa forma, essas duas substâncias impedem o crescimento de uma grande variedade de espécies de bactérias que infectam a pele. 

Normalmente, os efeitos da pomada são observados após 2 ou 3 dias do início do tratamento, podendo variar de acordo com o tamanho do furúnculo e com o funcionamento do seu sistema imunológico. 

Antes de aplicar a pomada, lave a região da pele infeccionada com o furúnculo, usando água e sabão e, depois, seque a lesão. Aplique uma camada fina da pomada, de 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze. Você pode deixar a região coberta com a gaze, para não correr o risco do medicamento ser absorvido pela roupa. 

Após o furúnculo desaparecer da pele, mantenha o tratamento com a pomada Nebacetin®, por 2 a 3 dias, para evitar uma reinfecção. 

Bactroban®

O ingrediente ativo da pomada Bactroban® é a substância mupirocina, que apresenta atividade antibiótica, sendo indicada para o tratamento de furúnculos, foliculite e impetigo.

A mupirocina é eficaz contra várias espécies de bactérias que infectam a pele, como as do gênero Staphylococcus, Streptococcus e Haemophilus.  

  Continua Depois da Publicidade  

A pomada deve ser aplicada no local da pele afetada pelo furúnculo, podendo ser coberta por uma gaze após a aplicação. O medicamento deve ser usado 3 vezes ao dia, por até 10 dias.  

Verutex®

O creme Verutex® é composto pelo ácido fusídico, indicado para o tratamento de diversas infecções de pele causadas, especialmente, por bactérias dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus

Infecções de pele comumente tratadas com esse creme são o furúnculo, impetigo, foliculite, acne e hidradenite.

Para o tratamento de furúnculos na pele, o Verutex® deve ser aplicado de 2 a 3 vezes ao dia sobre a pele infectada, por até 7 dias. Antes de aplicar a pomada, a área deve ser lavada com água e sabão e, cuidadosamente, seca. 

O creme Verutex® se destaca entre os tratamentos tópicos, pela sua alta capacidade de penetração na pele. Quando o medicamento atinge as bactérias, ele impede o fornecimento de energia necessária para a bactéria produzir as suas proteínas e, assim, inibe o crescimento desses microrganismos. 

Furacin®

O princípio ativo da pomada Furacin® é o nitrofural, substância eficaz contra as principais bactérias que causam infecções de pele, como o furúnculo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essa pomada também é indicada como um tratamento complementar em casos de queimaduras de segundo e terceiro graus, que contenham bactérias resistentes a outros medicamentos. 

A pomada pode ser usada de 2 a 3 vezes ao dia, de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas, durante 7 a 10 dias. 

O nitrofural atua sobre as enzimas da bactéria envolvidas na produção de energia, atrapalhando o seu crescimento e proliferação. 

Hirudoid®

hirudoid
Imagem: Site do fabricante

A pomada ou gel de Hirudoid® contém polissulfato de mucopolissacarídeo como princípio ativo. 

Este princípio ativo é um anti-inflamatório e, portanto, não possui atividade contra as bactérias causadoras de furúnculos na pele. 

Sendo assim, a pomada ou gel de Hirudoid® é indicada como um tratamento auxiliar em casos de furúnculos, pois diminui a inflamação, causadora de vermelhidão e inchaço na pele. 

O Hirudoid® gel não deve ser usado sobre feridas abertas, pois contém álcool. Nesses casos, deve-se optar pela pomada. 

O medicamento deve ser passado sobre o furúnculo inflamado de 3 a 4 vezes ao dia, por até 10 dias. 

Como tratar o furúnculo 

Ao identificar um furúnculo na pele, é importante não espremê-lo, pois essa ação pode piorar a inflamação e ainda promover o espalhamento da infecção para outros locais da pele. 

Por ser uma infecção bacteriana, o furúnculo é contagioso. Então, se uma pessoa não infectada tiver contato com o pus do furúnculo de uma pessoa infectada, ela estará suscetível a desenvolver o problema em sua pele, se o seu sistema imunológico não der conta de combater a bactéria. 

Além de utilizar as pomadas sobre o furúnculo, você pode fazer compressas quentes, para acelerar a drenagem do pus e a posterior cicatrização da lesão. Veja outras opções de cuidados caseiros, que podem complementar o tratamento com as pomadas para furúnculo. 

Fontes e referências adicionais

Você já teve um furúnculo na pele? Qual pomada você utilizou para tratar o furúnculo? Em quantos dias você percebeu a resolução dessa infecção na pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário