Cuscuz engorda ou emagrece?

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atualizado em 30/07/2021

Fonte de proteínas, fibras e vitaminas. Descubra se o cuscuz engorda ou emagrece e aprenda como usar em receitas!

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O cuscuz é uma massa feita de semolina, uma forma de trigo que fornece nutrientes essenciais ao organismo e também é fonte de energia. Ele vem da África e é comum na culinária do Oriente Médio. Aqui no brasil, o cuscuz é um prato tradicional no Nordeste.

Uma porção de 100 gramas de cuscuz de milho tem apenas 112 calorias, 0,6 gramas de gorduras totais, 25 gramas de carboidratos, 2 gramas de fibras e 2 gramas de proteínas.

A qualidade nutricional do prato pode piorar ou melhorar conforme os seus acompanhamentos. Carnes processadas e frituras são alguns dos acompanhamentos que aumentam o seu valor calórico e não fazem bem para a saúde.

Então, de forma resumida, pode-se dizer que o cuscuz engorda tanto quanto outros alimentos que são fonte de carboidratos, como a batata inglesa, batata doce, arroz, inhame e o pão francês, portanto a regra é não exagerar no seu consumo.

Entretanto existem algumas dicas para amenizar os efeitos do consumo de carboidratos e evitar variações bruscas nos níveis de glicose no sangue, que levam ao aumento da fome e acúmulo de gorduras no corpo.

Deve-se sempre procurar ingerir alimentos ricos em fibra e/ou proteínas junto dos carboidratos, porque esses nutrientes diminuem o índice glicêmico do alimento, que é a velocidade em que os carboidratos são absorvidos e convertidos em glicose no sangue.

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Veja a seguir os nutrientes contidos no cuscuz e os benefícios que ele pode trazer para a saúde e boa forma.

cuscuz

Boa fonte de proteínas

Esse alimento é uma boa fonte de proteína vegetal magra. Uma porção de 100 g de cuscuz cozido possui 2,16 gramas de proteína. A proteína é importante para a saúde da pele, músculos, órgãos e outros tecidos.

Fontes de proteína magra ajudam você a alcançar as necessidades diárias desse nutriente sem consumir gordura em excesso. Uma porção de cuscuz tem menos de 0,5 gramas de gordura, fazendo com que ele seja bem magro.

Fonte de fibras alimentares

É fonte de fibras, que ajudam no controle de peso, pois garantem uma sensação de saciedade. Também auxiliam o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo a prisão de ventre, e além disso ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Uma porção de 100 g de cuscuz contém 2,05 g de fibras.

Entretanto, para maiores benefícios, recomenda-se o consumo do cuscuz integral, que é mais rico em fibras. No entanto, na falta dele, uma boa opção é adicionar farelo de aveia, linhaça, farinha de linhaça ou sementes de chia, antes de levá-lo ao fogo.

Contém vitaminas essenciais

O cuscuz é rico em vitaminas do complexo B, que são muito importantes para o organismo, visto que ajudam a metabolizar energia, manter células vermelhas do sangue saudáveis e prevenir malformações fetais.

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Alimentos integrais geralmente oferecem mais nutrientes do que os grãos refinados, além de serem ricos em carboidratos complexos. O cuscuz pode ser encontrado tanto na forma refinada como na integral.

Contém minerais

Uma porção de cuscuz oferece 61% da necessidade diária de selênio, nutriente que tem um papel essencial na saúde reprodutiva, no bom funcionamento da tireoide, na síntese de proteínas e na prevenção dos danos causados por radicais livres, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Uma xícara de cuscuz também contém magnésio, cálcio, ferro, zinco, potássio, dentre outros minerais que são importantes para a saúde dos ossos, sangue, hormônios e cérebro, assim como na regulação do metabolismo e do açúcar no sangue.

Outras considerações nutricionais

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Como usar: aproveite os benefícios do cuscuz

refeição de cuscuz

Ele pode ser ingerido no café da manhã, na salada, sobremesa ou como acompanhamento de outros pratos. Aprenda como preparar receitas de cuscuz light, receitas de cuscuz de tapioca light, receitas de cuscuz vegano light e receitas de salada de cuscuz light.

