Abacaxi

Abacaxi Emagrece ou Engorda?

Você quer ficar em forma e saudável? Você certamente não será capaz de conseguir isso só com uma fruta, mas que o abacaxi emagrece e é uma das frutas que te ajudam a fazer isso, é fato. Todos sonhamos em ter uma figura magra sem termos que fazer esforço. Quem não sonha? Mas o que acontece com o abacaxi e perda de peso?

Bem, em mais de uma forma é melhor comer algumas fatias de abacaxi do que comer alguma coisa doce e feita com farinha. Afinal, uma das maiores vantagens é que essa fruta tem muito poucas calorias e pouca densidade enérgica. Além disso, é rica em Vitamina C, então ela tem os atributos necessários para ser um alimento de perda de peso. Leia mais sobre como abacaxi emagrece, como inclui-la no seu estilo de vida e se beneficiar dela.

Alimentos que apoiam a perda de peso sempre são reconhecidos. Alguns estudos indicam que abacaxi emagrece por te ajudar a reduzir a gordura corporal, embora a evidência científica para essas alegações tendam a ser equivocadas. Abacaxi contém muitas vitaminas, minerais e enzimas, e todas elas ajudam na saúde geral e podem contribuir para perda de peso saudável e manutenção de peso. 

Bromelaína

Classificada como uma enzima proteolítica, a bromelaína ajuda a quebrar proteína e existe na haste e no suco do abacaxi. Historicamente, a bromelaína tem sido usada como um ajudante na digestão. Certas provas científicas ligam a bromelaína à perda de peso, entretanto, um sistema digestivo que funciona corretamente contribui para a saúde geral assim como para a perda e manutenção de peso. 

Vitamina C

Alguns estudos ligam a presença de vitamina C a um metabolismo de gordura melhor. Pesquisadores da Universidade do Arizona apresentaram um estudo em 2006 em que 20 homens e mulheres obesos mostraram uma melhora na habilidade de oxidar gordura seguindo uma dieta com poucas gorduras com suplemento de vitamina C. Voluntários que exibiram as menores concentrações de vitamina C tinham as maiores massas de gordura corporal.

A líder da pesquisa, Professora Carol Johnson, e seu time consideraram uma possível ligação entre deficiência de vitamina C e retenção de gordura no corpo. A vitamina C tem um papel essencial na síntese de carnitina, um aminoácido responsável pelo transporte de ácidos graxos, de acordo com Johnson. Abacaxi é uma fonte rica em vitamina C. 

Por Que Abacaxi Emagrece:

Sim, abacaxis têm pouca gordura! Bem, se você está sentindo falta de um doce depois de um jantar leve, coma uma fatia dessa fruta doce e com poucas calorias. Essa fruta tem vários outros benefícios que você pode querer saber. Veja abaixo:

  • Abacaxis contêm fibras, que certos estudos sugerem que pode desencorajar o ganho de peso, principalmente em volta do abdômen.
  • Essa fruta deliciosa e doce não apenas sacia sua vontade de doces, mas enche seu corpo de Vitamina C . Essa vitamina, como você sabe, oferece toda a resistência que seu corpo precisa para combater resfriados, gripe, etc. Por outro lado, ela também é rica em antioxidantes.
  • Se você está precisando mastigar alguma coisa, não espere mais. Corte um abacaxi, porque ele com certeza vai encher seu estômago, já que é rico em fibras. Isso vai manter seu estômago ocupado por um tempo.
  • Nutricionistas sugerem que é melhor não comer abacaxi com outros alimentos. Isso porque o abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelaína. Essa enzima não apenas ajuda a melhorar seu processo digestivo, mas também oferece benefícios anti-inflamatórios. É melhor consumir abacaxi sem outros alimentos para obter o melhor das propriedades anti-inflamatórias da bromelaína. Ainda assim, não há porque pensar que abacaxi engorda, nem desta forma.
  • Abacaxi também armazena vários minerais, incluindo manganês, tiamina e cobre. Esses minerais ajudam a combater os radicais livres, já que são cheios de antioxidantes. O manganês é um mineral que fortalece os ossos.
  • Outro atributo dessa fruta que contribui para a perda de peso é a sua grande quantidade de água. Alimentos com grande quantidade de água têm a habilidade de te fazer se sentir cheio por um tempo e também são essenciais para a perda de peso.
  • Outra razão pela qual abacaxi ajuda a perder peso é o fato de que ajuda a diminuir o apetite.
  • Frutas como o abacaxi tendem a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Isso diminui o apetite, o que naturalmente aumenta a perda de peso, de acordo com a Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

Lanches

Abacaxi oferece uma alternativa saudável para o lanche. De acordo com a Associação Dietética Americana, abacaxis substituem doces altamente calóricos. Especialmente como um lanche à noite, o abacaxi tem uma pequena carga calórica enquanto alivia a vontade de doces.

Prevenção/Solução

Qualquer programa de perda de peso ganha uma vantagem quando alimentos com poucas calorias, ricos em fibras e nutrientes precedem os altamente calóricos e gordurosos. Abacaxi oferece uma alternativa saudável para alimentos doces com uma ingestão mínima de calorias que pode contribuir para perda de peso, se comido com outros alimentos com poucas gorduras e em conjunto com exercícios.

Como escolher um abacaxi maduro?

Um dos piores aspectos de comprar um abacaxi é que uma vez que você o descasca, descobre que não há quase mais nada para comer. Mas mesmo assim, ele tem seus benefícios. Para ganhá-los, você deve escolher um abacaxi maduro e doce. E por favor, não deixe seus olhos te enganarem. A cor de um abacaxi não tem nada a ver com sua maturidade. Abacaxis possuem todos os tipos de formas e cores, não importa se estão verdes ou maduros.

Deixe seu nariz decidir. Ele emana um aroma bem forte em sua base. Além disso, escolha um abacaxi pesado. Assim você saberá que há bastante polpa. E não deixe a fruta madurar quando a levar para casa, ela cai acabar apodrecendo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir abacaxis na sua dieta? Com qual frequência por semana? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Como algumas fatias de abacaxi todo dia. Sim todo dia e já perdi alguns quilos.

  2. Gilkelia Maria de Araújo

    Eu como abacaxi todos os dias isso é bom ou ruim pra minha dieta sempre como após o almoço e após a janta

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*