Pesquisadores do Centro Médico Universitário de Ljubljana, na Eslovênia, podem ter descoberto mais um efeito colateral ligado ao Ozempic. A semaglutida, princípio ativo do medicamento que vem sendo usado para emagrecimento rápido, pode alterar o paladar, especialmente a percepção do sabor doce.

Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia, realizada em Boston, nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam 30 mulheres obesas, que receberam um miligrama de semaglutida ou uma medicação placebo por 16 semanas.
As voluntárias foram expostas a tiras contendo os quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e salgado, a fim de avaliar se o remédio realmente causa alterações no paladar. Além das percepções relatadas, elas também tiveram as papilas gustativas analisadas e imagens cerebrais monitoradas.
Autora do estudo, a médica Mojca Jensterle Sever contou que a semaglutida melhorou a sensibilidade gustativa das mulheres participantes do estudo, tornando-as mais sensíveis aos sabores.
Ademais, foi possível verificar mudanças nas regiões cerebrais ligadas à recompensa, que ficavam menos ativadas durante a alimentação.
“As pessoas com obesidade, muitas vezes, percebem os sabores de forma menos intensa e têm um desejo inerentemente elevado por alimentos doces e ricos em energia”, explicou a profissional.
Além da redução do desejo de comer, um efeito já esperado devido à regulação hormonal proporcionada pelo medicamento, alterações de paladar já haviam sido relatadas por pessoas que começaram a fazer uso de Ozempic ou Wegovy.
Nas redes sociais, como o TikTok, usuários descreveram que um sabor metálico começou a ser predominante em vários alimentos após o uso dos remédios. Veja também: Mulher de 29 anos vai parar na UTI após usar Ozempic sem orientação médica.