Dicas

Não há como afirmar que o cuscuz engorda, no entanto existem outras opções e variedades de grãos que também fornecem nutrientes essenciais, como grão-de-bico, lentilha, feijão, arroz (de preferência, o integral), dentre outros. Cada um deles possui propriedades nutricionais específicas que são importantes para a saúde.

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Vídeo

Veja os vídeos da nossa nutricionista em que ela entra em detalhes para entender melhor se cuscuz engorda ou emagrece, além de algumas formas maravilhosas de comer cuscuz:

Tabela nutricional do cuscuz

Veja a seguir as informações nutricionais do cuscuz de milho, cozido, com sal:

ComponenteValor por 100 g
Energia112 kcal
Umidade71,1 g
Carboidrato total25,3 g
Proteína2,16 g
Lipídios0,68 g
Fibra alimentar2,05 g
ColesterolNA
Ácidos graxos saturados0,2 g
Ácidos graxos monoinsaturados0,2 g
Ácidos graxos poliinsaturados0,3 g
Ácidos graxos transNA
Cálcio1,54 g
Ferro0,17 g
Sódio247 g
Magnésio2,72 g
Fósforo23,2 g
Potássio10,9 g
Zinco0,2 g
Selênio1,18 g
Vitamina A (RE)9,22 g
Vitamina A (RAE)4,61 g
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,07 g
Vitamina B60,06 g
Equivalente de folato65,7 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais
  • Selenium, National Institute of Health (NIH)

Você já tinha ouvido falar que cuscuz engorda? Tem o costume de comer cuscuz com que frequência? Você o utiliza para substituir grãos como o arroz? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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100 comentários em “Cuscuz engorda ou emagrece?”

  1. Ola
    Estou a tentar fazer uma dieta baixa em carboidratos, então, consumo o cuscuz integral cozido com agua ao almoço e jantar em substituição do arroz, acompanhado com peixe cozido a vapor ou carne magra e salada de alface e tomate ou legumes ( abóbora, gurgete…) . Não sei se estou a fazer bem? Já agora gostaria de mais ideias para substituir o arroz

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  2. Hum li o artigo e gosto muito de cuscuz.
    Gostaria de saber se o cuscuz conzinhado no microoondas perde seus beneficios ou não qual o melhor no fogo ou no micro
    ondas

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  3. O cuscuz por conter omega 6 ele acaba sendo um vilao na luta contra a espinha? Estou nessa luta contra a espinha e queria saber se posso comer tranquilhamente.

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  4. Meu nome e Eliete Boa tarde
    tenho colocado cuscus no meu cafe almoço e jantar
    tenho trocado o arroz pelo cuscus .so que meu cuscus e simples com aqua e no vapor e tomo com café.
    e no almoço como uns 3 ovos cozidos com feijao e cuscus ,estou agindo errado ?
    isso pode me engordar ?

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  5. Olá ,bom dia o cuscuz no café da manhã com ovos fritos, janta cuscuz com manteiga ,ou carne de panela (não são todos as noites). Delícia não fico sem, não como arroz branco só integral .

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  6. Eu faço no vapor, com pedaços de queijo da roça fresco, para o café da manhã .
    Meu esposo ama.

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  7. Eu acabei de comer cuscuz de caneca é simplis ,flocão temperado com sal rosa e açúcar mascavo e 2 ovos fritos no óleo de coco , pós treino ! Não como todos os dias ,mas amo!!!

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  8. eu como cuscuz todo dia depois da academia, seja com leite ou café, percebi um aumento na massa magra, estou fazendo certo?

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  9. Como cuscuz manhã, tarde e noite , sempre com ovo cozido ou frito . Não enghordo e nem emagreço, será q só cuscuz o dia todo Esta atrapalhando

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    • Tente comer apenas o ovo cozido e evitar o frito. Nunca se esqueça de praticar exercícios físicos também.

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