A Dieta da Batata Doce e Frango Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 02/04/2020

Atualmente, a dieta da batata doce e frango para emagrecer é umas das estratégias para perder gorduras. Ela se tornou famosa por ter sido aderida pelo mundo fitness tendo como o principal objetivo a absorção máxima de proteína possível, tão importantes para o crescimento e restauração dos músculos.

Essa tática para emagrecer não é tão simples quanto parece, não se deve comer esses dois alimentos apenas antes ou depois do treino. Eles devem estar presentes em toda a programação alimentar da pessoa.

A batata doce também é rica em vitaminas A e C, substâncias antioxidantes que podem prevenir diversas doenças como o câncer e combater o envelhecimento precoce. É possível também encontrar outros minerais importantes para a dieta de qualquer pessoa como o cálcio, fósforo e zinco. Descubra como inserir o frango com batata doce na sua dieta.

A coxinha é um dos salgadinhos mais queridos pelas pessoas, porém, algumas pessoas evitam de comer por ser bastante calórica e gordurosa. Para quem está de dieta e quer comer a coxinha, existe um jeito muito saudável, fácil e rápido. Conheça a receita de coxinha fit para comer sem medo.  

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, ela demora a ser digerida e o frango é a carne mais magra que você pode consumir, pois é a que possui menor teor de gorduras. Comer cozido ou grelhado é a melhor forma de se consumir sem exceder nas calorias. Aprenda a fazer 5 receitas de bolinhos de batata doce com frango.

A dieta da batata-doce e frango é muito comum entre os praticantes de musculação, que têm o objetivo de consumir mais proteínas, que são essenciais para o crescimento e a reparação dos músculos, e os chamados carboidratos “bons”, de absorção lenta, que não provocam um aumento muito rápido na taxa de açúcar no sangue e, portanto, não estimulam o apetite, melhorando a saciedade. É interessante notar como esses alimentos ganharam o gosto popular, mas você sabe por quê?

A partir de agora entenderemos melhor as propriedades da batata doce e do frango, e assim você compreenderá melhor por que eles foram escolhidos como os queridinhos para essa dieta de sucesso.

Propriedades da batata-doce

Agora você entenderá as propriedades convincentes que determinaram a escolha da batata-doce como o carboidrato complexo preferido dos praticantes de musculação e a colocaram como parte integrante da dieta.

A batata-doce pode ser consumida antes dos treinos, pois é capaz de auxiliar no armazenamento de glicogênio muscular. O consumo do alimento antes das atividades pode auxiliar na melhor execução dos movimentos, pois seu corpo estará com fonte energética em alta, assim garantindo uma melhor performance no treino.

Além do baixo teor calórico, o alimento contém vitaminas A e C, além de contribuir com efeito antioxidante que traz benefícios que retardam o envelhecimento das células, a aquisição de doenças crônicas e reduzem os impactos oferecidos por radicais livres. Os nutrientes são especialmente importantes para os atletas porque durante a prática do exercício um número maior de radicais livres é produzido.

O alimento é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico. Isso significa que ele é digerido de forma gradual, fazendo com que o nível de açúcar no sangue aumente aos poucos, o que garante a distribuição de energia por mais tempo.

As fibras insolúveis podem reduzir a probabilidade da ocorrência de desequilíbrios de insulina, assim garantindo uma melhor eficiência no metabolismo de carboidratos. Segundo um estudo publicado em 2001 no periódico científico Nutrition Reviews, essas fibras também podem contribuir com a sensação de saciedade e no funcionamento regular do trânsito da flora intestinal.

A batata-doce também é fonte de água e de sais minerais como o zinco, fósforo, potássio e cálcio. Enquanto o cálcio age na regulação da contração muscular, o fósforo é importante para o armazenamento e transferência de energia, o potássio colabora com o equilíbrio hídrico do corpo e o zinco é importante para a produção de testosterona e síntese de proteínas.

Propriedades do frango

O frango é facilmente utilizado como referência quando estamos falando de proteínas. Em uma porção de 100 g de frango grelhado é possível encontrar aproximadamente 27 g do nutriente.

Ele é fundamental para aquelas pessoas que buscam ganho de massa magra, logo, o frango costuma marcar presença em uma dieta para hipertrofia.

A carne do frango contém nove aminoácidos essenciais, aqueles que nosso corpo não pode produzir sozinho. Eles podem contribuir de forma positiva para a síntese das proteínas, ou seja, o frango é fonte de proteínas e pode beneficiar a síntese das mesmas.

Não pense que os benefícios da carne do frango limitam-se a isso, pois ela pode fornecer ainda mais nutrientes. O alimento pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea, pois contém vitamina B3, que pode ser conhecida também como niacina. A substância ainda auxilia o organismo nos processos de produção de energia, ao converter os carboidratos dos alimentos em glicose e de utilização de gorduras e proteínas

Minerais com o zinco e o fósforo enriquecem ainda mais a lista de funcionalidades da carne do frango.

Além do mais, o frango é uma proteína magra que auxilia ainda mais na perda de peso. mas, para garantir que o frango vai ser um aliado na sua dieta, é importante escolher as partes mais magras do frango como o peito e remover a pele que contém uma quantidade considerável de gordura.

O frango será sua fonte de aminoácidos para a construção de massa muscular, o que vai te ajudar a queimar mais gordura e emagrecer com mais facilidade e saúde.

Como funciona a dieta da batatadoce e frango

A dieta da batata-doce não é um plano alimentar somente para o pré ou pós-treino, porém, algo que deve reger todas as refeições do praticante.

No entanto, não pense que ao seguir a dieta da batata-doce e frango, você deverá apenas consumir esses dois alimentos em todas as refeições diárias, muito pelo contrário. A dieta defende que é fundamental manter o equilíbrio no consumo de alimentos com todos os nutrientes necessários para seu corpo se manter saudável e com o metabolismo em funcionamento contínuo.

Dessa forma, está permitido o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais para complementar e variar a sua dieta.

Mas o foco principal está em incluir batata doce e frango nas suas refeições principais pois assim você terá uma ótima fonte de carboidrato que te dará energia para cumprir suas atividades diárias e treinar e uma fonte de proteína para fortalecer os seus músculos e te ajudar a trocar a gordura pela massa magra.

Para não enjoar de comer batata doce e frango e também para que seu corpo receba outros nutrientes como vitaminas e minerais, é recomendado incluir vegetais, frutas, iogurtes desnatados e outros alimentos saudáveis nas suas refeições. O preferido para compor o prato de batata doce com frango é o brócolis, mas você pode usar qualquer legume ou verdura desde que tudo esteja dentro do seu plano de calorias diárias.

Vale destacar que o plano é indicado para pessoas que praticam atividades físicas, com o objetivo de não somente perder gorduras, mas também construir massa magra, definição e fortalecer o corpo. A indicação é que a dieta seja acompanhada de treinamentos de musculação e exercícios aeróbicos, cuja programação será melhor definida com a orientação de um profissional de educação física.

Alimentos permitidos e proibidos

Você pode consumir qualquer proteína magra, principalmente o peito de frango, e carboidratos complexos. A maioria dos doces, frituras, refrigerantes, carnes gordurosas e alimentos processados estão proibidos.

A regra é simples: combinar sempre uma proteína magra com um carboidrato complexo. A preferência é pelo frango e batata doce porque são alimentos baratos, fáceis de preparar e que combinam bem. Mas você pode adaptar a dieta em alguns dias e trocar o frango por outras carnes magras ou até mesmo por leguminosas como o grão de bico, a ervilha e o feijão e trocar a batata doce por outro carboidrato desde que ele também tenha um baixo índice glicêmico. Os vegetais e frutas em geral também estão liberados na dieta.

Já as proteínas com alto teor de gordura como a maioria dos cortes de carne vermelha estão proibidos assim como os carboidratos refinados, junk food e açúcares em geral. Isso vale não só para você conseguir emagrecer como também para preservar a sua saúde.

Cardápio da dieta da batata-doce e frango

– Exemplo 1

Café da manhã:

  • 200 ml de um suco natural de sua preferência (sem açúcar);
  • 1 fatia de pão integral com 1 colher (de sopa) de pasta de ricota light.

Lanche da manhã:

  • 1 xícara de chá de sua preferência;
  • 1 fruta com índice glicêmico baixo;
  • Pode ser substituído por uma taça de salada de frutas (sem adição de conservantes e açúcar).

Almoço:

  • Salada à vontade;
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado;
  • 50 gramas de batata-

Lanche da tarde:

  • 1 iogurte desnatado ou grego;
  • 1 colher (de sopa) de Quinoa.

Jantar:

  • Salada à vontade;
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado;
  • 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça.

Ceia:

  • 1 xícara de chá verde;
  • 1 taça de gelatina.

– Exemplo 2

Cafe da manhã:

  • Omelete de 4 claras;
  • 1 colher de sopa de queijo cottage zero gordura (opcional).

Lanche 1:

  • 100 a 115 g de peito de frango cozido;
  • 1 xícara de brócolis cozido com 1 colher de chá de azeita de oliva extravirgem.

Almoço:

  • 115 g de peito de frango cozido;
  • 100 g de batata-doce.

Lanche 2:

  • 1 medida de shake de proteínas batido com água;
  • 7 amêndoas.

Jantar:

  • 115 g de peito de frango cozido;
  • Salada de folhas verdes temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva e vinagre balsâmico.

Dicas

  • Procure um nutricionista ou profissional da saúde, é indispensável que você receba uma avaliação para que reconheça se a dieta é recomendada para o seu caso particular e compatível com os seus objetivos. Os cardápios acima apresentados acima são apenas exemplos, o modelo ideal deve ser desenvolvido de acordo com as suas especificidades e individualidades.
  • Consuma pelo menos 2,5 litros de água por dia, para que seu corpo se mantenha hidratado e contribua principalmente para a eliminação de toxinas indesejáveis ao seu organismo;
  • Não permaneça muito tempo sem se alimentar, pois seu metabolismo poderá se adaptar a queimar menos calorias do que você deseja. Caso sinta fome entre uma refeição e outra , consuma lanchinhos saudáveis como nozes, castanhas ou amêndoas em uma quantidade moderada.
  • Atente para os horários das refeições, é fundamental que forneça ao seu corpo as proteínas perdidas durante os treinos;
  • Não consuma apenas os alimentos citados no nome da dieta da batata-doce e frango. É fundamental que você reconheça que seu corpo necessita de múltiplos nutrientes para garantir um bom desempenho nos exercícios físicos e nas atividades diárias;
  • Reserve sempre períodos para descanso, seu corpo necessita repousar, pois é principalmente no período de sono que o efeito anabólico é mais eficiente;
  • Os exercícios físicos são indispensáveis para aqueles que são adeptos da dieta da batata-doce e frango, pois é através deles que você irá garantir o emagrecimento e o ganho de massa magra;
  • Evite consumir alimentos gordurosos, frituras e doces, eles podem ocasionar desequilíbrios e prejudicar a concretização das metas determinadas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

O que você achou da dieta da batata doce e frango? Tem vontade de experimentá-la para conseguir melhores resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “A Dieta da Batata Doce e Frango Para Emagrecer”

  1. É uma dieta excelente para perda de peso para atletas de alto rendimento..atletas principalmente lutadores que precisam baixar o peso para lutas(mma, jiu jitsu, judo, muay thai, etc).
    Testada e aprovada, por mim…