Benefícios do Açaí – O que é, para que serve e receitas

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

O açaí é uma das frutas mais saborosas e favoritas dos brasileiros, seu consumo pode ser puro ou até receitas mais elaboradas, mas o que muitas pessoas esquecem é que os benefícios do açaí para a boa forma e saúde são muitos.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante conhecermos as vantagens de adicionar o açaí à nossa alimentação e também seu uso para fins medicinais. Vamos explorar mais detalhes a seguir.

Açaí fruto

O que é?

É um fruto originado de uma palmeira que é amplamente distribuída pela região norte da América do Sul. Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebidas e junto a combinações semelhantes a sorvetes.

Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência mais atrativa.

Benefícios do Açaí – Para Que Serve

Você pode desfrutar de diversos benefícios do açaí para boa forma e saúde, mas é fundamental que você atente para as condições de preparo e combinações, pois são os acompanhamentos que podem prejudicar o equilíbrio de seu organismo.

Confira as 8 principais propriedades do açaí que o tornaram famoso.

1. Contribui para saúde de coração

Estudos afirmam que o açaí é rico em antocianinas, que são um tipo de antioxidante de plantas, e oferecem a capacidade de redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea.

As propriedades dos esteróis vegetais também podem contribuir com benefícios cardio-protetores, isto é, prevenir contra coágulos sanguíneos, relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação de um modo geral.

2. Ajuda na perda e manutenção do peso

A fama do açaí é de ser um alimento calórico, mas muitos nutricionistas o reconhecem como um alimento nutritivo, que pode ajudar não apenas a perda de peso, mas também na manutenção do peso conquistado.

Isso porque o açaí é um alimento que possui diversos nutrientes, fibras e carboidratos de longa digestão que proporcionam mais saciedade e diminuem a fome.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale lembrar que a maioria das preparações com açaí são muito calóricas por conta da adição de outros ingredientes, como leite condensado, leite em pó, granola, banana e xarope de guaraná por exemplo. Então o ideal é consumi-lo puro se o objetivo é a manutenção ou perda de peso.

3. Tem efeito antioxidante e anti-inflamatório

As antocianinas encontradas no açaí podem desempenhar uma função fundamental no sistema de proteção das células, isso porque são substâncias antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico.

Elas ajudam a manter as células fortes, o que reduz a possibilidade de ocorrência de invasão de radicais livres. Essa função protetora é um dos benefícios mais importantes do açaí, pois ajuda a saúde de várias formas, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Alguns produtos estão utilizando óleo de açaí, pois ele contém alto teor de antioxidantes. O que contribui para amenizar o efeito da exposição aos radicais livres gerados nas situações do dia a dia, como por exemplo, durante a exposição ao sol.

Um estudo publicado em 2018 comprovou a atividade anticarcinogênica do açaí contra vários tipos de câncer, reduzindo a sua incidência e a proliferação de células tumorais, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

4. Contribui para um sistema digestivo mais eficiente

O sistema digestivo pode funcionar de forma mais eficiente, pois um dos benefícios do açaí é contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética, o que também combate a prisão de ventre.

Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras. Pois além de aumentar a sensação de saciedade, as fibras ainda contribuem para o bom funcionamento intestinal.

Outros benefícios do açaí para a saúde

Além dos 5 benefícios detalhados acima, o açaí ainda pode ser benéfico para:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Equilibrar os níveis de colesterol: por conta da presença de antocianinas que ajudam a baixar os níveis do colesterol ruim, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Auxiliar na saúde dos dentes e dos ossos: pois contém altos níveis de cálcio e fósforo, sais minerais essenciais para essa função;
  • Prevenir cãibras: esse benefício se deve a presença do potássio, mineral importante para o bom funcionamento e recuperação dos músculos após o treino;
  • Fornece energia pré-treino: ele pode favorecer ao rendimento durante treinos de alta intensidade.

Valor nutricional

O consumo de açaí pode ser um diferencial para você construir uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes que proporcionem um funcionamento equilibrado de todo o seu corpo.

Confira a seguir a tabela nutricional do açaí para conhecer quais são os nutrientes que ele possui. Nesta tabela estamos considerando apenas a polpa do açaí sem adição de outros ingredientes.

ComponenteQuantidade (em 100g de açaí)
Energia67 kcal
Carboidrato7,66 g
Proteína0,9 g
Gordura5,01 g
Fibra alimentar5,89 g
Colesterol0 g
Cálcio20,8 mg
Ferro0,59 mg
Sódio1,69 mg
Magnésio20,9 mg
Fósforo20,2 mg
Potássio110 mg
Zinco0,23 mg
Cobre0,2 mg
Selênio0,7 mcg
Vitamina A 28,6 mcg
Vitamina E14,8 mg
Riboflavina0,04 mg
Vitamina B60,08 mg
Vitamina C42 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Receitas: veja dicas e aproveite os benefícios do açaí!

Como alimento, o açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebida e junto a combinações, principalmente semelhantes a sorvetes.

Sua forma tradicional de consumo geralmente vem batida com xarope de guaraná, banana, morango, acompanhado com granola, entre outros itens e frutas. Diversas formas de fabricação utilizam corante alimentar natural roxo para resultar em uma aparência ainda mais atrativa – tente buscar sempre a versão mais natural possível para consumo.

Se você treina e deseja se beneficiar das propriedades do fruto, aprenda essas 4 receitas de vitamina de açaí para massa muscular. Outras que podem te agradar e ser úteis para sua dieta são essas receitas de vitamina de açaí para boa forma.

E então o açaí engorda ou emagrece? Confira o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre os benefícios do açaí para a sua saúde:

Gostou das dicas?

Gostou de saber os benefícios do açaí? Consome essa fruta com certa frequência? De que maneira? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (104 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Benefícios do Açaí – O que é, para que serve e receitas”

  1. Cálcio, para adultos, só funciona para ossos. Depois que o dente está formado, não há entrada de Cálcio da alimentação. Apenas o Cálcio de dentifrícios e enxaguatórios bucais é que funciona para o esmalte. Essa história, esse costume de dizer que alimentos ricos em Cálcio são bons para os dentes é uma desinformação, principalmente por parte de médicos que não conhecem os processos dentais. Maas, para crianças, quando os dentes estão em formação, sim.

  2. Estava com um desanimo , uma fraqueza , esgotamento físico e metal. Tinha uma cirurgia marcada e realmente eu não tinha condições de realizar aquela cirurgia. Uma garçonete( um anjo ) me ofereceu um acai e eu aceitei. Passando duas horas meu vigor físico e mental voltaram ,fiz a cirurgia e agora estou procurando mais informações sobre essa fruta maravilhosa!

  3. Adorei as propriedades do açaí, redução das células cancerígenas, prevenção de coágulos, contém vitamina C, bom para quem está fazendo meno pausa, contém cálcio e previne a osteoporose. Contra o envelhecimento, vou tomar sorvete de açaí sempre.

  4. Adorei as propriedades do Açaí eu já tomei um copo de açaí com outras fontes de energia foi muito bom.

  5. Boa tarde! Tudo bem?
    Já que a polpa do açaí é tão boa…ela ganha da uva???…..Gostaria se possível um comparativo da fruta de açaí X a fruta uva, se possível for….
    Obrigado