Cuscuz Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 10/07/2020

Fonte de proteínas, fonte de fibras e de vitaminas essenciais: veja se cuscuz engorda ou emagrece e aprenda como usar em receitas!

O cuscuz é uma massa feita de semolina – uma forma de trigo – que oferece nutrientes essenciais que ajudam a manter a saúde geral, ao mesmo tempo em que concede energia. O alimento é nativo da África e é comumente encontrado na culinária do Oriente Médio, além de ser tradicional entre os nordestinos.

Estima-se que uma porção de 100 gramas de cuscuz contenha 112 calorias; 0,2 gramas de gorduras totais; 23 gramas de carboidratos totais; 1,4 gramas de fibras e 3,8 gramas de proteínas. No entanto, a qualidade nutricional do prato pode piorar o melhorar conforme os seus acompanhamentos. Mas será que, sob alguma circunstância, comer cuscuz engorda, ou sempre emagrece?

Cuscuz engorda? Análise de nutrientes e benefícios

– Boa fonte de proteínas

Comer cuscuz te oferece uma boa fonte de proteína vegetal magra. Uma porção de 1 xícara de cuscuz cozido te oferece 6 gramas de proteína, o que equivale a 12% da sua necessidade diária do nutriente. Seu corpo depende de proteína alimentar para a saúde da pele, músculos, órgãos e outros tecidos.

Escolher fontes de proteína magra ajuda a garantir que você está alcançando suas necessidades diárias de proteína sem consumir excesso de gordura. Uma porção de cuscuz tem menos de 0,5 gramas de gordura, fazendo com que ele seja bem magro.

– Fibras

As fibras podem ajudar no controle de peso, porque elas absorvem água e incham no seu trato digestivo, fazendo com que você se sinta cheio. Elas também ajudam a manter os alimentos se movendo no seu corpo, prevenindo prisão de ventre. Seus níveis de colesterol podem se beneficiar das fibras porque elas se ligam ao colesterol no trato digestivo e o removem do seu corpo.

Uma porção de uma xícara de cuscuz te oferece 2 gramas de fibra alimentar, enquanto a mesma porção de arroz integral contém quatro gramas de fibras. Isso ocorre porque o cuscuz é feito de grãos refinados e o arroz integral é um grão integral. Grãos integrais contêm mais fibras porque eles ainda contêm todas as partes do grão, o que não ocorre com os refinados.

– Vitaminas essenciais

Alimentos integrais geralmente oferecem mais vitaminas, minerais e fibras do que grãos refinados. O cuscuz é um alimento integral e uma boa fonte de vitaminas B necessárias para sua saúde. Especificamente, o cuscuz oferece tiamina, niacina, riboflavina, B6, ácido fólico e ácido pantotênico. Esses nutrientes ajudam a metabolizar energia, manter células vermelhas do sangue saudáveis, prevenir certas má formações fetais e mantêm sua pele, sangue, cérebro, sistema nervoso, coração e sistema imune funcionando bem.

– Minerais

Uma porção de cuscuz oferece 61% da necessidade diária de selênio. O selênio tem um papel essencial na saúde reprodutiva, metabolismo de hormônios da tireoide, síntese de proteínas e prevenção de danos causados por radicais livres, de acordo com o Escritório de Suplementos Alimentares.

Uma xícara de cuscuz também contém 7% da quantidade recomendada de manganês. Enquanto apenas uma pequena quantidade de manganês é necessária diariamente, ele tem um papel na manutenção da saúde dos ossos, sangue, hormônios, nervos e cérebro, assim como na regulação do metabolismo e do açúcar no sangue.

– Outras considerações nutricionais

O cuscuz tem menos calorias, com 180 comparado a 220 do arroz integral, e um pouco mais de proteínas, com 6 gramas ao invés das 5 gramas do arroz integral. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, vitamina B6, fósforo, tiamina, niacina, zinco e ferro, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Como usar: aproveite os benefícios do cuscuz!

Ele pode ser comido no café da manhã, como acompanhamento, na salada ou sobremesa. Aprenda como preparar receitas de cuscuz light, receitas de cuscuz de tapioca light, receitas de cuscuz veganos light e receitas de salada de cuscuz light.

Considerações

Se você prefere cuscuz ao arroz integral, experimente o cuscuz integral. Ele tem mais fibras que o cuscuz normal e cozinha no mesmo tempo que o normal. Entretanto, ele pode ser difícil de achar, já que muitas lojas não o possuem. Se você normalmente escolhe cuscuz ao invés de arroz integral devido ao menor tempo de cozimento, você pode cozinhar o arroz integral antes para economizar tempo à noite.

Não há como afirmar que o cuscuz engorda, no entanto existem outras opções e variedades de grãos que também nos fornecem nutrientes essenciais. O cuscuz pode ser parte de uma dieta saudável, mas não deve tomar o lugar de grãos integrais. Incluir uma variedade de grãos irá ajudar a garantir que você está consumindo todos esses nutrientes essenciais.

Veja o vídeo da nossa nutricionista que entra em detalhes para entender melhor se cuscuz engorda ou emagrece:

E ai, gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que cuscuz engorda? Tem o costume de comer cuscuz com que frequência? Você o utiliza para substituir grãos como o arroz? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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99 comentários em “Cuscuz Engorda ou Emagrece?”

  1. Ola
    Estou a tentar fazer uma dieta baixa em carboidratos, então, consumo o cuscuz integral cozido com agua ao almoço e jantar em substituição do arroz, acompanhado com peixe cozido a vapor ou carne magra e salada de alface e tomate ou legumes ( abóbora, gurgete…) . Não sei se estou a fazer bem? Já agora gostaria de mais ideias para substituir o arroz

  2. Hum li o artigo e gosto muito de cuscuz.
    Gostaria de saber se o cuscuz conzinhado no microoondas perde seus beneficios ou não qual o melhor no fogo ou no micro
    ondas

  3. O cuscuz por conter omega 6 ele acaba sendo um vilao na luta contra a espinha? Estou nessa luta contra a espinha e queria saber se posso comer tranquilhamente.

  4. Meu nome e Eliete Boa tarde
    tenho colocado cuscus no meu cafe almoço e jantar
    tenho trocado o arroz pelo cuscus .so que meu cuscus e simples com aqua e no vapor e tomo com café.
    e no almoço como uns 3 ovos cozidos com feijao e cuscus ,estou agindo errado ?
    isso pode me engordar ?

  5. Olá ,bom dia o cuscuz no café da manhã com ovos fritos, janta cuscuz com manteiga ,ou carne de panela (não são todos as noites). Delícia não fico sem, não como arroz branco só integral .

  6. Eu faço no vapor, com pedaços de queijo da roça fresco, para o café da manhã .
    Meu esposo ama.

  7. Eu acabei de comer cuscuz de caneca é simplis ,flocão temperado com sal rosa e açúcar mascavo e 2 ovos fritos no óleo de coco , pós treino ! Não como todos os dias ,mas amo!!!

  8. eu como cuscuz todo dia depois da academia, seja com leite ou café, percebi um aumento na massa magra, estou fazendo certo?

  9. Como cuscuz manhã, tarde e noite , sempre com ovo cozido ou frito . Não enghordo e nem emagreço, será q só cuscuz o dia todo Esta atrapalhando

    • Tente comer apenas o ovo cozido e evitar o frito. Nunca se esqueça de praticar exercícios físicos também.