Alfarroba Engorda? O Que é, Benefícios, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Conhecida como o “chocolate saudável” ou o “falso chocolate”, a alfarroba é uma espécie de vagem típica do Mediterrâneo, que é dotada de um sabor similar (ainda que não igual) ao do chocolate, apresenta uma coloração marrom e uma consistência como a do chocolate tradicional.

Graças a essas características, o alimento pode ser utilizado em receitas de sobremesas como substituta do chocolate. Mas agora que já temos uma noção do que é esse ingrediente, vamos descobrir se comer alfarroba engorda como acontece com o chocolate tradicional?

Será que a alfarroba engorda? 

Na realidade, a alfarroba é utilizada como uma auxiliar em dietas com foco no emagrecimento justamente porque ela pode ser usada como uma substituta do chocolate, guloseima que não costuma aparecer com muita frequência em dieta com foco na perda de peso, porém pode fazer falta aos mais chocólatras.

Por exemplo, a alfarroba em pó pode aparecer em receitas de bolos e biscoitos.

Mas por que o ingrediente pode auxiliar neste sentido? Um dos motivos é que ele é menos calórico do que o chocolate – é possível encontrar uma alfarroba em pó com 58 calorias em uma porção de 20 g.

Por sua vez, 20 g de chocolate em pó podem apresentar entre 70 calorias a 82 calorias. Ainda, 20 g de chocolate ao leite em tablete podem conter 110 calorias.

Além disso, a alfarroba apresenta menos gorduras do que o cacau (de onde o chocolate vem). Menos de 1% do peso líquido da alfarroba corresponde a gorduras, enquanto cerca de 20% do peso líquido do cacau equivale a gorduras.

Uma vantagem da alfarroba em relação ao cacau, não apenas na forma de chocolate, é que ela não é tão amarga quanto o cacau (ela é naturalmente adocicada), o que faz com que exija uma menor adição de açúcar (ou nenhum acréscimo do ingrediente, se o paladar do consumidor aceitar) para deixar as receitas com um gosto agradável.

As barrinhas de alfarroba também podem apresentar uma quantidade menor de açúcar do que o chocolate tradicional.

Por outro lado 

Se o ingrediente for utilizado em excesso, em quantidades elevadas, logicamente vai ajudar a provocar o aumento de peso. Dessa maneira, será possível afirmar que a alfarroba engorda, ou melhor, estimula o ganho de peso.

Observe que se uma porção de 20 g de alfarroba em pó é composto por 80 calorias, 100 g do produto trazem 400 calorias. É possível encontrar ainda barrinhas de alfarroba contendo 232 calorias por unidade de 50 g.

A ideia de substituir um alimento por outro para ajudar a perder peso funciona quando falamos das mesmas quantidades.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, não pense que é só colocar a alfarroba no lugar do chocolate que está tudo certo ou que pode se empanturrar de alfarroba sem causar grandes problemas para a silhueta.

Quem tem esse foco, precisa usar o ingrediente com moderação e sabedoria, trocando o chocolate por uma alfarroba que seja menos calórica do que ele. Por isso, é importante sempre checar a quantidade de calorias e as informações nutricionais do produto antes de comprar para se certificar de que realmente se trata de uma alfarroba vantajosa para a dieta.

De qualquer maneira, vale lembrar que não é um alimento ou ingrediente que provoca sozinho o aumento ou a diminuição do peso. Por exemplo, não vai adiantar muito usar a alfarroba de maneira comedida no lugar do chocolate se a pessoa não cuidar das outras refeições e abusar dos fast food e outros pratos cheios de calorias e açúcar, não é mesmo?

Assim, se o objetivo é emagrecer, o ideal é que seja seguida uma alimentação saudável, nutritiva, controlada, e equilibrada e focada nessa meta, orientada por um bom nutricionista.

Os benefícios da alfarroba 

Agora que já analisamos se a alfarroba engorda ou emagrece, vamos conferir algumas das propriedades e benefícios que seu consumo pode fornecer:

– Propriedades da alfarroba 

Ela é composta por antioxidantes e serve como uma boa fonte de nutrientes necessários para o funcionamento apropriado do nosso organismo como carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, potássio, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

– Ingrediente é livre de cafeína

Isso é outra vantagem em relação ao chocolate, que contém a cafeína em sua composição. Isso porque, por ser livre de cafeína, a alfarroba pode ser utilizada por pessoas com sensibilidade à substância mesmo de noite, sem que diminua a qualidade do sono.

– Saúde dos músculos 

A alfarroba pode ajudar a vida de quem treina seus músculos. Juntos, os minerais cálcio e magnésio – presentes no ingrediente – melhoram a mobilidade dos músculos.

– Livre de feniletilamina e ácido oxálico 

Ao optar pela alfarroba, o consumidor se livra dessas duas substâncias, encontradas na composição do cacau.

Isso é vantajoso porque a primeira é conhecida como gatilho para enxaquecas e a segunda já foi associada à interferência na absorção de minerais como cálcio e zinco.

Receitas com alfarroba

1. Receita de creme de alfarroba para sobremesas

 Ingredientes:

  • 200 ml de leite;
  • 2 colheres de maisena;
  • 2 colheres de alfarroba em pó;
  • 1 colher de açúcar ou adoçante (opcional);
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

Misturar a maisena com o leite frio e dissolver; Então, adicionar os outros ingredientes e levar ao fogo baixo durante alguns minutos para engrossar; Uma vez que alcançar esse ponto, desligar o fogo, remover o pau de canela e passar o creme para uma tigela grande ou distribuí-lo em pequenas tacinhas. Levar à geladeira por uma hora.

2. Smoothie de alfarroba com frutas e aveia 

Ingredientes:

  • 1 banana;
  • 2 morangos pequenos congelados;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de chá de alfarroba em pó;
  • Água filtrada a gosto (para ajudar a bater). 

Modo de preparo:

Picar os morangos e a banana; Juntar as frutas aos outros ingredientes, bater no liquidificador e servir-se imediatamente.

Cuidados com a alfarroba

A alfarroba não pode ser utilizada por pessoas que sofrem com obstrução intestinal ou com estenose (estreitamento) do esôfago ou do intestino.

Você já ouviu alguém falar que o consumo de alfarroba engorda? Já experimentou esse alimento no lugar do chocolate? Trocaria o chocolate por ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário