Açaí Faz Mal Para Gastrite?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A gastrite é uma condição caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção da parede do estômago. Depois de diagnosticada, ela exige alguns cuidados por parte do paciente, o que inclui mudanças na alimentação.

Isso porque quem sofre com a gastrite precisa manter-se longe de produtos que irritem ainda mais o estômago ou aumentem a inflamação do revestimento do órgão, como é o caso das bebidas ácidas e dos alimentos ricos em gorduras, por exemplo.

O açaí faz mal para gastrite? 

Para quem recebeu a notícia de que possui a condição, pode ser um pouco complicado saber o que é bom e o que é ruim para a doença. Por exemplo, será que o açaí faz mal para a gastrite?

De acordo com que a gastroenterologista Betânia Cavalcante, da Sociedade Paraense de Gastroenterologia, a resposta para essa pergunta é positiva.

Segundo a especialista, o açaí faz mal para gastrite porque trata-se de um alimento gorduroso e fermentado, que pode agravar a inflamação, que é característica da condição.

Outros especialistas também explicaram que assim como outras frutas ricas em gorduras, o açaí faz mal para pessoas que sofrem com problemas da área digestiva, como é o caso da gastrite.

Frutas que podem beneficiar o organismo de quem tem gastrite 

Se o açaí faz mal para gastrite, quais frutas podem ser utilizadas em seu lugar? A alternativa são as frutas não ácidas, como é o caso da maçã, da banana, da pera, da goiaba e do mamão, assim como os seus sucos.

Isso porque esses alimentos não causam agressão ao estômago. A recomendação é consumir de quatro a cinco porções dessas frutas ao longo do dia, divididas em refeições como o café da manhã, o lanche da manhã, o lanche da tarde e o jantar.

Uma porção de fruta corresponde a uma unidade ou uma fatia desses alimentos.

Alimentos que devem ser evitados por quem foi diagnosticado com gastrite

Por outro lado, existem outros alimentos, além do açaí, que não são bem-vindos no cardápio das refeições das pessoas que sofrem com gastrite. Alguns exemplos deles são:

  • Leite com chocolate;
  • Chocolate quente de cacau;
  • Qualquer bebida com cafeína;
  • Café descafeinado;
  • Chá de hortelã;
  • Chá preto;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Sucos cítricos;
  • Frutas cítricas;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sementes de mostarda;
  • Noz-moscada;
  • Alimentos com corantes e conservantes;
  • Gomas de mascar;
  • Pimenta chili;
  • Produtos laticínios feitos à base de leite integral;
  • Chocolate;
  • Queijos picantes ou com tempero forte;
  • Embutidos como salame, salsicha e mortadela;
  • Linguiça;
  • Bacon;
  • Carne vermelha;
  • Outros alimentos apimentados;
  • Tomate;
  • Comidas processadas e refinadas como pães, macarrão, produtos com açúcar adicionado, alimentos com gorduras trans, óleos vegetais refinados, frituras e produtos laticínios pasteurizados;
  • Produtos à base de tomate como molhos de tomate, massas de tomate ou sucos de tomate.

Saiba mais sobre a gastrite 

A doença pode ser desenvolvida de formas diferentes. Existe a gastrite aguda, que dura pouco tempo e aparece de repente, e a gastrite crônica, que dura meses ou anos e é desenvolvida gradualmente.

A origem do desenvolvimento da condição pode estar associada principlamente à bactéria Helicobacter pylori, vírus, parasitas, fungos, consumo de bebidas alcoólicas, utilização de certos tipos de medicamentos ou ao refluxo da bile para dentro do estômago.

Quando um quadro de gastrite é desenvolvido, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa responsável por proteger a parede do estômago. Como consequência disso, os sucos digestivos produzidos pelo órgão danificam o seu próprio tecido de revestimento.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, os principais sintomas apresentados por quem tem a doença são: perturbação estomacal, indigestão, azia, dor abdominal, soluço, perda de apetite, náusea, fezes escuras e vômito, que pode vir acompanhado de sangue ou substância com aparência semelhante a borras de café.

