Benefícios do Açaí – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 26/06/2020

Fortalece a saúde cardiovascular, melhora a qualidade da pele e ajuda a emagrecer: conheça todos os benefícios do açaí e como usar!

O açaí é um fruto popular no Brasil, principalmente na região Norte, rico em diversos nutrientes que promovem uma série de benefícios ao organismo, à boa forma e à pele que muitas pessoas desconhecem. Uma de suas vantagens é a versatilidade, pois o alimento pode ser consumido na forma de suco, sorvete ou cru.

O fruto contém componentes que oferecem ação antioxidante, promovendo a proteção de células do corpo, reduzindo a possibilidade de oxidação – promovendo inúmeros benefícios do açaí que serão elencados abaixo.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do açaí

Veremos agora para que serve o alimento, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Coração saudável

Agindo semelhantemente ao vinho tinto, estudos afirmam que o açaí é rico em antocianinas, um tipo de antioxidante de plantas roxas que pode oferecer a capacidade de redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

As propriedades dos fitoesteróis também podem contribuir com benefícios cardioprotetores, o que previne contra coágulos sanguíneos, ocasionando o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de um modo geral.

2. Auxilia na boa forma

A fama do açaí é que ele pode ser um alimento que prejudica a perda de peso devido à sua quantidade de calorias, mas muitos nutricionistas o reconhecem como um superalimento capaz de ajudar não apenas na perda de peso, mas também na manutenção do peso conquistado.

Vale lembrar que a maioria das preparações com açaí são muito calóricas. Então, é necessário estar atento aos acompanhamentos que podem elevar ainda mais o índice calórico.

3. Contribui com a saúde da pele

Óleo de açaí é um produto que vem sendo adotado no setor de cosméticos devido ao alto teor antioxidante que a substância pode oferecer. Devemos reconhecer que diversos produtos químicos podem prejudicar a saúde da pele, se consumidos a longo prazo; é exatamente esse fator que contribui para a maior adesão do açaí.

4. Sistema digestivo mais eficiente

O seu sistema digestivo pode se manter limpo ao consumir açaí frequentemente, pois um de seus benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por conta das fibras. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.

5. Melhor funcionamento respiratório

O consumo regular e equilibrado de açaí ajuda a prevenir típicas irritações que podem estar associadas a desconfortos respiratórios, principalmente as que são de ordem alérgicas. Esse efeito, no entanto, ainda está sob avaliação.

6. Retarda o envelhecimento

O efeito antioxidante do açaí contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos de envelhecimento ou danos oxidativos da pele. Afirma-se, inclusive, que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos mirtilos ou blueberries.

7. Fornece energia

O açaí ajuda a fornecer energia e resistência, combatendo a fadiga e exaustão. Isso faz com que muitas pessoas consumam a fruta como pré-treino ou após os exercícios de alta intensidade, pois ele pode, respectivamente, favorecer o rendimento durante o treino e reduzir a possibilidade de mal-estar e desconfortos.

8. Eleva o desejo sexual

O consumo do fruto é associado ao aumento da circulação do sangue no corpo humano. Esse fenômeno é um dos contribuintes para benefícios do açaí como o aumento do desejo sexual e combate à disfunção erétil, principalmente em homens.

9. Auxilia na saúde dos ossos e dentes

O açaí pode favorecer a saúde dos seus dentes e ossos, pois ele pode contribuir com quantidades significativas de cálcio. Essa propriedade oferecida pelo fruto pode estar associada ao seu uso para a prevenção de hipertensão e osteoporose.

10. Livre de câimbras

A contribuição de potássio oferecida pelo açaí pode ser um diferencial para evitar os desconfortos ocasionados por má circulação e câimbras. Se conciliado junto aos exercícios físicos e uma alimentação rica em líquidos, o efeito pode ser intensificado, assim reduzindo os impactos de desidratações.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do açaí!

Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebida e junto a combinações, principalmente semelhantes a sorvetes.

Sua forma tradicional de consumo geralmente vem batida com xarope de guaraná, banana, morango, acompanhado com granola, entre outros itens e frutas. Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência ainda mais atrativa – tente buscar sempre a versão mais natural possível para consumo.

Se você treina e deseja se beneficiar das propriedades do fruto, aprenda essas 4 receitas de vitamina de açaí para massa muscular. Outras que podem te agradar e ser úteis para sua dieta são essas receitas de vitmaina de açaí para boa forma.

Vídeo bônus:

Gostou das dicas?

Gostou de saber os benefícios do açaí? Chega a desfrutar da fruta com certa frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (104 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

14 comentários em “Benefícios do Açaí – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Cálcio, para adultos, só funciona para ossos. Depois que o dente está formado, não há entrada de Cálcio da alimentação. Apenas o Cálcio de dentifrícios e enxaguatórios bucais é que funciona para o esmalte. Essa história, esse costume de dizer que alimentos ricos em Cálcio são bons para os dentes é uma desinformação, principalmente por parte de médicos que não conhecem os processos dentais. Maas, para crianças, quando os dentes estão em formação, sim.

  2. Estava com um desanimo , uma fraqueza , esgotamento físico e metal. Tinha uma cirurgia marcada e realmente eu não tinha condições de realizar aquela cirurgia. Uma garçonete( um anjo ) me ofereceu um acai e eu aceitei. Passando duas horas meu vigor físico e mental voltaram ,fiz a cirurgia e agora estou procurando mais informações sobre essa fruta maravilhosa!

  3. Adorei as propriedades do açaí, redução das células cancerígenas, prevenção de coágulos, contém vitamina C, bom para quem está fazendo meno pausa, contém cálcio e previne a osteoporose. Contra o envelhecimento, vou tomar sorvete de açaí sempre.

  4. Adorei as propriedades do Açaí eu já tomei um copo de açaí com outras fontes de energia foi muito bom.

  5. Boa tarde! Tudo bem?
    Já que a polpa do açaí é tão boa…ela ganha da uva???…..Gostaria se possível um comparativo da fruta de açaí X a fruta uva, se possível for….
    Obrigado