Adução de pernas na máquina – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 01/06/2022

A adução de pernas na máquina é um exercício que recruta os adutores. Os adutores são um grupo de músculos que ficam na parte interna da coxa e são compostos por pequenos músculos como adutor longo, adutor curto, adutor magno, pectíneo e grácil. 

Eles ajudam na estabilização dos quadris em exercícios como os agachamentos, o box jump e o levantamento terra, por exemplo. Em resumo, qualquer movimento que envolva a região pélvica pode ser beneficiado por adutores mais fortes.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer adução de pernas na máquina 

Adução de pernas na máquina
Exercício de adução de pernas na máquina

Primeiramente, ajuste a carga que você vai usar na máquina. Em seguida, abra a cadeira adutora o máximo possível de forma que você consiga posicionar as duas pernas por fora das almofadas. 

Então, sente-se com as costas bem apoiadas no banco e deixe os braços ao lado do corpo. Coloque os pés no local indicado na máquina de modo que a parte interna dos seus joelhos fique em contato com as almofadas.

Para iniciar o exercício, você deve fechar as pernas o máximo que puder e retornar à posição inicial em um movimento controlado.

Repita o movimento até completar 2 ou 3 séries de 10 repetições cada.

Se você pretende fortalecer os músculos adutores, outro exercício que também estimula esses músculos é o agachamento sumô e a adução de pernas na máquina com cabos.

  Continua Depois da Publicidade  

agachamento sumô
Exercício de agachamento sumô

Erros comuns

Veja o que não fazer para aproveitar ao máximo o exercício de adução de pernas na máquina.

Não deixar os joelhos em um ângulo de 90º

De fato, deixar os joelhos flexionados em ângulos maiores ou menores do que 90 graus prejudica a eficiência do movimento e aumenta o risco de danos às articulações. Por isso, antes de começar o exercício, observe se seus joelhos estão na posição correta.

Exagerar na amplitude de movimento

De nada adianta ajustar a máquina para uma grande amplitude de movimento se você não conseguir fazer o exercício corretamente.

Além de sobrecarregar as articulações, exagerar na amplitude de movimento pode causar lesões musculares ou articulares. Sendo assim, prefira um movimento mais curto e de qualidade do que um movimento que pode te trazer sérios problemas.

Adução na máquina
Alguns erros no movimento podem atrapalhar os ganhos e até aumentar a chance de lesões

Curvar a coluna para a frente

Mantenha as costas sempre apoiadas no banco com a coluna ereta. Se você arquear as costas, os quadris vão tentar compensar isso inclinando para a frente. Isso coloca os adutores sob alongamento excessivo, o que pode dificultar e diminuir a eficácia do exercício.

Não aquecer

Aquecer antes do treino de força é importante para elevar a temperatura corporal e fazer o sangue circular, reduzindo assim o risco de lesões. Caminhar na esteira por 5 a 10 minutos em um ritmo moderado ja é suficiente para aquecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembre-se também de aumentar a amplitude de movimento e a carga no equipamento apenas quando sentir segurança. Pois ir além dos seus limites pode causar dores ou acidentes indesejados.

Fontes e referências adicionais

Você costuma praticar a adução de pernas na máquina? Já conhecia o agachamento que também estimula os músculos adutores da coxa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário