AirFryer faz mal à saúde? É tão boa quanto imaginamos?

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2021

Quem tem um aparelho de AirFryer sabe como ele é prático. É só pôr o alimento que deseja preparar, selecionar o tempo, ajustar a temperatura e esperar ficar pronto. Tudo isso sem precisar usar óleo ou outra gordura. Parece um ótimo modo de facilitar a alimentação saudável, não é?

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, será que a AirFryer é tão boa quanto imaginamos? Ou não há tantas vantagens em fritar ou assar os pratos sem óleo no aparelho?

Redução de calorias

Frango na AirFryer

Esta é definitivamente uma das principais vantagens da AirFryer, especialmente em comparação às frituras. Afinal, ao retirar o óleo da receita, automaticamente há uma diminuição no seu teor de calorias.

Isso porque os óleos são basicamente compostos por gorduras e cada grama de gordura contém nove calorias. Ao usar o aparelho, a maioria das pessoas reduz a sua ingestão de calorias em 70% a 80%, em média.

Sabor e cheiro

Algumas pessoas, especialmente as crianças, não gostam muito de comer legumes. No entanto, sabia que preparar esses alimentos na AirFryer dá uma crocância a eles e os deixa mais saborosos?

Por exemplo, a batata doce fica excelente quando feita no aparelho. Aliás, aproveite e aprenda receitas com batata doce na AirFryer. Ao mesmo tempo, qualquer comida que costumamos fritar como batata e frango geralmente dão muito certo quando fazemos no equipamento.

Além disso, ao preparar as comidas sem óleo no aparelho você evita deixar a sua casa com aquele cheiro desagradável de fritura por horas.

  Continua Depois da Publicidade  

Ganho de tempo e facilidade

Outra vantagem que os donos de AirFryer têm é a economia de tempo que o aparelho gera. Você pode assar um peito de frango ou qualquer outra proteína mais rápido na AirFryer que no forno e a limpeza é geralmente mais fácil.

As desvantagens

Ovo na AirFryer

Apenas comer alimentos preparados sem óleo no equipamento pode não ser tão vantajoso quanto se imagina. Isso porque ao adotar o hábito, deixa-se de lado os benefícios de óleos de origens vegetais, como o óleo de abacate e o azeite de oliva.

Aliás, esses óleos são fontes de gorduras boas e consumir gorduras de alta qualidade moderadamente é importante para a saúde cerebral e hormonal.

Além disso, a AirFryer produz altas temperaturas muito rapidamente, o que torna bem fácil queimar o alimento. Uma comida queimada ou carbonizada pode ser carcinogênica (cancerígena). Portanto, sempre que fizer algo no aparelho, fique de olho e não deixe queimar.

Por fim, outro inconveniente é que a maioria das AirFryers não comporta um volume tão alto de alimento, o que dificulta a preparação de refeições para uma família grande.

Está pensando em comprar uma AirFryer?

Um último conselho importante para quem está pensando em investir no equipamento é o de procurar por modelos que usem plástico livre de Bisfenol A (BPA).

  Continua Depois da Publicidade  

Algumas pesquisas apontaram que o BPA dos recipientes pode se infiltrar nos alimentos e bebidas. Há uma preocupação que a exposição ao BPA cause efeitos colaterais no cérebro e próstata de fetos, bebês e crianças.

Além disso, ele pode afetar o comportamento das crianças e outras pesquisas sugeriram que pode haver uma ligação entre o BPA e o aumento na pressão arterial.

No entanto, segundo o órgão Food and Drug Administration (Administração de Medicamentos e Alimentos, FDA), dos Estados Unidos, o BPA é seguro em doses muito baixas presentes em certos alimentos.

Vídeo

Por fim, não perca também o vídeo a seguir: a nossa nutricionista explica se a AirFryer faz mal!

Fontes e referências adicionais

Você costuma usar a AirFryer no dia a dia? Então, nos conte o que prepara no equipamento!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário