Especialista da Área:

Água de Quiabo Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Original do Noroeste da África, o quiabo é fonte de potássio, carboidratos, proteínas fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio e manganês.

Uma das formas de consumir o alimento é por meio da água de quiabo, bebida sobre a qual nós vamos falar um pouco mais abaixo. Será que a água de quiabo emagrece? Quais os seus benefícios? E como fazer a receita? Venha descobrir tudo isso agora com a gente!

Água de quiabo emagrece? 

O consumo de água (seja de quiabo ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.

O vegetal que é o principal ingrediente da bebida é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo. Com o estômago cheio, fica bem mais fácil controlar o apetite e diminuir as calorias consumidas no dia a dia.

Isso é importante para o processo de emagrecimento porque para perder peso é necessário ingerir uma quantidade de calorias mais baixa do que a quantia que é gasta pelo corpo. Obviamente, para obter o benefício das fibras do quiabo em relação à perda de peso é preciso certificar-se de que elas estejam presentes na água de quiabo.

Por mais que esses indícios apontem que a água de quiabo emagrece é preciso entender que eles simplesmente demonstram como a bebida pode auxiliar a eliminação do peso.

Consumir a água de quiabo não trará o emagrecimento magicamente. Para alcançar tal objetivo ainda é necessário seguir toda uma dieta saudável, equilibrada e controlada e praticar exercícios físicos com regularidade como forma de estimular a queima de calorias por parte do corpo. Tudo isso tendo o auxílio e o acompanhamento de médico, nutricionista e profissional de educação física de qualidade e confiança.

Para que serve a água de quiabo?

Já vimos que realmente a água de quiabo emagrece, se consumida num contexto saudável, mas além disso ela ainda pode trazer os seguintes benefícios:

  • Auxílio à digestão;
  • Melhoria da visão;
  • Ameniza a prisão de ventre.

Já o quiabo em sua forma natural está associado aos benefícios listados abaixo:

  • Rico em folato, que é importante para as gestantes;
  • Fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias;
  • Fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres causadores de doenças como câncer e que promovem o envelhecimento;
  • Auxílio ao tratamento de gripes e resfriados;
  • Contribui com a diminuição dos níveis do colesterol do mal – o LDL;
  • Prevenção da arteriosclerose;
  • Faz bem à saúde da pele;
  • Estímulo ao sistema imunológico;
  • Prevenção da anemia;
  • Fonte de aminoácidos como triptofano e cistina;
  • Oferecimento de suporte às estruturas dos capilares sanguíneos;
  • Alimenta as bactérias do bem presentes no intestino que são importantes para a saúde do trato intestinal.

É fundamental ter em mente que a receita de água de quiabo pode não carregar todos os nutrientes encontrados na forma original do quiabo e, portanto, não oferecer os mesmos benefícios à saúde e boa forma que a versão natural do alimento apresenta.

Água de quiabo para diabetes 

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) divulgou um alerta explicando que a água de quiabo não cura a diabetes. Apesar do vegetal contribuir com o controle dos níveis glicêmicos e da resistência à insulina – que é um fator associado ao desenvolvimento da doença – por ser fonte de fibras, ele não é capaz de resolver sozinho o problema da condição.

Assim, o quiabo pode auxiliar a vida de quem sofre com diabetes, porém, não podemos contar isso como um efeito garantido e muito menos como a resolução de todos os problemas dos diabéticos.

Portanto, quem sofre com o problema pode até consumir a água de quiabo para diabetes, porém, não pode deixar de seguir o tratamento indicado pelo médico e parar de tomar os remédios indicados por ele, assim como não obedecer à dieta específica e deixar de lado a prática de atividades físicas, que também fazem parte do tratamento da doença.

Como fazer água de quiabo 

Ingredientes:

  • 4 quiabos;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Cortar os quiabos pela metade e descartas suas pontas;
  2. Colocá-los em um copo com os 200 ml de água, tampar o copo e deixar de molho durante a noite. Recomenda-se consumir a água em jejum e esperar meia hora antes de comer ou tomar alguma coisa.

Cuidados com o quiabo 

Um estudo realizado por pesquisadores de Bangladesh mostrou que o alimento pode bloquear a absorção de metformina, um medicamento utilizado justamente para auxiliar o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o consumo de água com quiabo emagrece? Tem vontade de experimentá-la para este propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (99 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...

12 comentários em “Água de Quiabo Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas”

    • Bom dia
      VOU Iniciei o uso de água de quiabo,

      posso tomar seguido todos dias de amanha ao tenho que fazer 1 paragem de mês a mês

      Agora uma pergunta que não quer calar: quantas vezes na semana o seu uso.
      Pode ser reutilizado os primeiros cortes do quiabo quantas vezes?

      AGRADEÇO- Evandro

  1. Meu esposo teve crise renal a ponto de nao conseguir dirigir. Então constou pedra nos rins. Neste dia uma senhora indicou fazer chà de quiabo. Pediu pra colocar 12 quiabo em 2 litros de agua e deixar ferver ate baixar ums dois dedos a agua. E tomar 03 copos por dia . Ele fez e espeliu a pedra sem sentir. Entao ele gostou tanto que passou a tomar direto. Foi que derrepente ele ficava cansado e so queria ficar dormindo. Entao minha irmã falou que o quiabo direto baixa glicose. Pra eu medir a glicemia. Então fiz e realmente deu 70. E tivemos que parar de tomar direto. Mas digo quiabo e otimo com moderação. Pois tenho casos de cura de pedras no rins. De três em minha familia.

  2. Bato 3 kiabos em um copo de água e bebo em jejum fica um gosma nojenta mas bebo rapido tem muitas vitaminas estou me sentindo muito bem ate minha visão esta melhor porisso vou continuar fazendo porque a saúde e o que temos de mas importante sem saude nao se faz nada

  3. Bom dia
    Iniciei o uso de água de quiabo, pois venho depositando confiança uma vez ter observado melhoria na digestão, principalmente pela manhã quando vou ao banheiro: as fezes saem naturalmente, numa leveza!!!
    Agora uma pergunta que não quer calar: quantas vezes não semana o seu uso?
    Pode ser reutilizado os primeiros cortes do quiabo quantas vezes?

    Agradeço – Romeu de Oliveira / Psicólogo

    • posso tomar seguido todos dias de amanha ao tenho que fazer 1 paragem de mês a mês eu já tomei e sentiame bem eu parei por algum tempo devo tomar todos os dias em jejum eu almoço mando cozer os quiabos e como obrigada pelo tempo dispensado

    • Estou lhe enviando este email, pois eu gostaria de saber se vc obteve a resposta desejada.
      Até agora não consegui saber quantas vezes?
      Atenciosamente,
      Luiz

    • Tenho uma irmã que usou o quiabo para emagrecer e segundo ela precisou de para porque estava emagrecendo demais. Por isso resolvi fazer uso também.

Deixe um comentário