Açaí engorda ou emagrece? Qual a versão mais light

Especialista da área:
atualizado em 23/02/2021

Desde que o açaí na tigela começou a se popularizar, surgiu o questionamento: ele engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Essa fruta tem sido um alimento base de diversos povos tradicionais amazônicos por séculos, e apenas nas últimas décadas começou a ganhar a atenção do resto do mundo.

Então, vamos agora conhecer as propriedades nutricionais do açaí, como ele é preparado e descobrir de uma vez por todas se ele engorda ou emagrece.

açaí com frutas

A fruta açaí

O açaí é vendido em forma de suco, pó, polpa congelada e em cápsulas, e é anunciado como um suplemento com propriedades emagrecedoras e medicinais.

Mas muitas dessas propriedades estão associadas à fruta, e não aos seus produtos disponíveis no mercado.

Então, quando falamos da fruta, podemos dizer que ela ajuda no processo de perda de peso, uma vez que ela é rica em vitaminas, fibras alimentares e antioxidantes, que contribuem para efeitos como:

  • Saciedade: As fibras promovem a sensação de saciedade, além de diminuírem a velocidade de absorção de açúcares, evitando assim os picos de glicemia e insulina;
  • Redução do colesterol: Esse efeito se deve também à presença das fibras, que reduzem a absorção de gorduras e colesterol e, em associação com os antioxidantes, ajudam a evitar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias;
  • Efeito anti-inflamatório: Os antioxidantes presentes no açaí também contribuem para um melhor controle do sistema imune, e assim ajudam a reduzir as inflamações que ocorrem no organismo. Além do mais, esse efeito anti-inflamatório também contribui para a melhora da sensibilidade à insulina.

Entretanto, na maior parte do país, a polpa de açaí pura, ou mesmo os frutos, in natura ou congelados, não são comercializados.

Informações nutricionais da tigela de açaí

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o açaí comercializado não maior parte do Brasil consiste em uma mistura da polpa da fruta com xaropes de glicose e guaraná.

Essa mistura é feita para garantir uma maior aceitabilidade, uma vez que o sabor real do açaí pode não agradar a todos.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de polpa de açaí com xarope de guaraná e glicose.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias118 kcal
Carboidratos21,5 g
Proteína0,72 g
Gorduras3,66 g
Fibra alimentar1,72 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

O açaí na tigela

tigela de açaí

Essa é a receita com açaí mais famosa e fácil de encontrar. Mas, como já vimos anteriormente, a tigela de açaí pode ser um lanche bastante calórico, com um alto teor de açúcar e com o potencial de causar picos de glicemia.

Além disso, outros ingredientes são comumente adicionados, como leite em pó, leite consensado, frutas e granola, o que contribui ainda mais para a quantidade de calorias e açúcares do açaí.

Mitos e verdades sobre o açaí

Veremos agora quais são os principais benefícios que são atribuídos ao açaí na tigela, e descobriremos se são mito ou verdade.

1. O açaí diminui o apetite

MITO: A fruta em si é rica em fibras, o que ajudaria a diminuir o apetite. Mas o açaí na tigela é basicamente um sorvete de açaí com xaropes altamente calóricos, que causam picos de glicemia e insulina.

Assim, o consumo de açaí na tigela pode contribuir para o aumento do apetite.

2. O açaí pode acelerar seu metabolismo e secar sua barriga

MITO: Apesar de o açaí na tigela conter certa quantidade da polpa da fruta e xarope de guaraná, as quantidades não são o suficiente para acelerar o metabolismo, além de estarem em associação com uma grande quantidade de açúcares.

3. O açaí é rico em antioxidantes

DEPENDE: A fruta contém boas quantidades de antioxidantes. Mas o preparado de açaí geralmente comercializado nas lojas de produtos naturais não é tão rico nestes nutrientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Então pode-se dizer que a tigela de açaí contém certa quantidade de antioxidantes, mas as quantidades são menores do que as que vemos no açaí in natura e mesmo em outras frutas.

Então o açaí faz mal à saúde?

Não necessariamente. O que determina o impacto do açaí na tigela para a saúde é a quantidade consumida e os acompanhamentos.

Assim, adicionar frutas in natura à tigela e evitar complementos como leite em pó ou leite condensado, pode tornar esse lanche mais saudável.

Açaí e exercícios

Essa é uma associação muito comum: o consumo de açaí na tigela por quem pratica exercícios físicos.

E existe lógica nessa associação, uma vez que a tigela de açaí fornece energia para os músculos, ajudando na realização dos exercícios e na recuperação muscular.

Mas, para se beneficiar do consumo do açaí, é necessário moderação, uma vez que é um alimento calórico e rico em açúcares que, em excesso, pode levar ao acúmulo de gorduras.

Assista ao vídeo abaixo onde nossa nutricionista fala sobre o açaí engordar ou não, e dá outras dicas.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de polpa de açaí com xarope de guaraná.

ComponenteValor por 100 g
Calorias118 kcal
Carboidratos21,5 g
Proteína0,72 g
Gorduras3,66 g
Fibra alimentar1,72 g
Gorduras saturadas0,7 g
Gorduras monoinsaturadas1,9 g
Gorduras poli-insaturadas0,3 g
Cálcio22,2 mg
Ferro0,27 mg
Sódio15,1 mg
Magnésio12,7 mg
Fósforo10,8 mg
Potássio75,5 mg
Zinco0,19 mg
Cobre0,14 mg
Selênio0,51 mcg
Vitamina A (RE)20,9 mcg
Vitamina A (RAE)10,4 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)10,8 mg
Vitamina B60,07 mg
Vitamina C10,3 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Você acha que no seu caso, o açaí ajudou a engordar ou emagrecer? Geralmente consome a fruta preparada, ou in natura? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média 4,03)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Açaí engorda ou emagrece? Qual a versão mais light”

  1. Falou muito, mas no final acabou falando nada.
    Só respondeu o que eu vim procurar com o equivalente a “não sei não, ninguém estudou isso a fundo pra saber. Então nem sim nem não”.

    Responder
  2. Moro em Belém do Pará . Tomo 1/2 litro de açaí medio diariamente há mais de 20 anos . É minha janta . Me sinto bem de saude . E olhem que o açaí consumido aqui não é água de açaí . É um açaí com uma concentração de solidos bem maior que em outras regiões do país . Nunca aumentei nem uma grama peso . Tomo puro adoçado com um pouco de mel . Portanto acho que açaí não engorda

    Responder