Açai

Açaí Engorda ou Emagrece?

Todos já ouvimos alguma vez que açaí emagrece, mas é verdade? Leia e descubra as verdades e mitos por trás dessa fruta misteriosa. A fruta tem sido um alimento base tradicional em tribos amazônicas por séculos, mas de alguma forma, recentemente ganhou reconhecimento como um “super alimento” no mundo ocidental. Essa fruta maravilhosa tem bons níveis de antioxidantes, minerais e vitaminas que beneficiam a saúde geral e a boa forma.

Açaí engorda ou emagrece? Separando fato de mito

Açaí está super na moda ultimamente. Ele é vendido em forma de suco, pó, polpa congelada e em cápsulas, e é anunciado como o suplemento de dieta mais incrível da década.

Você se pergunta se tudo o que se diz é verdade: O açaí é o remédio maravilhoso da natureza, capaz de eliminar gordura – sem mencionar acabar com a disfunção sexual e envelhecimento em geral?

No que diz respeito ao açaí, pense em uma bebida feita com partes não iguais de verdade e ficção. Um pouco, mas não toda, da propaganda é verdade. Neste artigo você vai saber o que pode te economizar um desapontamento e muito dinheiro na sua carteira.

O que é uma Tigela de Açaí?

Para entender a tigela de açaí, primeiro você tem que conhecer a fruta. O açaí é a fruta da árvore de açaí. Essas frutinhas roxas são cheias de antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Por esses benefícios, assim como o delicioso sabor, o açaí se tornou um dos alimentos mais famosos.

Uma tigela de açaí é um prato cujo principal ingrediente é a polpa da fruta. Outros ingredientes podem incluir quase de tudo, mas são tipicamente granola, banana, morango, e outras frutas, proteína em pó para os atletas, e mel como adoçante. É claro, quase qualquer ingrediente pode ser incluído. E, como veremos mais abaixo, é principalmente a partir das calorias vindas desses adicionais que o açaí engorda.

Calorias da Tigela de Açaí

Quantas calorias há em uma tigela de açaí? Depende do tamanho dela e dos ingredientes inclusos! De acordo com http://www.amafruits.com, cada 28 gramas da polpa congelada sem açúcar contém 80 calorias. Não parece muito, parece? Mas qual a possibilidade de você comer apenas 28 gramas? Não muito grande, é gostoso! E se você seguir quaisquer das receitas aqui http://acaibowl.net/acai-bowl-recipes, você provavelmente irá adicionar outros ingredientes.

Informações Nutricionais da Tigela de Açaí

Quais os fatos nutricionais de uma tigela de açaí? De novo, depende do tamanho dela e dos ingredientes inclusos. De acordo com http://www.amafruits.com, cada 28 gramas da polpa congelada sem açúcar contêm:

  % Valor Diário
Calorias:80
Calorias de Gordura:60
Gordura Total6 gr9%
Gordura Saturada1,5 gr8%
Gordura Trans0 gr
Ômega 370mg
Ômega 6930mg
Ômega 94000mg
Colesterol0mg0%
Sódio10mg0%
Potássio135mg4%
Carboidratos Totais4 gr1%
Fibras3 gr12%
Açúcares0 gr
Proteína
Vitamina A15%
Vitamina C8%
Cálcio4%
Ferro6%

Para saber mais para saber sobre fatos e mitos, se o açaí engorda ou emagrece, veja as alegações abaixo.

Alegação 1

Açaí reprime o apetite.

Veredicto: Mito

Por que: “Até hoje, não há evidência científica para apoiar essa alegação,” diz Cara Rosenbloom, especialista em nutrição da revista Canadian Living .

Tem uma amiga que jura que é verdade? Considere o efeito placebo, onde ela acredita que está reprimindo o apetite dela, e talvez ela realmente coma menos. Mas, em teoria, qualquer coisa pode ter um efeito placebo.

Em resumo, Rosenbloom diz: “Não é um supressor de apetite – é uma fruta!”

Alegação 2

Açaí pode acelerar seu metabolismo e secar sua barriga!

Veredicto: Mito

Por que: De novo, não há prova dessa alegação, diz Rosenbloom.

Alegação 3

Açaí é rico em antioxidantes.

Veredicto: Fato

Por que: “Açaí é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos a células e causar doença cardíaca e câncer”, diz Rosenbloom. “Muitos estudos pesquisaram os antioxidantes do açaí, e descobriram que eles parecem ser ‘uma boa fonte de antioxidantes”, ela adiciona.

O problema: todas as frutas em bagas são ricas em antioxidantes, incluindo aquelas que você pode comprar por muito menos que o açaí!

De um ponto de vista nutricional, o açaí é bom em duas frentes.

Efeitos antioxidantes benéficos

O açaí contém antioxidantes, substâncias que combatem moléculas prejudiciais, conhecidas como radicais livres. Muitos radicais livres podem causar danos em tecidos e levar a uma variedade de doenças, incluindo doença cardíaca.

O pigmento roxo escuro do açaí é responsável pelos seus benefícios antioxidantes, que são similares àqueles em outras frutas escuras, como mirtilo e framboesa. O pigmento contém antocianinas, uma poderosa classe de nutrientes que servem como antioxidantes. Alimentos que contêm antocianinas possuem coloração forte vermelha, azul ou roxa.

A força dos efeitos antioxidantes em vários alimentos é medido pelo teste de Capacidade de Absorção de Radicais Livres. Quanto maior a pontuação no teste, mais forte o efeito antioxidante. “O açaí tem uma pontuação alta”, diz o Dr. Porter. 
Deve ser notado, entretanto, que em um estudo recente avaliando os efeitos antioxidantes de certos sucos, suco de romã, vinho tinto, suco de uva e suco de mirtilo têm uma pontuação mais alta, nessa ordem, que o suco de açaí.

Propriedades anti-inflamatórias

Outra vantagem do açaí é seu efeito anti-inflamatório. Como o nome sugere, anti-inflamatórios combatem inflamações, que são ligadas a vários problemas de saúde, incluindo doença cardíaca e derrame. “Muitos dos anti-inflamatórios vendidos nos balcões das farmácias trabalham da mesma forma que o açaí”, Porter diz.

O Açaí emagrece, então?

Por outro lado, a alegação de que o açaí emagrece parece ser infundada. “Não há literatura científica sobre perda de peso e açaí”, diz Porter. Essa parte da história do açaí parece ser uma falsa dieta.

Apesar de não ser um milagre da perda de peso, o açaí, assim como o mirtilo, amora, e outras frutas coloridas são boas para qualquer dieta. É sempre aconselhável que as pessoas comam alimentos coloridos, e esse pigmento roxo escuro tem diversos benefícios à saúde. Uma dica interessante é: “coma um arco-íris”. Isso porque cada cor do arco-íris tem uma grande variedade de nutrientes que oferecem diferentes benefícios à saúde.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Dentro do seu círculo social, acredita-se que o açaí engorda ou emagrece? Você já recebeu indicações de pessoas desta fruta para uma dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Bem esclarecedor…

  2. Moro em Belém do Pará . Tomo 1/2 litro de açaí medio diariamente há mais de 20 anos . É minha janta . Me sinto bem de saude . E olhem que o açaí consumido aqui não é água de açaí . É um açaí com uma concentração de solidos bem maior que em outras regiões do país . Nunca aumentei nem uma grama peso . Tomo puro adoçado com um pouco de mel . Portanto acho que açaí não engorda

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*