Estudo analisa o uso do Ozempic para tratamento de vícios, faz sentido?

publicado em

A semaglutida é o princípio ativo encontrado no medicamento Ozempic, que é utilizado para tratar a diabetes tipo 2, mas recentemente também chamou a atenção devido aos relatos de perda de peso associados ao seu uso.

Pacientes que usam o remédio têm compartilhado experiências curiosas, afirmando terem perdido o interesse por uma série de comportamentos viciantes e compulsivos, como beber, tabagismo, fazer compras, roer as unhas e cutucar a pele.

Potencial da semaglutida redução de comportamentos viciantes e compulsivos

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, realizaram um estudo no qual investigaram o impacto da semaglutida no comportamento de ratos que foram induzidos ao vício em álcool.

Os resultados mostraram que os ratos que receberam doses da semaglutida reduziram o seu consumo de álcool pela metade em comparação com aqueles que não receberam a substância. Além disso, a quantidade consumida de álcool pós-recaídas foi menor do que o consumo de hábito.

Isso é especialmente relevante, uma vez que a quantidade de álcool ingerida depois de um período de abstinência geralmente é mais alta do que o consumo habitual, dificultando a recuperação da dependência.

  Continua Depois da Publicidade  

Qual é o mecanismo de ação da semaglutida na dependência?

Caneta de injeção de insulina.
Ozempic é utilizado off-label para perda de peso e pesquisadores estão analisando o seu uso no tratamento de vícios

A semaglutida é uma forma sintética do hormônio GLP-1, que auxilia a estimular a produção de insulina e, com isso, a reduzir os níveis de glicose no sangue, conforme explicou a endocrinologista Flávia Coimbra Pontes Maia ao VivaBem UOL.

Além disso, o Ozempic retarda o esvaziamento do estômago e tem efeitos no sistema nervoso central, atuando no centro da saciedade, completou Flávia, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (SBEM-MG).

Mas, segundo o que a psiquiatra Camila Magalhães explicou ao VivaBem UOL, a semaglutida também atua no sistema límbico, que é responsável pelo controle das emoções, impulsos e comportamentos. 

A sua ação no nível do cérebro sugere que a droga também pode suprimir o desejo por outras substâncias, além da comida.

  Continua Depois da Publicidade  

A hipótese é que a semaglutida afeta as vias da dopamina, conhecidas como circuitos de recompensa. Com isso, as pessoas não sentiriam o mesmo desejo por aquilo que gostavam muito.

Entretanto, é importante ressaltar que os estudos são iniciais e é necessário realizar mais pesquisas em seres humanos, para determinar se esses efeitos realmente são observados em pessoas.

Portanto, é necessário aguardar antes de considerar o uso do medicamento Ozempic (semaglutida) para o tratamento da dependência de álcool e outros vícios. As informações são do VivaBem UOL.

Você já conhecia o Ozempic? Já fez uso ou faz uso do medicamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário