Benefícios do quiabo – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 24/09/2020

Pode ser surpreendente para algumas pessoas, mas o quiabo é um alimento altamente nutritivo, que fornece vários benefícios para a nossa saúde.

O quiabo uma hortaliça fruto do quiabeiro (Abelmoschus esculentus, família Malvaceae), natural da Etiópia, que foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos. Atualmente são cerca de 8 tipos de quiabo disponíveis para o consumo.

Benefícios do quiabo

Devido a ser fonte de vitaminas, principalmente vitamina A e C, e fibras, o quiabo trás importantes benefícios para a nossa saúde.

quiabo verde

1- Auxilio no emagrecimento

O quiabo é pouco calórico e sua “baba” é rica em mucilagem, fibra que promove maior sensação de saciedade. Sendo assim, reduz a ingestão alimentar ao longo do dia e pode ser um aliado na sua dieta de emagrecimento.

Além disso, as fibras também evitam picos de glicose na corrente sanguínea, ou seja, tem baixo índice glicêmico. Isso é importante para o emagrecimento, pois a glicose em excesso é convertida em gordura para armazenamento.

2. O quiabo é um bom alimento para diabéticos

Como já descrito anteriormente, o quiabo tem baixo índice glicêmico, o que é benéfico para a prevenção e controle do diabetes.

Estudo publicado no Journal of Pharmacy & Bioallied Sciences desenvolvido em ratos, mostrou que o consumo do pó do quiabo proporcionou a redução dos níveis de glicemia.

3. Ajuda na saúde cardiovascular

Outro benefício das fibras presente no quiabo é o auxílio na redução do excesso de colesterol total, LDL, VLDL e triglicérides, bem como aumento do HDL (colesterol bom).

Sabe-se que o colesterol é um importante fator de risco para infartos e derrames.

Além disso, o quiabo possui potássio, que neutraliza o aumento da pressão arterial provocado pelo sódio e relaxa os vasos sanguíneos.

4. Aliado do sistema digestivo

Ainda em relação aos benefícios das fibras contidas no quiabo, elas auxiliam na movimentação do bolo alimentar ao longo do trato gastrointestinal, capturando as toxinas e gorduras, e eliminando-as através das fezes.

5. O quiabo fortalece o sistema imunológico

Consumir quiabo pode auxiliar na prevenção de doenças provocadas pela ação de radicais livres. Como por exemplo a vitamina C, que protege o organismo por estimular a produção de leucócitos, uma das principais células de defesa do sistema imunológico.

6. Proteção contra o câncer

Estudos in vitro revelaram que a proteína lectina inibiu a multiplicação de células cancerígenas da mama em 63%, sobretudo por estimular a morte de células cancerígenas. Além disso, as fibras ajudam a reduzir o risco de câncer de cólon.

7. O quiabo ajuda a manter os olhos saudáveis

Por conta de ser rico em vitamina A e compostos carotenoides, o quiabo ajuda na proteção dos olhos da ação dos radicais livres. Sabe-se que os radicais livres estão associados a ocorrência de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular.

8. Saúde dos ossos

A vitamina K, presente no quiabo, auxilia na fixação do cálcio nos ossos. Estudos indicam que a sua deficiência pode estar associada com a diminuição da densidade mineral dos ossos, bem como a ocorrência de osteoporose.

Além disso, a falta dessa importante vitamina pode levar ao aumento da absorção do cálcio pelo intestino e redução da sua excreção na urina.

9. Desenvolvimento fetal

O ácido fólico, vitamina do complexo B, é essencial para o processo de formação do tubo neural nos fetos. Não é à toa que os médicos recomendam que as mulheres façam uma suplementação desta vitamina não só durante a gestação, mas também meses antes de engravidar.

10. O quiabo é bom para a pele e os cabelos

O poder antioxidante da vitamina A protege a pele, reduzindo o surgimento de rugas, cicatrizes e acne. Com relação aos cabelos, a aplicação da “baba” de quiabo nos fios não apenas promove brilho, como também funciona como um condicionador.

Como utilizar na alimentação?

Após ler todos as suas propriedades, fica a dúvida de como adicionar de forma gostosa na nossa alimentação.

O quiabo, ingrediente de receitas tradicionais como frango com quiabo e o baiano caruru, tem ampla utilização, podendo ser acompanhamento de carnes, saladas, sucos, fritos ou refogados.

A versão frita aumenta a quantidade de calóricas e gorduras, mas o quiabo na AirFryer garante o sabor sem alterar as calorias.

Ademais, das suas sementes podem ser extraídos um óleo que possui grande quantidade de vitaminas.

Observações

  • Apesar de ser um alimento natural, deve ser consumido com moderação, principalmente por pessoas com problemas renais ou de vesícula biliar. O quiabo possui oxalato de cálcio, que em excesso pode causar cálculos.
  • Independentemente dos benefícios do quiabo, não deixe de tomar suas medicações e/ou suplementos receitados pelo seu médico ou nutricionista.
  • No momento do armazenamento, utilize saquinhos de plástico e coloque-os na parte de baixo da geladeira.

Informações nutricionais do quiabo

Conheça as informações nutricionais de 100 g de quiabo cru:

ComposiçãoQuantidade em 100 g% VD (*)
Calorias26 kcal = 111 kJ1
Carboidrato6,5 g2
Proteína1,8 g2
Gordura0,2 g0
Fibra4,1 g16
Cálcio84,3 mg8
Ferro0,4 mg3
Magnésio45,5 mg18
Fósforo54,6 mg8
Potássio243 mg7
Vitamina A48,3 mcg8
Vitamina C5,5 mg12
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA

Agora veja a baixo 2 vídeos que a nossa nutricionista Patricia Leite preparou cheio de informações para você.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do quiabo? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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43 comentários em “Benefícios do quiabo – Para que serve e propriedades”

  1. Opa….sim vou me esforçar para que faça parte do meu cardápio permanente…e particularmente eu acho bem saboroso o quiabo…

  2. Sou cabo-verdiano, não tinha conhecimento dos benefícios que o quiaba tem à nos oferecer para a nossa saúde.
    Deus te pague Dra. pelas dicas deixada aqui. Um forte abraço!

  3. BOA NOITE A TODOS GISTEI MUITO DÁ MATÉRIA, NÃO SÁBIA DESSAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O KIABO,VOU COMEÇAR FAZER MAIS ISO DESSA PLANTA.

  4. OLA.GOSTEI MUITO DA RECOMENDAÇÃO DO QUIABO POREM
    TENHO UMA RECEITA MILAGROSA E NATURAL.VEJA 100G DE QUIABO+100G DE ABACAXI 1LT ÁGUA MINERAL SEM GÁS.TOME EM
    JEJUM E ANTES DE DEITAR.ESSA PORÇÃO DA PARA TRES DIAS.

  5. Quiabo é melhor ainda para quem sofre de diabetes, mas quiabo em excesso causa cálculo renal (pedras nos rins).

  6. Estou encantada. Uso o quiabo na água para baixar a glicose. Tenho comido quiabo com frequência pela glicose e pela vitamina K. Não gosto do sabor, mas já me acostumei. Porém, não sabia de tantos benefícios. Lendo agora penso que o efeito sobre a minha pele e os radicais livres deve ser muito verdadeiro. Tenho 62 anos e o máximo que alguém pode me atribuir em idade é 50 anos. É lógico que não é só o quiabo, mas toda uma alimentação saudável.