Ameixa Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 29/03/2019

Se você quer um lanche rápido e fácil que tem poucas calorias e muito sabor, pegue algumas ameixas da próxima vez que estiver comprando frutas. A ameixa tem variedades e cores que você com certeza achará visualmente tentadoras e saborosas. Da próxima vez que você enjoar de maçãs, experimente ameixa. Embora você possa encontrar ameixa em muitos supermercados grandes o ano inteiro, elas estão melhores no final do ano.

Continue lendo para descobrir mais sobre os fatos nutricionais da ameixa. Será que, sob alguma circunstância, ameixa engorda, ou sempre emagrece?

Principais Nutrientes Encontrados na Ameixa

Além de ser deliciosa, a ameixa oferece muitas vitaminas e minerais essenciais que seu corpo precisa para funcionar adequadamente. Uma pequena fruta te dará quantidades significantes de vitaminas A, C e K, assim como fibras e potássio.

É claro que as calorias em uma ameixa não te ajudarão a alcançar sua quantidade recomendada de certos nutrientes, mas ajudará você a se aproximar deles.

A outra coisa ótima sobre a ameixa é que você tem apenas 30 calorias por ameixa! Além de muito poucas calorias, você também tem muito pouca gordura, nada de sódio ou colesterol e pequenas quantidades de carboidratos. Isso quer dizer que é muito errado pensar que comer ameixa engorda, pois ela é um excelente alimento!

Fatos Nutricionais

  • Calorias: 30
  • Gordura Total: 0,2 gr
  • Colesterol: 0gr
  • Carboidratos Totais: 7,5gr
  • Fibras: 0,9 gr
  • Proteína: 0,5 gr

Índice Glicêmico Baixo

A ameixa tem um índice glicêmico baixo, com 24. Ter um IG baixo quer dizer que comer uma ameixa não causará mudanças radicais nos seus níveis de açúcar no sangue.

Escolha/Armazenamento

Quando estiver escolhendo ameixas, pressione a casca levemente para checar a maciez. Se você pode perfurar a casca, a ameixa está madura demais, entretanto, se a ameixa afunda levemente, ela está madura e pronta para ser comida. Evite ameixas muito duras e escolha as que têm uma cor forte. Ameixas com cores fracas são outro sinal de que ela não está madura.

Armazene as ameixas maduras na geladeira ou na gaveta de frutas e legumes por alguns dias. Ameixas que não estão maduras devem ser armazenadas na fruteira ou em um saco de papel em temperatura ambiente, até ficarem maduras.

Como Comer

A ameixa pode ser comida sozinha ou com muitos pratos variados.

Para sobremesa, você pode cozinhar ameixas em vinho branco ou tinto e servir com um pouco de sorvete sem gordura ou iogurte. Corte ameixas e faça uma torta ou um pão recheado, ou recheie-as com queijo de cabra e mel para uma sobremesa simples.

Adicione ameixa aos pratos salgados ao cortar algumas e adicionar ao molho do macarrão ou cuscuz. Faça sua própria pizza gourmet com ameixas fatiadas, queijo de cabra, pinhão e sálvia em uma massa integral.

Benefícios à Saúde da Ameixa

Como podemos ver com as informações acima, comer ameixa emagrece, mas pode também te fornecer outros inúmeros benefícios à saúde. Confira:

  • Deliciosa, fresca, suculenta, a ameixa tem poucas calorias (46 calorias por 100 gr) e não contém gorduras saturadas. Entretanto, ela contém vários compostos que promovem a saúde, minerais e vitaminas.
  • Certos compostos que beneficiam a saúde presentes na ameixa, como as fibras, sorbitol e isatina são conhecidos por ajudarem a regular o funcionamento do sistema digestivo e assim aliviam a prisão de ventre.
  • A força antioxidante total da ameixa medida em termos de ORAC (Capacidade de Absorção de Radicais Oxigenados) é de 6259 µmol TE/100 gr. Frutas frescas são uma fonte moderada de vitamina C, que também é um antioxidante natural poderoso. O consumo de alimentos ricos em Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, combater inflamação e elimina radicais livres.
  • Ameixas frescas são uma fonte moderada de vitamina A e betacaroteno. A vitamina A é essencial para uma boa visão. Ela também é necessária para manter membranas mucosas e a pele saudáveis. O consumo de frutas naturais ricas em vitamina A protege contra cânceres nas cavidades orais e pulmão.
  • A fruta também oferece flavonoides como liteína, criptoxantina e zeaxantina em quantidades significantes. Esses compostos agem na eliminação de radicais livres que têm um papel no envelhecimento e em vários processos de doenças. Zeaxantina, um carotenoide importante seletivamente absorvido na mácula retinal onde ela oferece funções antioxidantes e protetoras contra raios UV.
  • A ameixa é rica em minerais como potássio, fluoreto e ferro. O ferro é necessário para a formação de células vermelhas do sangue. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a regular o batimento cardíaco e a pressão sanguínea.
  • Além disso, as frutas são fontes moderadas de vitaminas do complexo B, como niacina, vitamina B6 e ácido pantotênico. Essas vitaminas ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteína e gorduras. Elas também oferecem cerca de 5% da quantidade recomendada de vitamina K. A vitamina K é essencial para a coagulação do sangue, assim como no metabolismo ósseo e ajuda a reduzir o mal de Alzheimer em idosos.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você é um amante de ameixa? Quais são suas frutas favoritas? Você já chegou a escutar de alguém o equívoco de que ameixa engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Ameixa Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu amo comer ameixas, principalmente as que tem cascas bem escuras são mais doces e suculentas. Gostei muito das informações que li sobre a ameixa! Não imaginei que fosse tão bom assim. Se eu soubesse teria consumido a muito mais tempo! Obrigada pelas informações.