Ao experimentar esses sintomas, é fundamental buscar ajuda do médico de confiança, para que o profissional possa examinar e determinar a existência ou não da condição. E uma vez que o diagnóstico for confirmado, é importante que o paciente siga as instruções do médico em relação ao tratamento.

Mais do que saber se o açaí faz mal para gastrite, assim como qualquer outro alimento piora ou beneficia um quadro da condição, é conhecer amplamente tudo o que deve ser feito para tratar o problema, tendo em vista as especificidades do caso do paciente em questão.

Mais sobre o açaí 

O açaí é uma fruta de coloração roxa que vem da açaizeira, uma palmeira que é encontrada na região amazônica do nosso país. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, o alimento fornece 247 calorias a cada porção de 100 g.

A fruta também é fonte de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, potássio, cálcio, cálcio ferro, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.

Veja mais: Benefícios do açaí – Para que serve e propriedades.

Além disso, o açaí está associado a benefícios como a diminuição do colesterol ruim, o auxílio à prevenção da aterosclerose, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria do funcionamento intestinal e o combate à anemia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o açaí faz mal para gastrite? Tem costume de consumir este alimento, mesmo sabendo de seus efeitos para a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Açaí Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Consumo açaí quase todos os dias, com granola, leite em pó e amendoim e por esses dias me deu uma crise de gastrite com dores. Mas qdo comia açaí,na hora não sentia nada de irritação, sentia-me bem e é claro que o que irritou foi uma somatória de alimentos errados. Por isso é que resisto à idéia de que o açaí faça mal. Onde que comentei? Kkkk

  2. Consumo açaí quase todos os dias, com granola, leite em pó e amendoim e por esses dias me deu uma crise de gastrite com dores. Mas qdo comia açaí,na hora não sentia nada de irritação, sentia-me bem e é claro que o que irritou foi uma somatória de alimentos errados. Por isso é que resisto à idéia de que o açaí faça mal.

  3. Eu amo açaí tenho úlcera no estomago sinto dores quando tomo açaí mais não resisto moro em Cuiabá aqui é muito quente gostaria muito de poder tomar açaí todos os dias e não sentir desconforto e dores no estomago

  4. Pois é … tenho gastrite, gosto de uma cerveja umas três vezes por semana e percebi, que, quando a noite após uma cervejinha, fechava com 300ml de açaí ! Percebi que acordava com desconforto no estômago, apesar de tomar bom-dia que vou beber , esomeprazol, quando resolvi pesquisar se o açaí fazia mal parado estômago, não sabia que fazia, vou ter que diminuir o consumo do açaí! Pena, mas só quem sofre com gastrite, a minha que é nervosa, sabe como é ruim !

  5. Só Deus na minha vida não consigo para de comer açaí. Quando estou com ansiedade aí mesmo que Caio dentro tenho gastrite 10 anos. E adquiri a maldita h piloto

  6. Estou cm esse cintomas de gastrite e não sabia que o açai fazia mal e ao msm tempo bem se consumido moderadamente .meu médico disse que também podia comer desde que não fosse com tanta frequência

  7. Pois eu tinha gastrite e tomava acaí todas as noite no jantar..300ml batido com 1 banana. Nunca me senti mal. Passei pela nutricionista ela encaixou na minha dieta pra sarar a gastrite.

    • Adoro açai, mas sempre desconfiei que pesava no estômago. Outro problema é que as lojas normalmente colocam xarope demais, o que não é bom. Então como porções pequenas prá não pesar nas calorias nem no estômago.

  8. ? está bem difícil, depois que descobri que desenvolvi gastrite por h pilori só da vontade de comer açaí! Vou me controlar para não comer mais!

  9. Estou me contendo ao máximo grau , pois sou louco por açaí e ainda não me recuperei totalmente de uma terrivel gastrite . Uma tigela de açaí fresco é minha janta todos os dias por mais de 20 anos . Mas diante da situação vou ter que ficar sem açaí por mais uma semana . Já não bebo açaí há uns 10 dias .